A porta aberta da fé onde um abraço faz a diferença na Pastoral da Acolhida

Iniciativas e mobilização que transformam vidas com acolhimento e afeto

Por trás de cada sorriso, de cada abraço ou gesto de carinho na porta da Igreja Nossa Senhora da Glória, em Juiz de Fora, Minas Gerais, está um trabalho silencioso, porém fundamental: o da Pastoral da Acolhida. Quem faz parte desta história é Mônica Ferreira Rodrigues Gomes, coordenadora dedicada do grupo, que há anos transforma a experiência de quem chega à igreja.

O caminho de Mônica na vida pastoral começou movido por uma preocupação maternal. “Quando meu filho tinha cerca de seis anos, voltei para a Igreja da Glória pensando sobretudo no desenvolvimento dele”, relembra. A partir desse retorno, ela ingressou no grupo Crianças de Fé, trabalhando com os pequenos e, mais do que ensinar, descobriu-se aprendendo. Pouco tempo depois, recebeu o convite para ajudar a estruturar a Pastoral da Acolhida, onde permanece até hoje, agora como coordenadora. Hoje, o filho Igor tem 33 anos, e Mônica concilia a vivência na Pastoral com o trabalho como gerente de empresa.

Para Mônica, o papel da pastoral vai muito além de recepcionar. É, segundo ela, um verdadeiro exercício de amor ao próximo. “A gente recebe muito mais do que oferece”, afirma. “Muitas pessoas que hoje fazem parte da Acolhida chegaram precisando ser acolhidas. E, com pouquíssimo tempo, começam a se entregar de uma forma muito bonita”, observa.

Ela costuma comparar o trabalho da acolhida ao ato de receber amigos na própria casa. “É como receber e recepcionar seus convidados em uma festa. Estamos na porta recebendo todos e representando o olhar de Jesus, esse cuidar, esse acolher, de acordo com o modelo que Ele nos deixou. Isso é muito especial. Não tem nem como descrever esse sentimento”.

Localizada no centro da cidade de Juiz de Fora, a Igreja da Glória acaba de completar 100 anos de existência e é a primeira comunidade redentorista do Brasil. “Acolhemos não só os fiéis que frequentam as missas, mas também pessoas em situação de rua, idosos, famílias com dificuldades, gente que precisa, muitas vezes, só de um olhar, de atenção, ou apenas de alguém disposto a ouvir”, explica. E, quando é necessário, o trabalho vai além: a Pastoral recebe pessoas vindas do Ambulatório Nossa Senhora da Glória, parceiro da paróquia. “Recebemos essas pessoas, acolhemos e encaminhamos. Tentamos orientar e ajudá-los da melhor forma possível”, explica.

A rotina da equipe é intensa. São cerca de 50 membros, muitos deles formados por famílias inteiras que se dedicam a servir juntos. A Acolhida está presente em todas as missas e eventos e na divulgação de informações e notícias relacionadas à paróquia no grupo de WhatsApp. “A gente chega mais cedo, faz nossa oração e vai para as portas. Ao final das missas, especialmente nas de Sétimo Dia ou Bodas, levamos também nossa solidariedade ou felicitações aos presentes”, relata Mônica.

Um dos momentos mais significativos para a Pastoral da Acolhida aconteceu durante a pandemia de Covid-19, que marcou o trabalho do grupo. “Foi um trabalho emocionante. Nos comunicávamos apenas com o olhar. Estávamos na linha de frente, cercados de cuidados, mas firmes, acolhendo quem chegava. Foi algo que nos uniu ainda mais”, lembra.

Além do serviço cotidiano, a Pastoral também se dedica a promover iniciativas de resgate e renovação. Através do projeto CresSer, atualmente em desenvolvimento na paróquia, com a supervisão do pároco, Pe. Carlos Viol, C.Ss.R., visa à formação de novos servos, dispostos a crescer na fé, no amor e no compromisso com o Evangelho. A Acolhida se faz presente ao longo de todo o processo até a escolha da pastoral em que o novo agente deseja atuar. “Acompanhamos esse movimento e, ao fim desse projeto, ajudamos a direcionar as pessoas e monitoramos para ver se essas pessoas de fato estão sendo acolhidas. Nosso compromisso não é só apresentar, mas garantir que essas pessoas estejam sendo verdadeiramente acolhidas e se sintam parte desse serviço. Queremos que elas cresçam e se desenvolvam dentro da Igreja”, detalha.

Ao falar da Pastoral, Mônica se emociona ao lembrar da missão e da troca de oportunidades para quem acolhe também. “No fim da história, quem mais ganha e recebe mais somos nós. A possibilidade de sermos pessoas melhores faz toda a diferença no acolhimento. Então, a cada domingo, a cada celebração, encontro, a gente sente verdadeiramente essa oportunidade que Jesus nos dá de olhar e de se perceber como uma pessoa que pode fazer a diferença na vida do outro”, celebra.

Já na Paróquia São Joaquim e Sant’Ana, em Santos Dumont, também em Minas Gerais, um grupo de pessoas transforma cada missa e evento em uma verdadeira experiência de acolhimento. É a Pastoral da Acolhida, cuja missão vai muito além de um simples “bom dia” na porta da igreja. Flávia Regina dos Reis Serafim, colaboradora há 10 anos, conta sobre o trabalho desenvolvido: “A Pastoral da Acolhida é a porta de entrada da paróquia. Nossa função principal é criar um ambiente acolhedor, onde todos se sintam bem-vindos, ouvidos e valorizados”, explica.

Flávia não esconde o carinho especial que tem por essa ‘missão’. Ao longo de sua trajetória, chegou a assumir a coordenação da pastoral a convite do pároco da igreja. Ela já participou de outras pastorais, mas afirma que essa tem um lugar único em seu coração. “A da Acolhida é especial. A gente dá carinho e recebe amor o tempo inteiro”, resume.

O trabalho da pastoral é constante. Presente em todas as missas e eventos da paróquia, a equipe tem um olhar atento para as necessidades de cada fiel. Idosos, gestantes e pessoas com deficiência recebem atenção especial. “Nossa prioridade é acolher com carinho e orientar para que todos se sintam em casa. Também buscamos apoiar aqueles que estão passando por dificuldades”, reforça.

Mas o que realmente marca a atuação da Pastoral da Acolhida é a troca afetiva que acontece na porta da igreja. Flávia ressalta que, independentemente da ajuda material, um simples abraço pode fazer toda a diferença. “É muito gratificante. Tem pessoas que chegam precisando de um abraço, e muitas vezes esse abraço acalma. É uma troca de emoção”, define.

A pastoral também se destaca por sua inclusão e espírito de equipe. “Trabalhamos com todos que manifestam o desejo de nos ajudar. Atuamos juntos com a Liturgia e estamos presentes em todas as missas e eventos”, afirma Flávia, reforçando que a união é um dos pilares do grupo. Para quem pensa que o acolhimento se resume a uma recepção calorosa, ela faz questão de esclarecer. “A Pastoral da Acolhida é muito mais que um grupo de pessoas. É uma pastoral que busca criar laços de amizade que transcendem a mera cordialidade”.

Assim, a cada encontro, a Pastoral da Acolhida transforma a igreja em um espaço de fé, cuidado e afeto, mostrando que um sorriso, uma palavra amiga e um abraço podem ser instrumentos poderosos de evangelização. “É fazer com que cada pessoa que entre no templo sinta-se verdadeiramente vista, ouvida e valorizada”, explica.

Com a missão de “Acolhei-vos uns aos outros, como Cristo nos acolheu para a glória do Pai” (Rm 15,7), os agentes da Pastoral são os primeiros a receber e perceber os desejos e necessidades do povo de Deus. São essas pessoas que devem exercer o papel de Mãe acolhedora e receber da melhor forma possível aqueles que chegam à Igreja.

Outras iniciativas que transcendem os limites físicos das paróquias devem ser celebradas. Afinal, muitas vezes, o ato de acolher deve ser feito também de maneira mais ativa, quando o agente vai até a pessoa que necessita de ajuda com doação e disponibilidade. Assim como acontece com o trabalho desenvolvido na Diaconia da Esperança da Arquidiocese de Juiz de Fora, que tem à frente o diácono Alvaro Shwenck Spíndula, no movimento que propõe uma ação sinodal aos enlutados. “Ser presença orante e solidária da Igreja no momento da morte, ajudando especialmente a familiares e amigos a se fortalecerem na fé nesta hora de dor e despedida”.

Uma equipe de cerca de 10 pessoas, composta por padres, diáconos permanentes e ministros — por homens e mulheres — atua nas celebrações de exéquias nos cemitérios e, depois, caso seja o desejo da família enlutada, realiza a celebração da Esperança em domicílio. Até outubro de 2024, foram mais de 1.300 celebrações das exéquias. E assim o Acolhimento se faz presente de diferentes formas. É um gesto concreto de amor, um compromisso com o Evangelho e uma missão que se renova a cada encontro.

Facebook
WhatsApp
Email
Imprimir
LinkedIn
Privacidade e Termos de Uso

A sua privacidade é importante para nós. É política do respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no site , e outros sites que possuímos e operamos.

Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemo-lo por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Também informamos por que estamos coletando e como será usado.

Apenas retemos as informações coletadas pelo tempo necessário para fornecer o serviço solicitado. Quando armazenamos dados, protegemos dentro de meios comercialmente aceitáveis ​​para evitar perdas e roubos, bem como acesso, divulgação, cópia, uso ou modificação não autorizados.

Não compartilhamos informações de identificação pessoal publicamente ou com terceiros, exceto quando exigido por lei.

O nosso site pode ter links para sites externos que não são operados por nós. Esteja ciente de que não temos controle sobre o conteúdo e práticas desses sites e não podemos aceitar responsabilidade por suas respectivas políticas de privacidade.

Você é livre para recusar a nossa solicitação de informações pessoais, entendendo que talvez não possamos fornecer alguns dos serviços desejados.

O uso continuado de nosso site será considerado como aceitação de nossas práticas em torno de privacidade e informações pessoais. Se você tiver alguma dúvida sobre como lidamos com dados do usuário e informações pessoais, entre em contacto connosco.

 

Compromisso do Usuário

O usuário se compromete a fazer uso adequado dos conteúdos e da informação que o oferece no site e com caráter enunciativo, mas não limitativo:

A) Não se envolver em atividades que sejam ilegais ou contrárias à boa fé a à ordem pública;

B) Não difundir propaganda ou conteúdo de natureza racista, xenofóbica, ou sobre cassinos, apostas desportivas (ex.: ), jogos de sorte e azar, qualquer tipo de pornografia ilegal, de apologia ao terrorismo ou contra os direitos humanos;

C) Não causar danos aos sistemas físicos (hardwares) e lógicos (softwares) do , de seus fornecedores ou terceiros, para introduzir ou disseminar vírus informáticos ou quaisquer outros sistemas de hardware ou software que sejam capazes de causar danos anteriormente mencionados.

Mais informações

Esperemos que esteja esclarecido e, como mencionado anteriormente, se houver algo que você não tem certeza se precisa ou não, geralmente é mais seguro deixar os cookies ativados, caso interaja com um dos recursos que você usa em nosso site.

Esta política é efetiva a partir de Janeiro de 2014.

 

1. Termos

Ao acessar ao site , concorda em cumprir estes termos de serviço, todas as leis e regulamentos aplicáveis ​​e concorda que é responsável pelo cumprimento de todas as leis locais aplicáveis. Se você não concordar com algum desses termos, está proibido de usar ou acessar este site. Os materiais contidos neste site são protegidos pelas leis de direitos autorais e marcas comerciais aplicáveis.

2. Uso de Licença

É concedida permissão para baixar temporariamente uma cópia dos materiais (informações ou software) no site , apenas para visualização transitória pessoal e não comercial. Esta é a concessão de uma licença, não uma transferência de título e, sob esta licença, você não pode:

  1. modificar ou copiar os materiais;
  2. usar os materiais para qualquer finalidade comercial ou para exibição pública (comercial ou não comercial);
  3. tentar descompilar ou fazer engenharia reversa de qualquer software contido no site ;
  4. remover quaisquer direitos autorais ou outras notações de propriedade dos materiais; ou
  5. transferir os materiais para outra pessoa ou 'espelhe' os materiais em qualquer outro servidor.

Esta licença será automaticamente rescindida se você violar alguma dessas restrições e poderá ser rescindida por a qualquer momento. Ao encerrar a visualização desses materiais ou após o término desta licença, você deve apagar todos os materiais baixados em sua posse, seja em formato eletrónico ou impresso.

3. Isenção de responsabilidade

  1. Os materiais no site da são fornecidos 'como estão'. não oferece garantias, expressas ou implícitas, e, por este meio, isenta e nega todas as outras garantias, incluindo, sem limitação, garantias implícitas ou condições de comercialização, adequação a um fim específico ou não violação de propriedade intelectual ou outra violação de direitos.
  2. Além disso, o não garante ou faz qualquer representação relativa à precisão, aos resultados prováveis ​​ou à confiabilidade do uso dos materiais em seu site ou de outra forma relacionado a esses materiais ou em sites vinculados a este site.

4. Limitações

Em nenhum caso o ou seus fornecedores serão responsáveis ​​por quaisquer danos (incluindo, sem limitação, danos por perda de dados ou lucro ou devido a interrupção dos negócios) decorrentes do uso ou da incapacidade de usar os materiais em , mesmo que ou um representante autorizado da tenha sido notificado oralmente ou por escrito da possibilidade de tais danos. Como algumas jurisdições não permitem limitações em garantias implícitas, ou limitações de responsabilidade por danos conseqüentes ou incidentais, essas limitações podem não se aplicar a você.

5. Precisão dos materiais

Os materiais exibidos no site da podem incluir erros técnicos, tipográficos ou fotográficos. não garante que qualquer material em seu site seja preciso, completo ou atual. pode fazer alterações nos materiais contidos em seu site a qualquer momento, sem aviso prévio. No entanto, não se compromete a atualizar os materiais.

6. Links

O não analisou todos os sites vinculados ao seu site e não é responsável pelo conteúdo de nenhum site vinculado. A inclusão de qualquer link não implica endosso por do site. O uso de qualquer site vinculado é por conta e risco do usuário.

 

Modificações

O pode revisar estes termos de serviço do site a qualquer momento, sem aviso prévio. Ao usar este site, você concorda em ficar vinculado à versão atual desses termos de serviço.

Lei aplicável

Estes termos e condições são regidos e interpretados de acordo com as leis do e você se submete irrevogavelmente à jurisdição exclusiva dos tribunais naquele estado ou localidade.