NOTÍCIAS PARA SABER EM AGOSTO/2022

EDITORA AVE-MARIA NA BIENAL DO LIVRO 2022

MAIOR FEIRA LITERÁRIA DA AMÉRICA LATINA FOI PALCO PARA O ENCONTRO DAS PRINCIPAIS EDITORAS, LIVRARIAS E DISTRIBUIDORAS DO PAÍS

Realizada de 2 a 10 de julho, no Expo Center Norte, em São Paulo (SP), a 26ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo contou com uma programação multicultural abrangente que mesclou literatura, gastronomia, cultura, negócios e muita diversão. De acordo com a organização, mais de 1 milhão de ingressos foram vendidos para a bienal, que teve como convidado de honra Portugal, para celebrar os duzentos anos da independência do Brasil.

A Editora Ave-Maria esteve presente na bienal com um estande repleto de novidades e promoções exclusivas com até 70% de desconto.

Dentre as atividades promovidas pela editora destacam-se as sessões de autógrafos especiais com alguns de seus autores, como Padre Luís Erlin, autor best-seller com mais de 1 milhão de livros vendidos e outros diversos publicados em parceria com Mauricio de Sousa; Padre Elias Souza, que lançou o seu novo livro Complexo de Zaqueu, no qual aborda meios de combater os sentimentos de inferioridade por meio da vida espiritual; e com os autores Angela Abdo e Padre Vicente de Paula Neto, que são respectivamente a fundadora e o diretor espiritual do Movimento Mães que Oram pelos Filhos e que, juntos, lançaram o novo livro Cartas de uma mãe que ora, obra que promete ser um verdadeiro auxílio espiritual na vida de muitas famílias, mostrando a força e o poder da oração.

Além disso, antes de sua sessão de autógrafos no estande da Editora Ave-Maria, o Padre Luís Erlin realizou uma palestra no Espaço Infantil Turma da Mônica, com o tema “Aprendendo sobre Deus com a Turma da Mônica de um jeito muito divertido!”, na qual o autor abordou os temas dos livros escritos em parceria com Mauricio de Sousa.

O estande da Editora Ave-Maria também recebeu a visita de escritores, parceiros e amigos, dentre eles Célia Alves Cardoso, autora do livro Jesus chorou: vivendo o luto com o Mestre; Stela Maria Moraes, que lançou recentemente o livro 30 dias caminhando com os anjos; Padre Julio Lancellotti e o Padre Marcelo Rossi.


ABERTAS AS INSCRIÇÕES AO CURSO ON-LINEFAKE NEWS, RELIGIÃO E POLÍTICA”, A SER REALIZADO DE 8 A 12 DE AGOSTO PELA PLATAFORMA ZOOM

Estão abertas as inscrições ao curso on-line “Fake news, religião e política”. A formação, a ser realizada de 8 a 12 de agosto, das 19h30 às 21h30, é oferecida pela Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação, pela Assessoria de Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e pela Pastoral da Comunicação (Pascom-Brasil), em parceria com os Jovens Conectados, com a Bereia – Informação e Checagem de Notícias e com a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), por meios de seus núcleos Anima, Núcleo de Estudos Sociopolíticos (Nesp) e Núcleo de Estudos em Comunicação e Teologia (Nect).

A formação, gratuita, vai oferecer trezentas vagas e será realizada pela plataforma Zoom com certificação pelo Núcleo de Estudos Sociopolíticos da a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. As primeiras trezentas pessoas que se inscreverem terão a participação garantida.

O bispo auxiliar de Belo Horizonte (MG) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, Dom Joaquim Giovani Mol, aponta que há grupos sociais que hoje usam as fake news para produzir a desinformação e construir falsas narrativas sobre a história, sobre os seres humanos e sobre a verdade dos fatos com o objetivo claro de ferir pessoas e, inclusive, desestabilizar a democracia. “Como cristãos, nosso dever é buscar sempre a verdade e a correta informação baseada em dados reais. O nosso dever pastoral é de combater e evitar a disseminação da desinformação e fortalecer o compromisso com a verdade”, disse.

O coordenador da Pastoral da Comunicação, Marcus Tullius, informa que o desejo é avançar para o fortalecimento de uma rede de agentes pastorais católicos capacitados para checar e lidar com esse fenômeno complexo das fake news: “Os parceiros na realização desta iniciativa abraçaram a causa, pois estamos convencidos de que é necessário combater a desinformação e isso se faz com pessoas bem preparadas. É uma tarefa bem árdua, mas, retomando o Papa Francisco, reafirmamos que é preciso acreditar na força ‘contagiosa’ do bem. É um primeiro passo, mas significativo para o contexto em que vivemos”.

PROGRAMAÇÃO

8 de agosto – das 19h30 às 21h30

Tema: “Democracia e desinformação”.

Conferencistas:

“Democracia e desinformação” – Venício Lima, professor emérito da Unb.

Fake news, pós-verdade e desinformação” – Fernanda Sanglard, professora da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

9 de agosto
Tema: “Verdade e religião: compromisso do cristão (A verdade vos tornará livres” [Jo 8, 32]). A paz é a verdadeira notícia. Magistério do Papa Francisco e combate às fake news e experiências de outras religiões no combate às notícias falsas.

Facilitadora: professora Magali Cunha, representante da Bereia.

10 de agosto
Tema: “Métodos de checagem (critérios de seleção: o que é possível checar; metodologia: o passo a passo do fact-checking; a busca de referências para a verificação; classificação de veracidade)”.

Facilitador: professor Melillo Diniz, do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral.

11 de agosto
Tema: “Ferramentas e técnicas de checagem (procedimentos: ferramentas de busca, planilhas e Lei de Acesso à Informação; classificação: o que há entre o verdadeiro e o falso; e formatação: como embalar o conteúdo)”.

Facilitadores: Juliana Dias e Marcos Lessa, da Bereia.

12 de agosto
Tema: “Propostas para combate à desinformação (ecossistema da desinformação. Literacia: letramento digital e competência midiática crítica; dinâmica das mídias sociais: lógica dos algoritmos, bolhas e engenharias digitais; ferramentas de checagem. Contexto sociopolítico: complexidade da questão e impactos mundiais recentes; infodemia; checklist de combate às notícias falsas)”.

Facilitador: Vinícius Borges, Núcleo de Estudos em Comunicação e Teologia.

Faça sua inscrição no site cnbb.org.br/cursofakenews.

Fonte: CNBB


CNBB E AJUDA À IGREJA QUE SOFRE (ACN) PROMOVEM, DIA 6 DE AGOSTO, A 8ª EDIÇÃO DO “DIA DE ORAÇÃO PELOS CRISTÃOS PERSEGUIDOS”

Em 6 de agosto celebraremos a 8ª edição do Dia de Oração pelos Cristãos Perseguidos. Com o apoio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a ACN, sigla em inglês para Ajuda à Igreja que Sofre, promove essa iniciativa convidando todas as paróquias e comunidades cristãs do país a participar. Rezar é dizer que nos importamos e que estamos ao lado dos irmãos que pagam um alto preço por acreditarem em Jesus.

O Dia de Oração pelos Cristãos Perseguidos ocorre anualmente em 6 de agosto em referência à mesma noite de agosto de 2014, quando milhares de cristãos fugiram do norte do Iraque, expulsos pelos extremistas do grupo Estado Islâmico. A região concentrava 25% dos cristãos do país e também reunia algumas minorias muçulmanas ameaçadas. A fuga ocorreu à noite, com milhares de pessoas caminhando pelas estradas em direção às cidades curdas de Erbil e Dohuk. “Cerca de 100 mil cristãos, aterrorizados e em pânico, fugiram de suas casas sem nada, somente com as roupas do corpo, a pé, rumo às cidades curdas. Entre eles havia doentes, idosos, crianças e mulheres grávidas, precisando de água, comida, medicamentos e um lugar para ficar”, declarou na ocasião o Patriarca Louis Raphael Sako, chefe da Igreja Católica Caldeia.

Assim que recebeu as primeiras informações na manhã do dia 7 de agosto, a Ajuda à Igreja que Sofre mobilizou os benfeitores e iniciou campanhas e projetos para socorrer material e espiritualmente os perseguidos e refugiados. Desde então, a fundação pontifícia realiza um dos maiores projetos de ajuda da sua história, direcionando esforços para alimentos, abrigo e educação para os refugiados, ação que já resulta em mais de 2 mil projetos no Oriente Médio desde o início da crise.

UM DIREITO NÃO RESPEITADO

O artigo 18º da Declaração Universal dos Direitos Humanos diz “Toda pessoa tem direito à liberdade de pensamento, de consciência e de religião; este direito implica a liberdade de mudar de religião ou de convicção, assim como a liberdade de manifestar a religião ou convicção, sozinho ou em comum, tanto em público como em privado, pelo ensino, pela prática, pelo culto e pelos ritos”, no entanto, não é isso que se vê em boa parte do mundo. A discriminação e a perseguição com base na crença religiosa são fenômenos crescentes em todo o mundo. A liberdade religiosa é violada em quase um terço dos países do mundo (31,6%), onde vivem dois terços (67%) da população mundial – aproximadamente 5,2 bilhões de pessoas. Por trás dos conflitos mais violentos do mundo estão aqueles que manipulam a religião na busca pelo poder, seja ele político, econômico ou social.

Não há somente uma religião que é perseguida ou mesmo manipulada. Dependendo da localidade, uma se sobressai como alvo de ataques que vão desde frases discriminatórias a atos de violência gratuita e sem sentido, mas, no geral, os cristãos ainda se mantêm no topo das estatísticas como o grupo religioso mais perseguido e odiado do mundo.

Fonte: CNBB

Facebook
WhatsApp
Email
Imprimir
LinkedIn
Privacidade e Termos de Uso

A sua privacidade é importante para nós. É política do respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no site , e outros sites que possuímos e operamos.

Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemo-lo por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Também informamos por que estamos coletando e como será usado.

Apenas retemos as informações coletadas pelo tempo necessário para fornecer o serviço solicitado. Quando armazenamos dados, protegemos dentro de meios comercialmente aceitáveis ​​para evitar perdas e roubos, bem como acesso, divulgação, cópia, uso ou modificação não autorizados.

Não compartilhamos informações de identificação pessoal publicamente ou com terceiros, exceto quando exigido por lei.

O nosso site pode ter links para sites externos que não são operados por nós. Esteja ciente de que não temos controle sobre o conteúdo e práticas desses sites e não podemos aceitar responsabilidade por suas respectivas políticas de privacidade.

Você é livre para recusar a nossa solicitação de informações pessoais, entendendo que talvez não possamos fornecer alguns dos serviços desejados.

O uso continuado de nosso site será considerado como aceitação de nossas práticas em torno de privacidade e informações pessoais. Se você tiver alguma dúvida sobre como lidamos com dados do usuário e informações pessoais, entre em contacto connosco.

 

Compromisso do Usuário

O usuário se compromete a fazer uso adequado dos conteúdos e da informação que o oferece no site e com caráter enunciativo, mas não limitativo:

A) Não se envolver em atividades que sejam ilegais ou contrárias à boa fé a à ordem pública;

B) Não difundir propaganda ou conteúdo de natureza racista, xenofóbica, ou sobre cassinos, apostas desportivas (ex.: ), jogos de sorte e azar, qualquer tipo de pornografia ilegal, de apologia ao terrorismo ou contra os direitos humanos;

C) Não causar danos aos sistemas físicos (hardwares) e lógicos (softwares) do , de seus fornecedores ou terceiros, para introduzir ou disseminar vírus informáticos ou quaisquer outros sistemas de hardware ou software que sejam capazes de causar danos anteriormente mencionados.

Mais informações

Esperemos que esteja esclarecido e, como mencionado anteriormente, se houver algo que você não tem certeza se precisa ou não, geralmente é mais seguro deixar os cookies ativados, caso interaja com um dos recursos que você usa em nosso site.

Esta política é efetiva a partir de Janeiro de 2014.

 

1. Termos

Ao acessar ao site , concorda em cumprir estes termos de serviço, todas as leis e regulamentos aplicáveis ​​e concorda que é responsável pelo cumprimento de todas as leis locais aplicáveis. Se você não concordar com algum desses termos, está proibido de usar ou acessar este site. Os materiais contidos neste site são protegidos pelas leis de direitos autorais e marcas comerciais aplicáveis.

2. Uso de Licença

É concedida permissão para baixar temporariamente uma cópia dos materiais (informações ou software) no site , apenas para visualização transitória pessoal e não comercial. Esta é a concessão de uma licença, não uma transferência de título e, sob esta licença, você não pode:

  1. modificar ou copiar os materiais;
  2. usar os materiais para qualquer finalidade comercial ou para exibição pública (comercial ou não comercial);
  3. tentar descompilar ou fazer engenharia reversa de qualquer software contido no site ;
  4. remover quaisquer direitos autorais ou outras notações de propriedade dos materiais; ou
  5. transferir os materiais para outra pessoa ou 'espelhe' os materiais em qualquer outro servidor.

Esta licença será automaticamente rescindida se você violar alguma dessas restrições e poderá ser rescindida por a qualquer momento. Ao encerrar a visualização desses materiais ou após o término desta licença, você deve apagar todos os materiais baixados em sua posse, seja em formato eletrónico ou impresso.

3. Isenção de responsabilidade

  1. Os materiais no site da são fornecidos 'como estão'. não oferece garantias, expressas ou implícitas, e, por este meio, isenta e nega todas as outras garantias, incluindo, sem limitação, garantias implícitas ou condições de comercialização, adequação a um fim específico ou não violação de propriedade intelectual ou outra violação de direitos.
  2. Além disso, o não garante ou faz qualquer representação relativa à precisão, aos resultados prováveis ​​ou à confiabilidade do uso dos materiais em seu site ou de outra forma relacionado a esses materiais ou em sites vinculados a este site.

4. Limitações

Em nenhum caso o ou seus fornecedores serão responsáveis ​​por quaisquer danos (incluindo, sem limitação, danos por perda de dados ou lucro ou devido a interrupção dos negócios) decorrentes do uso ou da incapacidade de usar os materiais em , mesmo que ou um representante autorizado da tenha sido notificado oralmente ou por escrito da possibilidade de tais danos. Como algumas jurisdições não permitem limitações em garantias implícitas, ou limitações de responsabilidade por danos conseqüentes ou incidentais, essas limitações podem não se aplicar a você.

5. Precisão dos materiais

Os materiais exibidos no site da podem incluir erros técnicos, tipográficos ou fotográficos. não garante que qualquer material em seu site seja preciso, completo ou atual. pode fazer alterações nos materiais contidos em seu site a qualquer momento, sem aviso prévio. No entanto, não se compromete a atualizar os materiais.

6. Links

O não analisou todos os sites vinculados ao seu site e não é responsável pelo conteúdo de nenhum site vinculado. A inclusão de qualquer link não implica endosso por do site. O uso de qualquer site vinculado é por conta e risco do usuário.

 

Modificações

O pode revisar estes termos de serviço do site a qualquer momento, sem aviso prévio. Ao usar este site, você concorda em ficar vinculado à versão atual desses termos de serviço.

Lei aplicável

Estes termos e condições são regidos e interpretados de acordo com as leis do e você se submete irrevogavelmente à jurisdição exclusiva dos tribunais naquele estado ou localidade.