Os Santos e Nossa Senhora

No mês de outubro, comemoramos duas festas marianas: Nossa Senhora do Rosário e Aparecida, ambas muito veneradas pelo povo: Nossa Senhora do Rosário porque a devoção popular ao Rosário está em alta, fácil de recitar enquanto se contemplam os mistérios da redenção, e Nossa Senhora Aparecida, pela atração do santuário do mesmo nome. Assim, outubro, além de mês das missões, é também mês mariano.

A devoção do povo a Nossa Senhora me faz pensar na grande devoção dos santos da Igreja a Maria. Vale a pergunta: por que os santos foram tão devotos dela? Uma das respostas é porque Maria representa o feminino: para os homens, fonte de equilíbrio, de amor e de ternura; para as mulheres, um exemplo de vida a ser imitado junto a seu poder de intercessão. 

A seguir, exemplos de como os santos expressam seu amor por Maria.

São Bernardo (1090-1153) diz mais ou menos assim: se está mergulhado na tristeza, na ansiedade e na depressão, pense em Maria, invoque-a Maria e ela  o atenderá.

São Francisco de Assis (1182-1226): “Quando digo ‘Ave, Maria’ os Céus sorriem, os anjos rejubilam, o mundo se alegra, treme o inferno e fogem os demônios”.

Santa Beatriz da Silva (1424-1490), fundadora das monjas concepcionistas: “Eu me consumi de zelo pela glória de minha mãe Imaculada e ela me livrou de muitas tribulações”.

São Francisco Xavier (1506-1552): “O povo aceita melhor Jesus quando associado à pessoa de Maria”.

Santa Teresa de Ávila (1515-1582): “Ó Maria, mãe de misericórdia, eu vos escolho para serdes minha mãe!”.

Santo Afonso Maria de Ligório (1696-1787), Santo Antônio Maria Claret (1807-1870) e São Luís Maria Montfort (1673-1716) acrescentaram ao próprio nome o de Maria, tamanha sua devoção. Santo Afonso dizia: “Minha esperança é Jesus Cristo e, depois dele, Maria santíssima”; Santo Antônio Maria Claret: “Maria é minha mãe, minha madrinha, minha mestra, meu tudo depois de Jesus”; São Luís Maria Monfort foi grande escritor mariano, deixou 24 cânticos com temas marianos.

Santa Teresinha do Menino Jesus (1873-1897): “Aos pés da Virgem Maria, compreendi que ela velava por mim, sua filha”.

A proposta que faço a todos os leitores da Revista Ave Maria é que cada um elabore uma oração a Maria, de preferência que seja uma frase. Eu começo com a oração que sempre faço e vocês continuam: “Ó Maria, minha mãe, cuida de mim”.

Qual a oração a Maria que você sempre faz? Compartilhe!

Facebook
WhatsApp
Email
Imprimir
LinkedIn