CONSELHOS DO PAPA PARA UMA VIDA FELIZ

CAMINHANDO PARA A PÁSCOA

Ainda vivemos a Quaresma e caminhamos rumo à Páscoa do Senhor. A Páscoa é a ressurreição de Jesus, sua vitória sobre o pecado e a morte e, diante disso, não podemos viver mais como vivíamos antes, tristes e de cabeça baixa. Tendo isso em conta, o Papa nos dá alguns conselhos para bem vivermos a felicidade em nossas vidas. Os conselhos vêm a seguir.

1- VIVER E DEIXAR VIVER, PRIMEIRO PASSO PARA A FELICIDADE

O Papa conta que os romanos têm um ditado e podemos levá-lo em consideração para explicar: “Vá em frente e deixe as pessoas irem junto”. Viva e deixe viver. Ganhamos vida com a vida de Cristo, Ele nos estende a mão e nos chama da escuridão para a luz. A vida é dom, é graça.

2- DOAR-SE AOS OUTROS E NÃO DEIXAR O CORAÇÃO ADORMECER

“Se alguém fica estagnado, corre o risco de ser egoísta. E água parada é a primeira a ser corrompida”, diz o Papa. Ou seja, precisamos exercer nosso chamado de ser sal da Terra e luz do mundo.

3- MOVER-SE COM HUMILDADE E BENEVOLÊNCIA ENTRE AS PESSOAS E SITUAÇÕES

O Papa usa o termo “remansadamente” de um clássico de literatura: “No [romance] Dom segundo sombra há uma coisa muito linda, de alguém que relê a sua vida. Diz que enquanto jovem era uma corrente rochosa que levava à frente. Quando adulto era um rio que andava para a frente. E na velhice se sentia em movimento, mas remansado”. O Santo Padre utiliza a imagem do poeta para se apropriar desse termo (remansado). Destaca a capacidade de se mover com benevolência e humildade, o remanso da vida. Convida-nos a viver dessa forma, pedindo a graça dessas virtudes para viver bem.

4- PRESERVAR O TEMPO LIVRE COM UMA SADIA CULTURA DO ÓCIO

O consumismo nos levou a perder a cultura do ócio e, por isso, deixamos de desfrutar de uma boa leitura, da arte, das brincadeiras com as crianças. O Papa confessou que em Buenos Aires, quando via uma mãe, perguntava quantos filhos ela tinha. Dizia que brincar com as crianças é a chave, uma cultura sã. Isso é difícil, os pais vão trabalhar e voltam às vezes quando os filhos dormem. 

5- DOMINGO, DIA DA FAMÍLIA!

Certa vez, conta o Papa que se reuniu com alguns jovens trabalhadores num domingo para tratar de trabalhos e eles reclamaram que “domingo é dia da família”, isso o comoveu. Sendo assim, domingo é dia de aproveitar a família.

6- AJUDAR OS JOVENS A CONSEGUIR EMPREGOS DE FORMA CRIATIVA

Temos que ser criativos com esse desafio, diz o Papa. Se faltam oportunidades aos jovens, eles vão para as drogas. O índice de suicídio de jovens que não têm trabalho é elevado. Não basta dar-lhes de comer, há que inventar cursos de um ano de canalizador, eletricista, costureiro. A dignidade leva o pão para a casa, afirma.

7- CUIDAR E AMAR A CRIAÇÃO

A natureza é criação e precisamos cuidar dela, enxergar o Criador na criação. Esse é um grande desafio, afirma o Papa.

8- ESQUECER-SE RAPIDAMENTE DO NEGATIVO QUE AFETA A VIDA

A necessidade de falar mal de alguém indica baixa autoestima, diz o Papa. É como dizer “Sinto-me tão baixo que preciso subir, rebaixando o outro”. Precisamos, segundo Francisco, esquecermo-nos do negativo que nos circunda e focar o que é bom e vem de Deus.

9- RESPEITAR OS PENSAMENTOS DOS OUTROS

Podemos inquietar o outro com o testemunho para que progrida                com a comunicação. Para o Papa, o proselitismo religioso paralisa. “Eu converso contigo para te convencer. Com isso, cada um dialoga sobre sua identidade, sem interesse em convencer. A Igreja cresce por atração e não por proselitismo”, afirma.

10- BUSCAR A PAZ É UM COMPROMISSO

Vivemos em um mundo cheio de guerras e divisões. Aquele que se compromete com a paz, para o Pontífice, encontra o sentido da vida e da fé.

INTENÇÕES DO PAPA PARA O MÊS DE MARÇO

Pelas vítimas de abusos

Rezemos por quantos sofrem por causa do mal cometido por parte de membros da comunidade eclesial: para que encontrem na própria Igreja uma resposta concreta às suas dores e aos seus sofrimentos.

Facebook
WhatsApp
Email
Imprimir
LinkedIn