Revista Ave Maria

Artigos da revista › 10/03/2017

Dinâmica de grupo: Quaresma e Campanha da Fraternidade

Neste ano de 2017 a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) publicou o texto-base da Campanha da Fraternidade (CF), que tem como tema “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida” e lema “Cultivar e guardar a criação” (Gn 2,15). O grande objetivo é alertar para o cuidado da criação, de modo especial para os biomas brasileiros.

Há uma diversidade de biomas no Brasil e necessitamos cada vez mais criar relações respeitosas com a vida e a cultura dos povos que neles habitam, especialmente à luz do Evangelho de Jesus Cristo. A crise ecológica pede de cada cristão, sobretudo neste Tempo Quaresmal, uma profunda conversão interior.

A Campanha da Fraternidade 2017 deseja, antes de tudo, que o cristão seja um cultivador e guardador da obra criada por Deus. Uma atitude de admiração e reverência diante do mundo criado traz para o coração humano um relacionamento filial respeitoso. Da admiração cada um pode tornar-se cuidador da obra criada. Perceber nos biomas as pegadas do Criador é o grande desafio de uma ecologia de conversão.

“Além de abordar a realidade dos biomas brasileiros e as pessoas que neles moram, a Campanha deseja despertar as famílias, comunidades e pessoas de boa vontade para o cuidado e o cultivo da casa comum” (cf. texto-base). Para ajudar nas reflexões sobre a temática são propostos os tradicionais subsídios, sendo o texto-base o principal. Além deles, Vias-Sacras, encontros bíblicos e catequéticos, momentos de oração e reflexão trazem para os nossos dias o olhar do Crucificado-Ressuscitado sob esta perspectiva.

Dividido em quatro capítulos, sempre a partir do método ver, julgar e agir, o texto-base faz uma abordagem dos biomas existentes, suas características e contribuições das Igrejas diante dessa temática. Também traz reflexões sobre os biomas e os povos originários, sob a reflexão de São João Paulo II, Bento XVI e do Papa Francisco. Ao final, são apresentados os objetivos permanentes da Campanha, os temas anteriores e os gestos concretos previstos durante a Campanha 2017 para cada cristão, pois a fé sem obras é morta.

“Para colocar em evidência a beleza natural do país, identificando os seis biomas brasileiros, o Cartaz da CF 2017 mostra o mapa do Brasil, em imagens características de cada região. Compõem também o cenário, como personagens principais, os povos originários; os pescadores e o encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, acontecido há trezentos anos. Além da riqueza dos biomas, o cartaz quer expressar o alerta para os perigos da devastação em curso, além de despertar a atenção de toda a população para a criação de Deus.” (cf. texto-base)

Fica para nossas comunidades o inquietante desafio de, no período Quaresmal/Pascal, conseguir sempre mais ligar fé e vida. Não percamos, todavia, o foco e o motivo maior desta grande preparação da Páscoa: celebrar de fato o mistério redentor e salvador de Nosso Senhor Jesus Cristo. Tudo parte de uma conversão sincera e verdadeira, conseguida com jejum, esmola e oração, confirmada nos momentos penitenciais e vivida com júbilo no Sábado Santo e no Domingo da Páscoa.

Celebre, participe com sua comunidade deste grande retiro de quarenta dias que chamamos Quaresma!

DINÂMICA

  1. Procure informar-se em sua comunidade dos horários das Vias-Sacras e encontros bíblicos de reflexão. Participe deles.
  2. Imprima ou procure adquirir uma cópia do cartaz da CF e exponha em seu local de trabalho.
  3. Baixe algumas imagens da CF 2017 e partilhe em seu Facebook, Twitter, Instagram e demais mídias sociais. Seja um divulgador (a) da Campanha da Fraternidade!

Por Pe. Sergio Jeremias de Souza

Artigo captado da edição de março da Revista Ave Maria. Para ler os conteúdos na íntegra, clique aqui e assine.

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.