HUMANIDADE

Vestir-se da nova humanidade!” (Ef 4,24)

Humanizar a humanidade.
(Dom Pedro Casaldáliga)

Bem sabemos que a história da humanidade está marcada por grandes invenções que possibilitaram ao ser humano viver e progredir em conhecimento e técnica, mas, também somos conhecedores de que a humanidade é marcada por grandes atrocidades contra a vida humana e a criação.

Podemos dizer “Ah, mas hoje em dia…”. Na realidade, essa expressão, muitas vezes marcada por saudosismo, impede-nos de olharmos para a história da humanidade e a nossa com olhos críticos sobre tantos acontecimentos. Do assassinato de Abel narrado pelo Livro do Gênesis à atualidade não há nada de novo debaixo do céu. Sempre há eventos que degradam a humanidade, mas, também há ações de promoção dela.

Os evangelhos nos falam sobre o cenário no qual Jesus viveu e quanto as suas ações foram voltadas para anunciar o Reino e nos ensinar a viver para o construirmos no meio de nós enquanto esperamos para vivê-lo em plenitude na glória celeste.

As ações de Jesus nos convidam a vivermos a nossa humanidade no encontro conosco, reconhecendo quem somos e como agimos no mundo; de igual maneira, o Mestre de Nazaré nos toma pela mão para nos ensinar a nos relacionarmos com aqueles que partilham a vida conosco, agindo sempre com misericórdia e, por fim, Ele nos ensina a nos relacionarmos com Deus e nos convida a chamá-lo e reconhecê-lo como nosso Pai.

Em Jesus Cristo, o ser humano ganha um novo código de humanidade, regido e alimentado pela promoção do bem, pela convivência sustentável com nossos irmãos e irmãs e pelo relacionamento de proximidade com Deus. Nele somos convidados a buscar o que há de mais sublime em cada pessoa humana, promovendo em nós a semente do divino plantada em nossos corações. 

O tema do Mês da Bíblia neste ano que nos recordar isso: é preciso humanizar a humanidade, buscando em Cristo os ensinamentos e a vivência dos valores do Reino. Cristo, sendo Deus, ensina-nos a sermos humanos, pois viveu a nossa experiência em tudo, menos no pecado. Tenhamos coragem de nos humanizarmos. 

 

Facebook
WhatsApp
Email
Imprimir
LinkedIn