Anualmente, a Editora Ave-Maria reúne sua equipe de vendas, externa e interna, com o intuito de refletir os resultados do ano anterior e apresentar as metas e estratégias para o ano que se inicia. Em 2023, a convenção aconteceu de 27 a 29 de janeiro, em Mairiporã (SP), e teve como tema “Entender o contexto, recordar o propósito, alinhar os objetivos e ativar a atitude”. Foi a retomada da convenção presencial, após dois anos por causa da pandemia causada pela covid-19.
Thiago Alves, gerente comercial, destacou que na convenção foi possível refletir os movimentos e adequações feitas nos últimos anos, discutir o cenário econômico, oferecer formação e alinhar o modelo de trabalho com a equipe de vendas externa e interna: “Nossa tarefa agora é acompanhar o trabalho da equipe a fim de analisar se o direcionamento e as metas estão sendo praticados, além de reforçar todos os meses os conceitos apresentados na convenção”.
Os gestores Valdeci Toledo (administrativo/financeiro) e Áliston Monte (editorial /marketing) apresentaram as novidades específicas de cada área.
Foram prestadas homenagens ao missionário claretiano Padre Américo Romito (1933-2023) e a Paulo Rosemberg (1950-2023), o Paulão, duas pessoas importantíssimas para a história da Editora Ave-Maria que com grande ardor missionário e amor ao Evangelho dedicaram, por meio de seu incansável trabalho, a maior parte de suas vidas à evangelização, levando o amor de Deus por meio da difusão da Bíblia Ave-Maria e das publicações da editora.
PERPETUANDO O SONHO DE CLARET
A Editora Ave-Maria é uma obra da Congregação dos Missionários Filhos do Imaculado Coração de Maria, fundada por Santo Antônio Maria Claret (1807-1870), e está ancorada no carisma de seu fundador, que é o desejo de evangelizar o mundo por todos os meios possíveis, sobretudo pela palavra escrita.
Os missionários claretianos se fizeram presentes na convenção anual da equipe comercial da Editora Ave-Maria, enaltecendo o trabalho dos colaboradores, que dão continuidade ao sonho de Claret.
Padre Marcos Aurélio Loro, superior provincial, ratificou o apoio institucional do governo provincial e da congregação como um todo ao trabalho da Editora Ave-Maria; recordou que a comunicação é um tema de destaque no Capítulo Geral, que norteia a missão dos missionários claretianos: “Olhar com muita atenção para a comunicação em todos os seus meios, pois é um grande instrumento de evangelização dos nossos dias”.
Padre Luis Erlin, diretor-presidente da Editora Ave-Maria, refletiu sobre o valor imensurável de transformar a vida das pessoas por meios das publicações da editora, independentemente do autor ou de quem vendeu e disse mais: “Agradeço imensamente o trabalho de vocês. Por mais que exista o fator comercial para que essa missão seja subsidiada e continue sendo levada à frente, e apesar de todas as dificuldades, o que nós estamos fazendo é transformar vidas”.
Diretor administrativo da editora, Padre Rodrigo Fiorini destacou que a convenção era o momento para “avaliar o caminhar, rever aquilo que precisa ser revisto; tomar novas forças e ter novas iniciativas”.
Mencionando Santo Antônio Maria Claret, Padre Pedro Divino de Vilas Boas, secretário provincial, disse que o santo recebeu uma graça especial e o Espírito Santo de Deus concedeu a todos os missionários claretianos a graça de comungar das mesmas inspirações do fundador: “Vocês também têm o desejo de fazer com que a boa palavra chegue às mãos das pessoas; é uma preocupação que devemos ter sempre. Que Claret continue inspirando vocês”.
Padre Wagner de Aragão Brito Sobrinho, ecônomo provincial, reforçou que onde os missionários claretianos do Brasil não conseguem chegar, os colaboradores da editora estão e completam o sonho de Claret. “Lembrem-se de que o sucesso é uma escolha e escolham ser bem-sucedidos a cada dia na Editora Ave-Maria, na família de vocês, no sonho e em tudo aquilo que querem construir. Sejam proativos, confiantes, que com certeza juntos alcançaremos o nosso grande objetivo, para que Jesus Cristo seja cada vez mais conhecido e amado”, concluiu.
EDITORA AVE-MARIA NO CATEQUISTAS BRASIL 2023
A Editora Ave-Maria apresentou diversas novidades no Catequistas Brasil, maior encontro de catequistas do país que congrega momentos de animação, louvor, formação e espiritualidade, realizado de 3 a 5 de fevereiro de 2023 no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida (SP).
Nos três dias de evento, centenas de catequistas participaram das palestras apresentadas pelos principais nomes da catequese no Brasil, nos espaços conduzidos pela editora, como a Estação Dinâmica Ave-Maria, os auditórios, além do palco principal no ginásio central do Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida.
Os participantes tiveram a oportunidade de visitar o estande da editora, repleto de obras para ajudar na formação dos catequistas. Dentre os lançamentos apresentados no evento, destacaram-se as novas capas da Bíblia Sagrada Ave-Maria: eis o Cordeiro de Deus e a capa Flores.
Ao todo, a Editora Ave-Maria levou ao Catequistas Brasil onze autores que fizeram 22 palestras sobre as suas obras, dentre elas os lançamentos Catequese e pedagogia da beleza, escrito por Ariél Machado e Clélia Peretti, e o livro Como pensar a catequese a partir da família, de autoria de Jeciandro Pessoa.
O evento também foi marcado por uma grande perda para a Editora Ave-Maria e para a Igreja: o falecimento da religiosa italiana Loredana Vigini, que se apresentaria em diversos momentos, inclusive no palco principal do Catequistas Brasil, para divulgar o método catequético criado por ela, o bibliodrama pastoral, ferramenta útil e eficaz para todos os catequistas que buscam facilitar o encontro entre os textos bíblicos e a vida de cada catequizando. Durante o evento foram prestadas homenagens à Irmã Loredana. A Editora Ave-Maria lamenta profundamente o ocorrido e roga a Deus para que a receba no seu infinito amor e conforte todos os amigos e familiares.