Catequese com a Pessoa Idosa: Caminho de Sabedoria, Memória e Fé. A catequese com a pessoa idosa é um serviço precioso dentro da missão evangelizadora da Igreja. Os idosos carregam uma riqueza espiritual, humana e histórica que precisa ser acolhida, iluminada e integrada na vida da comunidade cristã. A Igreja reconhece que o idoso não é apenas destinatário da evangelização, mas protagonista ativo da transmissão da fé.
A Sagrada Escritura nos apresenta a pessoa idosa como fonte de sabedoria:
- Lv 19,32 – “Levantar-te-ás diante das cãs e honrarás a pessoa do velho; e temerás o Senhor teu Deus.”
- Sl 92,15 – “Na velhice ainda darão frutos, serão cheios de seiva e verdejantes.”
- Pr 16,31 – “A coroa de honra são os cabelos brancos, quando ela se encontra no caminho da justiça.”
- Eclo 25,6 – “Para o idoso, são a honra e o respeito.”
Essas passagens da Sagrada Escritura nos mostram que o idoso é visto como memória viva de Deus, testemunha de perseverança e pilar da comunidade.
Nosso amado Papa Francisco, em diversas audiências, afirma que os idosos são fundamentais para transmitir a fé: “Os avós são o elo entre as gerações, transmitindo aos jovens a experiência de vida e de fé.” (Papa Francisco, em audiência, sexta-feira, 31 de 2020). Em outra de suas audiências, afirma: “Uma sociedade que descarta os idosos carrega consigo o vírus da morte.” (Catequese do Papa Francisco, quarta-feira, 4 de mar. de 2015, na Audiência Geral na Praça São Pedro).
A Igreja continua afirmando, conforme descreve o novo Diretório para a Catequese, publicado no ano de 2020: “As pessoas idosas são um patrimônio de memória e, muitas vezes, guardiãs de valores de uma sociedade. As escolhas sociais e políticas que não reconhecem a sua dignidade de pessoas vão contra a própria sociedade. A Igreja não pode e não quer conformar-se com uma mentalidade de intolerância, e muito menos de indiferença e de desprezo, em relação à velhice”. (n. 266)
A partir do número 266 até o número 268, o novo Diretório afirma que a catequese com idosos deve ser:
- valorizar sua experiência de vida,
- oferecer espaço de escuta e diálogo,
- nutrir espiritualidade de esperança e consolação,
- integrá-los à missão evangelizadora da comunidade.
Os autores Padre Eduardo Calandro e Jordélio Siles, na obra Psicopedagogia Catequética Conforme as Idades, explicam: “Conforme vamos envelhecendo, nossos sentimentos começam a mudar de forma positiva ou negativa. Idosos que olham sua vida passada e avaliam positivamente o que fizeram são, para Erickson, indivíduos com integridade e, assim, podem descansar com a percepção de que alcançaram o ápice. Já os que lamentam o passado e as decisões de sua vida o fazem com desespero, que são sentimentos de arrependimentos das más escolhas e percebem que as oportunidades para fazer reparos são mínimas.” (Psicopedagogia Catequética: Reflexões e Vivências para a Catequese Conforme as Idades. Vol. 4 – Pessoa Idosa, p. 50-51)
Para nós, catequistas, é necessário um itinerário catequético que contribua com o crescimento espiritual dos idosos, assim como sua compreensão da própria vida a partir de Christus. Temas essenciais para trabalhar na catequese com idosos:
- a espiritualidade da confiança e esperança,
- a reconciliação com a vida e com a história,
- o valor do sofrimento e da fragilidade,
- Maria, companheira da velhice,
- a vocação do idoso na Igreja.
Por fim, apresentamos algumas formas práticas de catequese com a pessoa idosa: catequese narrativa, leitura orante adaptada, grupos de convivência e espiritualidade, catequese intergeracional (união entre crianças/jovens e idosos), rezar o terço juntos, contação de histórias, partilha de testemunhos e visitas pastorais. A catequese com idosos é um verdadeiro tesouro espiritual para a Igreja. Eles não são apenas aprendizes, são mestres, testemunhas vivas da fidelidade de Deus, pilares da memória e faróis de esperança para as novas gerações.
*Jeciandro Pessoa é autor do livro Como pensar a catequese a partir da família. Atualmente, trabalha com formação de catequistas pelo projeto Pensar Catequese