Revista Ave Maria

Artigos da revista › 01/07/2019

Sant’Ana e São Jaquim tiveram impacto na vida pública de Jesus?

Com certeza, Sant’Ana e São Joaquim impactaram a vida de Jesus, mas não de forma direta, pois os pais de Maria já eram idosos quando sua filha nasceu e certamente já estariam na eternidade quando Jesus nasceu. Todavia, no tempo em que Maria ficou com seus pais, ela pôde aprender muitas coisas deles e com eles e essa herança foi repassada a Jesus, haja vista que, ao longo de nossas vidas, todos os aprendizados que temos vão nos formando e agregando conhecimentos.

Maria recebeu em seu lar, enquanto ficou com seus pais, todo o tesouro das tradições do povo de Deus que passavam de uma geração para outra.

Foi no lar que aprendeu a dirigir-se a Deus com imensa piedade e conheceu as profecias relativas à chegada do Messias. Percebam a imensa graça que foi isso, pois São Joaquim e Sant’Ana tiveram grande participação no plano da salvação.

Eles foram abençoados pelo Senhor com o nascimento de Maria, pois, segundo uma antiga tradição, já eram de idade avançada quando receberam essa graça. São Joaquim teria morrido com a idade de 80 anos, quando Maria Santíssima era ainda menina de 12 anos. Hoje, pelos ensinamentos da Igreja, sabemos a respeito dos dogmas marianos, mas os pais de Maria não tiveram essas informações. Pela fé da Igreja, sabemos que Maria é imaculada, ou seja, nasceu sem nenhuma mancha de pecado. Veja que grande graça para Ana gerar em seu ventre aquela que seria a mãe do Salvador!

Podemos imaginar as graças que esses pais receberam de Maria Santíssima ao mesmo tempo em que cumpriam o seu dever de educadores. Pais e filha estavam unidos não apenas por laços familiares, mas também pela comum expectativa do cumprimento das promessas, pelo conhecimento das Escrituras, pela recitação dos Salmos e pela confiança nas promessas de Deus, que, mesmo sem saber, já se cumpriam em suas vidas. Segundo a tradição, a menina Maria foi levada, já aos 3 anos de idade, para o templo de Jerusalém, onde foi educada, ficando lá até quando foi recebida em noivado por São José e por ele foi cuidada.

Assim, podemos considerar que a vida de Jesus também foi impactada pelos seus avós, ainda que não tenha convivido com eles. Por meio de Maria, Ele recebeu os ensinamentos que Maria aprendeu de seus pais.

Diante de tudo isso, não podemos nos esquecer de que nessa data celebramos também o Dia dos Avós. Não percamos a perspectiva de que uma pessoa idosa relembra a todos, e de maneira especial aos jovens, que a vida na terra é um momento, com início e fim. Todavia, ela não está limitada ao tempo que vivemos aqui, pois, enquanto estamos neste mundo, preparamo-nos para a eternidade.

Valdeci Toledo

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.