SER MÃE É, SEM DÚVIDA, UM CARINHO DE DEUS!

 “Quer saber o que diferencia uma mãe de qualquer outra pessoa do universo? Não é o fato de gerar por nove meses ou dar à luz, a maternidade não precisa ter laço sanguíneo. Não tem a ver com amamentar, muito menos com cuidados básicos como banho, troca de fraldas, horários de sono. Sabe o que faz com que mães sejam seres únicos? Mãe não pula do barco. Não abandona o navio. O mundo pode estar desabando, incendiando, as paredes caindo. A mãe está lá. Não importa o vendaval, crise econômica, emocional, financeira. A mãe está lá.

O choro pode estar preso na garganta, o medo tomando conta, culpa, insegurança, seja lá o que estiver passando no coração materno, ainda assim ela está lá. De pé, ao lado do filho”.  Esse um trecho extraído do livro 60 dias de neblina, da autora Rafaela Carvalho, que define bem o que é ser mãe. Aquela que está sempre presente; até mesmo quando o filho já desistiu de si mesmo, a mãe ainda está lá. É a mãe que faz o impossível virar só mais uma palavra no dicionário. 

Quando tudo parece não ter solução, parece estar perdido, desacreditado, a mãe é a certeza. Faz-se certeza. Em casa, em um quarto de hospital, na porta do tribunal, no trânsito, na fila da creche, na porta do presídio, ela está lá. Sempre está, pois, mãe é presença, é luta até o fim.

Mas quantas são as lutas e batalhas que as mães enfrentam por tamanho amor aos seus filhos? Você já parou para se perguntar? Por quantos e quais sacrifícios sua mãe passou por você e seus irmãos? Ou você, que é mãe, quais os principais desafios e as alegrias de sua maternidade?

Para além da romantização da maternidade, neste segundo domingo do mês de maio, em que comemoramos o Dia das Mães, queremos falar sobre o amor de mãe, que transcende todas as barreiras, mas que também é feito de renúncias.

Dar voz àquelas que realizam todos os dias o sacro ofício: um trabalho sagrado, aquele que traz benefícios para além de si. E são diversas as realidades das mães no nosso país: mães solos, mães desempregadas, mães em situação de rua, mães presidiárias, mães que estão enfermas, mães que perderam seus filhos, todas simplesmente mães que só sabem amar intensamente cada um dos seus filhos.

SER MÃE É VOCAÇÃO

Para a Igreja Católica, ser mãe é, antes de tudo, um chamado. De forma semelhante à vida religiosa, a maternidade é uma vocação na qual há uma consagração, uma entrega amorosa de toda a vida. A maternidade é um sacrifício de toda a vida por amor aos filhos sejam eles de sangue ou adotados. 

Papa Francisco, durante uma catequese sobre família, refletiu sobre o papel das mães na família: “Ser mãe não significa somente colocar um filho no mundo, mas é também uma escolha de vida. O que escolhe uma mãe, qual é a escolha de vida de uma mãe? A escolha de vida de uma mãe é a escolha de dar a vida. E isso é grande, é bonito”.

Para o Pontífice, uma sociedade sem mães seria uma sociedade desumana, porque elas sabem testemunhar sempre, mesmo nos piores momentos, a ternura, a dedicação, a força moral. Além disso, prosseguiu o Papa, as mães transmitem também o sentido mais profundo da prática religiosa: nas primeiras orações, nos primeiros gestos de devoção que uma criança aprende está inscrito o valor da fé na vida de um ser humano. “Sem as mães, não somente não haveria novos fiéis, mas a fé perderia boa parte do seu calor simples e profundo”, finalizou o Sumo Pontífice.

TODA MÃE TRAZ CONSIGO OS TRAÇOS DE NOSSA SENHORA

Mas, afinal, o que é ser mãe? Qual é o real significado desse papel? Na prática, cada mulher exerce a maternidade da sua forma e com suas individualidades.

Tudo começa com o atraso menstrual, aquela dúvida e um risco a mais no teste de farmácia, em seguida da quantidade exagerada do hormônio beta-hCG (hormônio gonadotrofina coriônica humana) no exame de sangue indicando o resultado positivo. Você está grávida! Logo o seu corpo e a sua alma começam a mudar e inicia-se a mais linda e louca jornada da vida de uma mulher: ser mãe.

Seja a mãe de primeira viagem ou aquela mais experiente, as alegrias e os sentimentos que se desenvolvem na mulher que se torna mãe são semelhantes. É no toque, no cuidado diário e na troca de olhares que acontece o amor de mãe. 

Renata Cristina, seu esposo Rene e seus três filhos.

“Ser mãe, para mim, é algo divino. É como se Deus dividisse comigo algumas das suas tarefas diárias e me confiasse para que eu pudesse ajudá-lo a salvar novas almas, educá-las e um dia devolvê-las para o Céu. Nessa missão, Ele me propõe também que eu seja uma pessoa melhor, me chama a novos desafios, a novas virtudes e me salva também”, afirmou em entrevista a jornalista Renata Cristina Pereira do Nascimento, 33 anos, mãe do Bento, 5 anos, do Pedro, 3 anos, e do Miguel, de 4 meses.

O dia a dia não é fácil, sobretudo na atualidade, em que muitas mães precisam conciliar a carreira com a maternidade, mas, quando se tem uma rede de apoio que auxilia no cuidado com as crianças fica mais fácil.

Apesar das adversidades, a mãe jornalista consegue equilibrar bem as demandas do trabalho e as tarefas maternas. “É reconfortante quando no fim do dia você vê que, mesmo diante do caos, as crianças brincaram e se divertiram, comeram e estão felizes e prontas para ir para a cama. Você percebe que dá conta quando acredita que elas não são um fardo, mas sim o trabalho mais perfeito que sua vida pode ter. É lindo vê-las crescer!”, relata emocionada.

Católica desde criança, a também catequista de Crisma busca sempre se espelhar no exemplo de maternidade da mãe de Deus e recorrer à sua intercessão: “Tento, todos os dias, lembrar-me de Maria e reconhecer quanto preciso lutar para ser como ela. Nesta vida de mãe, ela é o meu maior exemplo de amor, cuidado e fé. Se eu quiser ser uma boa mãe para os meus filhos, não posso me esquecer nenhum dia de Maria e do seu ‘sim’”. 

RELAÇÃO ENTRE MÃE E FILHO É UMA DAS MAIS IMPORTANTES DA VIDA

Uma das principais características do ser humano é a necessidade de conexão com outros indivíduos e o desejo de estabelecer relacionamentos. Uma das primeiras relações que temos na vida é com a nossa mãe e dele depende a nossa sobrevivência.

Segundo a psicóloga clínica Ana Carolina Monteiro Grasso, em entrevista para o site Zenklub, desenvolver uma boa relação com a mãe tem inúmeros impactos positivos ao longo da nossa trajetória: “A atenção da mãe é de extrema importância para o desenvolvimento psicológico. A mãe é quem oferece o cuidado, o carinho, o aconchego, o acolhimento e a atenção às necessidades do bebê”.

Já nos primeiros dias de vida de um recém-nascido é perceptível esse elo que se cria entre a mãe e o seu bebê. Mãe de primeira viagem de Anthony José, de três meses, a professora Eliane de Alencar Rosa tem vivenciado diariamente as alegrias e os desafios do puerpério, a fase que acontece no período pós-parto, com todas as mudanças físicas e emocionais da nova mãe: “São inúmeros sentimentos que por vezes desconhecemos e nos desencontramos de nós mesmas, mas, quando olho para esse serzinho, tão pequeno e tão dependente, recordo-me da misericórdia de Deus e tudo fica mais fácil e leve e passo a ser uma mulher bem melhor que antes”. 

Eliane de Alencar Rosa e seu bebê Anthony José.

Na sua história de vida, a chegada do primogênito veio para curar a sua mãe, a avó materna, que passava por crises de ansiedade e síndrome do pânico. “Antes de o bebê nascer, minha mãe estava tão entregue à doença que eu imaginava que ela não veria o nascimento do primeiro neto. Quando Anthony veio ao mundo, trouxe vida nova para minha mãe, que hoje está superbem”, comenta Eliane.

Seu amor por sua mãe, que já era grande, ficou imensurável. A pedagoga revela que passou a amar e admirar ainda mais sua mãe Cremilda e recorre sempre a ela em busca de um colo e um aconchego, também. Sem esquecer de pedir a bênção à Mãezinha do Céu, como ela chama devotamente Nossa Senhora, sua intercessora e também exemplo de mãe segundo o coração de Deus. “A maternidade para mim é isso, é renúncia de si mesma, sofrer pelo outro, mas ter a certeza de que vamos desfrutar da ressurreição, da vida nova que nos pertence também”, encerra. 

MÃE QUE VENCE OS PRECONCEITOS

Mãe também é sinônimo de luta por direitos, igualdade e inclusão. Ser mãe de uma criança autista é superar desafios diariamente.

“Ser mãe de autista não é uma tarefa fácil, você precisa ser forte, lutadora, tolerante ao preconceito. Precisamos entendê-los sem eles falarem, apenas pelas expressões já sabemos o que eles querem”, descreveu a designer de sobrancelhas Michele Veiga Xavier, 41 anos, mãe da Beatriz Veiga Alves, 15 anos, diagnosticada com autismo aos 4 anos.

O autismo é um transtorno no desenvolvimento neurológico da criança que gera alterações na comunicação, dificuldade (ou ausência) de interação social e mudanças no comportamento. 

Segundo Michele, a filha já sofreu alguns episódios de preconceito e discriminação. Ela se recorda de uma situação, no transporte escolar, quando a Bia, como é carinhosamente chamada por todos, tinha apenas 4 anos e foi ofendida pela instrutora. A mãe prontamente defendeu a filha e pediu ponderação com as palavras e respeito com a sua filha, que sofre do transtorno do espectro autista. De acordo com a Lei 12.764, de 27/12/2012, a pessoa com autismo é considerada uma pessoa com deficiência para todos os efeitos legais.

Michele Veiga Xavier e sua filha Beatriz Veiga Alves.

Nas palavras da designer de sobrancelhas, ser mãe de autista é uma tarefa árdua, mas gratificante a cada evolução da criança. Ser mãe de autista é ser intensa, é se sentir forte e fraca ao mesmo tempo. “O principal desafio para mim é o futuro, o medo de eu não estar mais presente para ajudar, cuidar e proteger a minha filha, pois, para mim, ela sempre estará em uma redoma”, finaliza.

Facebook
WhatsApp
Email
Imprimir
LinkedIn
Privacidade e Termos de Uso

A sua privacidade é importante para nós. É política do respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no site , e outros sites que possuímos e operamos.

Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemo-lo por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Também informamos por que estamos coletando e como será usado.

Apenas retemos as informações coletadas pelo tempo necessário para fornecer o serviço solicitado. Quando armazenamos dados, protegemos dentro de meios comercialmente aceitáveis ​​para evitar perdas e roubos, bem como acesso, divulgação, cópia, uso ou modificação não autorizados.

Não compartilhamos informações de identificação pessoal publicamente ou com terceiros, exceto quando exigido por lei.

O nosso site pode ter links para sites externos que não são operados por nós. Esteja ciente de que não temos controle sobre o conteúdo e práticas desses sites e não podemos aceitar responsabilidade por suas respectivas políticas de privacidade.

Você é livre para recusar a nossa solicitação de informações pessoais, entendendo que talvez não possamos fornecer alguns dos serviços desejados.

O uso continuado de nosso site será considerado como aceitação de nossas práticas em torno de privacidade e informações pessoais. Se você tiver alguma dúvida sobre como lidamos com dados do usuário e informações pessoais, entre em contacto connosco.

 

Compromisso do Usuário

O usuário se compromete a fazer uso adequado dos conteúdos e da informação que o oferece no site e com caráter enunciativo, mas não limitativo:

A) Não se envolver em atividades que sejam ilegais ou contrárias à boa fé a à ordem pública;

B) Não difundir propaganda ou conteúdo de natureza racista, xenofóbica, ou sobre cassinos, apostas desportivas (ex.: ), jogos de sorte e azar, qualquer tipo de pornografia ilegal, de apologia ao terrorismo ou contra os direitos humanos;

C) Não causar danos aos sistemas físicos (hardwares) e lógicos (softwares) do , de seus fornecedores ou terceiros, para introduzir ou disseminar vírus informáticos ou quaisquer outros sistemas de hardware ou software que sejam capazes de causar danos anteriormente mencionados.

Mais informações

Esperemos que esteja esclarecido e, como mencionado anteriormente, se houver algo que você não tem certeza se precisa ou não, geralmente é mais seguro deixar os cookies ativados, caso interaja com um dos recursos que você usa em nosso site.

Esta política é efetiva a partir de Janeiro de 2014.

 

1. Termos

Ao acessar ao site , concorda em cumprir estes termos de serviço, todas as leis e regulamentos aplicáveis ​​e concorda que é responsável pelo cumprimento de todas as leis locais aplicáveis. Se você não concordar com algum desses termos, está proibido de usar ou acessar este site. Os materiais contidos neste site são protegidos pelas leis de direitos autorais e marcas comerciais aplicáveis.

2. Uso de Licença

É concedida permissão para baixar temporariamente uma cópia dos materiais (informações ou software) no site , apenas para visualização transitória pessoal e não comercial. Esta é a concessão de uma licença, não uma transferência de título e, sob esta licença, você não pode:

  1. modificar ou copiar os materiais;
  2. usar os materiais para qualquer finalidade comercial ou para exibição pública (comercial ou não comercial);
  3. tentar descompilar ou fazer engenharia reversa de qualquer software contido no site ;
  4. remover quaisquer direitos autorais ou outras notações de propriedade dos materiais; ou
  5. transferir os materiais para outra pessoa ou 'espelhe' os materiais em qualquer outro servidor.

Esta licença será automaticamente rescindida se você violar alguma dessas restrições e poderá ser rescindida por a qualquer momento. Ao encerrar a visualização desses materiais ou após o término desta licença, você deve apagar todos os materiais baixados em sua posse, seja em formato eletrónico ou impresso.

3. Isenção de responsabilidade

  1. Os materiais no site da são fornecidos 'como estão'. não oferece garantias, expressas ou implícitas, e, por este meio, isenta e nega todas as outras garantias, incluindo, sem limitação, garantias implícitas ou condições de comercialização, adequação a um fim específico ou não violação de propriedade intelectual ou outra violação de direitos.
  2. Além disso, o não garante ou faz qualquer representação relativa à precisão, aos resultados prováveis ​​ou à confiabilidade do uso dos materiais em seu site ou de outra forma relacionado a esses materiais ou em sites vinculados a este site.

4. Limitações

Em nenhum caso o ou seus fornecedores serão responsáveis ​​por quaisquer danos (incluindo, sem limitação, danos por perda de dados ou lucro ou devido a interrupção dos negócios) decorrentes do uso ou da incapacidade de usar os materiais em , mesmo que ou um representante autorizado da tenha sido notificado oralmente ou por escrito da possibilidade de tais danos. Como algumas jurisdições não permitem limitações em garantias implícitas, ou limitações de responsabilidade por danos conseqüentes ou incidentais, essas limitações podem não se aplicar a você.

5. Precisão dos materiais

Os materiais exibidos no site da podem incluir erros técnicos, tipográficos ou fotográficos. não garante que qualquer material em seu site seja preciso, completo ou atual. pode fazer alterações nos materiais contidos em seu site a qualquer momento, sem aviso prévio. No entanto, não se compromete a atualizar os materiais.

6. Links

O não analisou todos os sites vinculados ao seu site e não é responsável pelo conteúdo de nenhum site vinculado. A inclusão de qualquer link não implica endosso por do site. O uso de qualquer site vinculado é por conta e risco do usuário.

 

Modificações

O pode revisar estes termos de serviço do site a qualquer momento, sem aviso prévio. Ao usar este site, você concorda em ficar vinculado à versão atual desses termos de serviço.

Lei aplicável

Estes termos e condições são regidos e interpretados de acordo com as leis do e você se submete irrevogavelmente à jurisdição exclusiva dos tribunais naquele estado ou localidade.