PAPA FRANCISCO APELA CONTRA A PENA DE MORTE

INTENÇÃO DO PAPA PARA O MÊS DE SETEMBRO

Todos os meses, o Papa Francisco volta seu olhar para as realidades do mundo e nos convida a rezar pelas famílias, pelos jovens, pelas missões e por várias situações que vivenciamos. No mês de setembro deste ano, sua intenção de oração será pela abolição da pena de morte no mundo: “Rezemos para que a pena de morte, que atenta contra a inviolabilidade e a dignidade da pessoa, seja abolida nas leis de todos os países do mundo”. O assunto é tão importante que existe até mesmo uma delegação para tratar dele, a Delegação da Comissão Internacional Contra a Pena de Morte. 

O QUE DIZ O CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA SOBRE ESSE TEMA?

Em 2018, Francisco reviu a decisão papal acerca do assunto, reescrevendo o parágrafo de número 2.267 sobre a posição da Igreja com relação à pena de morte: “Durante muito tempo, o recurso à pena de morte, por parte da legítima autoridade, era considerado, depois de um processo regular, como uma resposta adequada à gravidade de alguns delitos e um meio aceitável, ainda que extremo, para a tutela do bem comum”.

Questionado em 2019 sobre a questão da pena de morte e da legítima defesa, o Santo Padre disse que “Não é moral e não pode acontecer. Acredito que isso deve ser unido a uma consciência que se desenvolve cada vez mais. Por exemplo, alguns países não podem aboli-la por problemas políticos, mas fazem uma suspensão que é um modo de dar a prisão perpétua sem declará-la”. 

Em comunhão com o Santo Padre, rezemos para que a pena de morte, tal como a conhecemos, seja abolida.

Facebook
WhatsApp
Email
Imprimir
LinkedIn