Doze dicas para o Instagram da Paróquia

Ao criar um perfil na rede social Instagram para a paróquia é importante levar em consideração alguns pontos para que a comunicação seja efetiva a fim de gerar informação, formação e evangelização.

Confira doze passos para as boas práticas para o uso do Instagram na Igreja.

  • Não foque métricas de vaidade como “curtidas, seguidores e visualizações”. Pense em quantas pessoas seu conteúdo aproximou da Igreja, quantas voltaram em busca dos sacramentos… Essas métricas realmente importam!
  • Tenha uma bio atualizada com texto, foto, destaques, links, contato e endereço. Ao entrar no perfil, preciso ter acesso a informações gerais, relevantes e organizadas.
  • Tenha “destaques” atualizados no perfil. Os tópicos básicos devem ser: pároco, pastorais, horários de Missa, horários da secretaria, confissões, catequese, localização, padroeiro e contato. Claro, outros destaques devem ser produzidos para o perfil e esses indicados atualizados com frequência.
  • Todo vídeo deve ter capa e valorize o formato vertical 1080 x 1920 px. Faça uma foto durante a gravação do seu vídeo para que possa usar de capa ou editar como arte para a capa dessa postagem.
  • Sempre escreva descrições nas postagens. Sim, pode usar emojis. As descrições ajudarão seu público a entender melhor a postagem, contribuirão com o algoritmo para ampliar a entrega e ainda farão com que seus posts sejam encontrados pelos mecanismos de busca.
  • É importante legendar os vídeos (o CapCut faz isso, mas você pode usar o próprio recurso do Instagram). Com a legenda, você alcança aquelas pessoas que assistem aos vídeos sem som e ainda realiza a inclusão de pessoas com baixa ou sem visão.
  • Para os posts de fotos e artes, priorize o formato 1080 x 1350 px (centralize o conteúdo principal das artes para não tê-lo cortado na grade de posts abaixo da sua bio do perfil. Uma dica prática é usar um “quadrado” de 1080 x 1080 px para referência na arte ao centralizar o conteúdo).
  • Não poste apenas artes, use fotos e vídeos de conteúdo gerado com sua comunidade. 
  • Stories são para seguidores, ou seja, serão entregues para quem segue seu perfil, então, valorize esse relacionamento postando com frequência e usando recursos como enquetes, testes, perguntas, músicas e lembre-se de mencionar as pessoas que participam desses stories, pois quem foi marcado pode adicionar esse post a seus próprios stories e ampliar o alcance.
  •  Crie reels, eles são importantes para alcançar novos públicos. O Instagram valoriza-os muito, então, “surfe” nessa onda!
  •  Use hashtags nas suas postagens, elas servem como localizadores e agrupadores de seu conteúdo, aumentam o alcance e geram engajamento.
  •  Sempre responda aos comentários e directs. Não deixe as pessoas falando sozinhas, esteja pronto para interagir.

As redes sociais são espaços de relacionamento. Se você criar um perfil no Instagram para sua paróquia e não se relacionar com os seguidores, em vão será esse perfil e todo o trabalho de criação de conteúdo.

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