Leucemia, uma das doenças que mais matam

A leucemia é um tipo de câncer que afeta as células sanguíneas da medula óssea, principalmente os glóbulos brancos, e geralmente tem origem desconhecida. A medula óssea, que ocupa o centro dos ossos, é responsável pela produção de células sanguíneas, como glóbulos brancos (leucócitos), glóbulos vermelhos (hemácias) e plaquetas.

Na leucemia, uma célula sanguínea imatura sofre uma mutação genética, tornando-se cancerosa. Essas células anormais não desempenham suas funções corretamente, multiplicam-se mais rapidamente e têm uma vida útil maior que as células normais. Com o tempo, as células saudáveis da medula óssea são substituídas por células cancerosas.

As leucemias são classificadas de acordo com a velocidade de crescimento (agudas ou crônicas) e pelo tipo de célula afetada (linfoides ou mieloides).

Principais tipos de leucemia:

  • Leucemia linfoide aguda (LLA): comumente diagnosticada em crianças, apresenta um desenvolvimento rápido;
  • Leucemia linfoide crônica (LLC): afeta principalmente adultos com mais de 50 anos e tem crescimento lento. É rara em crianças;
  • Leucemia mieloide aguda (LMA): o tipo mais comum em adultos, com progressão rápida. Rara em crianças, a medula óssea produz muitas células anormais que se espalham pelo corpo;
  • Leucemia mieloide crônica (LMC): caracteriza-se pela produção excessiva de glóbulos brancos e tem uma evolução lenta, afetando principalmente idosos.
Facebook
WhatsApp
Email
Imprimir
LinkedIn