O Santuário de Nossa Senhora da Santa Cabeça, localizado na cidade de Silveiras, interior do Estado de São Paulo recebe anualmente centenas fiéis que buscam um milagre, fazer algum tipo de agradecimento e elevar preces à mãe de Jesus sob esse título. Antes de falarmos do santuário propriamente dito, precisamos explicar um pouco mais sobre a devoção, diferenciando-a de outra devoção semelhante a ela. Sigamos a leitura.
NOSSA SENHORA DA CABEÇA OU NOSSA SENHORA DA SANTA CABEÇA?
Nossa Senhora da Cabeça, título do século XII, na Espanha, deve-se a um dos picos mais altos daquela região e isso explica o porquê do termo “da Cabeça”. A Virgem apareceu a Juan, pobre e simples camponês, cujo braço havia sido amputado durante a guerra. A mãe de Deus lhe pede que vá ao vilarejo e anuncie a conversão e que é de seu desejo que seja edificada uma capela em sua homenagem. Sem muita fé, Juan questiona a Virgem de que não acreditariam nele. Sendo assim, Nossa Senhora fez com que o braço amputado nascesse novamente. Assim sendo, chegando no vilarejo e pedindo aquilo que havia sido comunicado por ela, devido ao milagre acreditaram nele com muito espanto, tendo em conta que Juan era muito conhecido e todos sabiam sobre o fato de seu braço ter sido amputado.
A IMAGEM DE NOSSA SENHORA SEGURANDO UMA CABEÇA
Também na Espanha, no mesmo século, um milagre é o que sustentou a idealização da imagem da Virgem Maria segurando uma cabeça: a condenação injusta de um homem, que seria enforcado.
No momento em que seria de fato enforcado, ele se apegou a Nossa Senhora sob esse título e nesse exato momento chegou um decreto do rei de que ele havia sido absolvido pelo crime que não cometera.
A DEVOÇÃO À NOSSA SENHORA DA CABEÇA
A imagem de uma cabeça foi encontrada no rio Tietê, em São Paulo, no século XVIII, mais precisamente no ano de 1829, por dois pescadores e entregue ao senhor José Correia, que, viajando ao Rio de Janeiro, ofereceu-a a dona Joana de Oliveira, em Silveiras, a qual, com a imagem sob seus cuidados, preparou um lugar com muito zelo e piedade contendo a pequena cabeça de Nossa Senhora.
Desde então, fiéis passam a frequentar a casa de dona Joana para rezar, fazer suas preces e pedidos. Daí em diante, inúmeros milagres foram registrados. O então vigário de Jataí [bairro de Silveiras], Padre Graciano de Farias, aconselha a filha de dona Joana, cujo cuidado da pequena imagem lhe fora conferido, a alcançar fundos com a finalidade de erguer um santuário em honra a Nossa Senhora da Cabeça. Uma pequena capelinha foi erguida ao lado do cemitério de Jataí, onde o vigário, Padre Graciano, fora sepultado e autorizara o erguimento da dita capela.
Tendo-se passado alguns anos após o erguimento da pequena capela em honra à Santa Cabeça foi construída outra e, em 26 de agosto de 1928, foi inaugurada pelo Monsenhor José Machado a atual igreja.
O ATUAL SANTUÁRIO DE NOSSA SENHORA DA SANTA CABEÇA
Por decreto do atual bispo diocesano de Lorena (SP), Dom Benedito Beni dos Santos, no dia 26 de setembro de 2012 foi criado o Santuário de Nossa Senhora da Santa Cabeça, único com esse título em todo o mundo. Anteriormente, o santuário pertencia à Paróquia de Santo Antônio, de Cachoeira Paulista (SP).
Os reitores do santuário desde então foram: 1°) Monsenhor José Verreschi Neto; 2°) Padre Daniel de Oliveira; e 3°) o atual reitor, Padre Pedro de Almeida Cunha.
O intuito de criação do santuário foi de auxiliar de forma geral a formação do clero da Diocese de Lorena e, na medida do possível, auxiliar outras dioceses pobres no norte do país, como as da Amazônia, na formação de seus futuros sacerdotes, dando a eles a oportunidade de receber seus candidatos para a formação inicial com a finalidade de ser enviados quando sua formação estiver concluída para ser ordenados presbíteros para a Igreja.
A IMAGEM VENERADA ATÉ HOJE NO SANTUÁRIO DE NOSSA SENHORA DA SANTA CABEÇA
Hoje a imagem está no Santuário e ao redor dela foi feita uma redoma de vidro, erguida por dois anjos. Sobre quem os esculpiu e teve o cuidado com Nossa Senhora sob esse título não se tem notícia.
Atualmente, centenas de peregrinos visitam e seguem em romaria em direção ao Santuário na busca por milagres, direcionando preces à mãe de Deus sob esse título. Muitos são os relatos de milagres sob a intercessão de Nossa Senhora da Cabeça, que podem ser lidos no site oficial do santuário, santacabeca.com.br.
REZEMOS A ORAÇÃO DE NOSSA SENHORA DA SANTA CABEÇA
Eis-me aqui, diante da vossa imagem,
ó mãe do Céu e Senhora Nossa!
Alcançai-me a graça de manter meu pensamento
sempre voltado para o divino Pai eterno,
o seu filho Jesus Cristo e o Espírito Santo.
Alcançai-me a graça da lucidez;
a inteligência para compreender a vontade de Deus;
a sabedoria para escolher o bem e evitar o mal;
amar a verdade e detestar a mentira.
Orientai meus pensamentos para o que é reto e justo
e para que jamais eu me desvie do caminho de Deus.
Concedei-me a saúde dos olhos, dos ouvidos, do olfato e da boca.
Livrai-me das dores de cabeça, enxaquecas, esquecimentos
e doenças mentais.
Não permitais que minha cabeça seja atormentada por tentações
e maus pensamentos.
Senhora da Santa Cabeça, humildemente vos peço
(apresente a graça que deseja alcançar).
Isso vos peço pelos merecimentos do vosso divino filho, Jesus Cristo, Senhor Nosso.
Nossa Senhora da Santa Cabeça, rogai por nós que recorremos a vós.
Amém!
(Com aprovação eclesiástica.)