CANTAR COM GRATIDÃO

Baixar Versão em PDF

Amor, palavra única na vida do cristão. Dela nasce a vida. É palavra que realiza o mistério da encarnação. A cruz por amor. Ressuscitou por amor. O Espírito consolador e a Eucaristia: puro amor. Santa Teresa de Jesus diz: “Todas as vezes que pensamos em Jesus Cristo, lembremo-nos do amor com que nos cumulou de benefícios. O amor chama o amor”. O canto cristão é expressão viva e concreta de amor.

É o corpo que se coloca disposto à voz interior a qual se manifesta em sons ordenados, equilibrados, transmitindo a alegria do encontro entre o amor de Deus e o amor ao próximo. É estética que ilumina. Cristianismo é amor em transmissão. É movimento transcendente. Não há amor sem o próximo. São João Evangelista nos ensina: “Filhinhos, não amemos só com palavras e de boca, mas com ações e de verdade!”. É afinação absoluta ao amor de Jesus: amou a todos com sua vida! Quem não ama a liturgia com ações e de verdade não canta realmente o amor do coração de Jesus!

Quem canta entrega o corpo e todo seu ser ao canto. O Papa Bento XVI, músico também, escreveu em seu livro O espírito da música que “O louvor a Deus exige o canto”. O canto cristão é afinação da liberdade no diapasão do amor de Deus e a melodia de Deus reverbera em notas de amor ao próximo. Para cantar bem a liturgia é preciso despojar-se de si mesmo para dar lugar à caridade. 

Música requer grande conhecimento, muito estudo e muito treino. É um erro grave chamar os próprios impulsos psíquicos de “inspiração divina”.

A inspiração artística só ocorre em quem trabalha, exercita e sabe recomeçar todos os dias. Humildade. Não adianta dizer que ama sem apresentar frutos de amor. Amar a Deus e ao próximo é também fazer música bem-feita, coerente, durante as celebrações litúrgicas. Quem deseja fazer a vontade de Deus busca conhecimentos verdadeiros que podem levar a conhecer a vontade dele. “Permanecei em mim e eu permanecerei em vós. Como o ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira, assim também vós não podereis dar fruto, se não permanecerdes em mim. Eu sou a videira e vós os ramos. Aquele que permanece em mim, e eu nele, esse produz muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer”, diz Jesus segundo o Evangelho de São João 15,4-5. Ele não amou com palavras somente, amou pela cruz, pelo corpo, por todos. A cruz é canto de salvação. São Tomás de Aquino, em suas composições, realiza escola viva e fundamental ao louvor sublime diante da expressão máxima do amor que é a Eucaristia: Tantum ergo Sacramentum; Pange, lingua; Lauda Sion; Adoro Te devote; Verbum supernum entre tantos outros.

Estude! A humildade é a pauta onde a melodia de Jesus está escrita. É questão de entendimento. Quem canta, entende; quem entende, canta. Quem entende o amor, entende a eternidade. Nunca haverá nada de mais maravilhoso do que cantar as maravilhas do oração de Jesus no nosso coração!

“Como é bom agradecer ao Senhor e cantar Salmos de louvor ao Deus altíssimo!”(Sl 91).

Start typing and press Enter to search