FINADOS E VIVÊNCIA DA FÉ: DICAS DE COMO VIVER ESSA CELEBRAÇÃO?

Baixar Versão em PDF

Após celebrarmos a Solenidade de Todos os Santos no dia 1º de novembro, celebramos Finados no dia seguinte. A Igreja crê que, morrendo, precisamos passar por um estado de purificação da alma para ir para junto de Deus. A questão é: como viver bem esse dia? Aqui vão algumas dicas:

  • Interioridade

Esse dia é dia de lembrança e interiorização, de oração. Tire alguns minutos do seu dia para trazer à memória questões sobre a morte e a ressurreição. Uma das únicas certezas que temos nesta vida é que iremos partir dela da mesma forma que viemos, sem nada. A Igreja nos convida a pensar nesse dia questões como: como tenho levado minha vida? E minha fé, tenho-a colocado em prática? Procuro ser uma pessoa melhor?

  • Lembrança

Trazer à memória aquelas pessoas que partiram desta vida, não só as que amamos, mas qualquer pessoa que já não se encontra entre nós. Pensar nelas não quer dizer que vamos ficar tristes ou coisas do tipo, mas agradecer, lembrar do amor que temos, ter misericórdia e, sobretudo, ter a certeza de que um dia encontraremos todos que partiram.

  • Vivência da fé

Precisamos viver nossa fé, afinal, é a Igreja que firma essa data convidando-nos a pensar que somos pó e ao pó voltaremos (cf. Gn 3,19). Pensar na morte é pensar na passagem, ou seja, na passagem desta vida para a vida eterna, portanto, é conveniente que façamos atos de piedade nesse dia, como ir à santa Missa, rezar o Santo Terço, visitar o cemitério e, se possível, o túmulo dos que partiram.

  • Sair de si

Falamos da importância de pensar como anda nossa vida, mas, é preciso também, pensar sempre no outro e, para isso, a Igreja pede que façamos o que ela chama de Obras de Misericórdia Corporal ou Espiritual. Dentre elas, ressaltamos a oração pelos falecidos, suplicando a Deus sua misericórdia. Também, em relação ao enterro dos falecidos, contribuir na limpeza dos túmulos dignificando seu descanso. Geralmente tendemos a esquecer os mortos e deixar os locais onde foram sepultados à própria sorte, por isso, a Igreja nos convida a essas obras que são benéficas tanto para o corpo, quanto para a alma!

  • Indulgências

A indulgência é a remissão, total ou parcial da pena temporal vivida por uma alma, ou seja, quando se eliminam as marcas que o pecado deixou na alma de quem o pratico. O purgatório é esse estado que purifica as almas antes da contemplação definitiva. A primeira semana de novembro é chamada pela Igreja de Semana das Almas (de 1º a 8 de novembro). Porém, como lucrar uma indulgência? Fazendo uma boa confissão, rezando pelo Santo Padre e suas intenções, indo até o cemitério e rezando pela alma dessa pessoa. Diante de tudo isso, destaca-se a participação da Santa Missa.

Editorial

Produção Editoral feita em parceria com a Agência Minha Paróquia

Start typing and press Enter to search