No coração de Maria encontramos a sabedoria

“Não abandones a sabedoria, ela te guardará;

ama-a, ela te protegerá.” (Provérbios 4,6)

 

Do Coração Imaculado de Maria aprendemos a sabedoria de bem viver, aprendemos que não podemos viver o hoje querendo saber do amanhã. Ainda pior é quando vivemos fantasiando o futuro e nos esquecemos de que a vida acontece agora. Nunca poderemos transformar o hoje se nossa cabeça e coração protocolam ao futuro situações urgentes e necessárias no tempo real.

Quando sonhamos com o futuro, com aquilo a que aspiramos e transformamos isso em meta de vida, corremos o risco de viver frustrados. Mesmo que cheguemos lá, se não tivermos um objetivo maior, a felicidade não caminha junto com a meta.

Maria deposita o futuro nas mãos do Pai, que a escolheu e amou, trabalha o hoje, sonha em conformidade com a vontade de Deus e Ele mesmo vai conduzindo a história, com cada coisa, fato, acontecimento no tempo certo.

Sua mãe guardava todas estas coisas no seu coração” (Lc 2,51b). Maria nos ensina que não temos domínio sobre nossa história. Não nascemos quando queremos, nem sempre vivemos da forma como gostaríamos, não morremos quando achamos que chegou a hora, tudo é mistério, tudo é graça de Deus.

Guardar os fatos no coração é atitude de sabedoria. Quando somos sensíveis sabemos colher tesouros no deserto. O instruído nas coisas do Reino de Deus “É comparável a um pai de família que tira de seu tesouro coisas novas e velhas” (Mt 13,52).

Maria sabe guardar a Palavra no coração, pois, com toda a certeza ela já vivenciava em sua fé o ensinamento posterior de Jesus: “Não vos preocupeis, pois, com o dia de amanhã: o dia de amanhã terá as suas preocupações próprias. A cada dia basta o seu cuidado” (Mt 6,34).

 

 

Seja Deus a nossa força!

Pe. Luís Erlin, cmf

COMPARTILHE:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on print