Pastoral da Criança: cuidando da vida, nutrindo a esperança

Médica sanitarista, determinada e doce ao mesmo tempo, doutora Zilda Arns Neumann foi uma mulher extremamente corajosa, que infelizmente nos deixou. Sempre à frente de seu tempo, viveu em busca da defesa de pobres e oprimidos, defendendo e promovendo crianças, gestantes e idosos. Uma guerreira que se mantinha por uma sociedade mais justa, com menos doenças e sofrimento das pessoas. Abrindo o coração, colocando sua emoção e determinação, ela fundou a Pastoral da Criança, em 1983, além da Pastoral da Pessoa Idosa.

Em seu trabalho, a doutora Zilda Arns sempre aliou conhecimento científico à cultura popular, valorizou o papel da mulher sem recursos na transformação social, mobilizou a todos, pobres e ricos, analfabetos e doutores, na busca da vida plena para todos. Ela costumava dizer: “Há muito que fazer, porque a desigualdade social é grande. Os esforços que são feitos precisam ser valorizados para que gerem outros ainda maiores”.

Infelizmente, ela se foi no dia 12 de janeiro de 2010, durante um terremoto que devastou o Haiti. Terrível coincidência: nesse mesmo dia, ela discursou sobre como salvar vidas – com medidas simples, educativas e preventivas. Fez o que sempre falou: congregar mais pessoas para se unirem na busca de vida em abundância para crianças e gestantes pobres, deixando sua marca na história do Brasil ao fundar a Pastoral da Criança e Pastoral da Pessoa Idosa.

Muitos foram os ensinamentos que a doutora Zilda Arns nos deixou e que servem de inspiração na ação da Pastoral da Criança. Ela tinha plena consciência de que as transformações da sociedade acontecem a partir de uma pequena comunidade que se organiza: sem deixar de cobrar, de exigir do poder público e da sociedade o cumprimento dos seus deveres. 

Ficou o legado de solidariedade aos mais pobres, de amor à Pastoral da Criança. Seu exemplo nos desafia a valorizar a vida com o dom de Deus. Na missão no Haiti, a médica trabalhou formando redes e parcerias com a sociedade civil, com o Ministério da Saúde, organizações não-governamentais (ONGs), grupos sociais e sempre trabalhando em unidade com a igreja. Em sua vida e missão, lutou por um ideal igualitário e priorizou os princípios da solidariedade, trabalhando por justiça e ética social. Nas suas orientações sempre foi adepta da transparência, do respeito pelas pessoas e pela valorização permanente das crianças, gestantes e das famílias. 

EDUCAÇÃO PARA A VIDA E SAÚDE INFANTIL

Para Zilda Arns, a educação era um dos pilares fundamentais para promover a vida plena. Ao abordar a importância da educação infantil, ela enfatizava a necessidade de um ambiente educativo que oferecesse, além de profissionais bem formados, espaços e materiais apropriados para o desenvolvimento integral das crianças. Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para educação infantil (Ministério da Educação/Secretaria de Educação Básica), “uma boa pré-escola precisa de locais para brincadeiras, atividades pedagógicas e objetos que permitam o desenvolvimento criativo”. Para Zilda, a parceria entre famílias e profissionais era essencial, incentivando a participação ativa dos pais nas atividades escolares.

Não havia condições de educação que fossem oferecidas pelas autoridades locais. Assim, a médica incentivava a Pastoral da Criança e líderes comunitários a se organizarem para garantir às crianças acesso à educação, mostrando que o desenvolvimento começa nas pequenas comunidades que se mobilizam por seus direitos.

MULTIPLICANDO SABER E SOLIDARIEDADE

Doutora Zilda acreditava em três atitudes essenciais para a missão da Pastoral da Criança: multiplicar o saber, a solidariedade e os esforços. Multiplicar o saber, para ela, significava ensinar às pessoas ações básicas de saúde, como cuidados com a higiene, soro caseiro e o aleitamento materno. Ela fazia questão de valorizar o desenvolvimento infantil e direito ao brincar, oferecendo o suporte necessário nos primeiros mil dias de vida do bebê. Multiplicar a solidariedade era chegar aos lugares mais remotos, ajudando quem mais precisa. E, com determinação, multiplicar os esforços que consistiam em mobilizar políticas públicas, organizações não-governamentais e empresas de responsabilidade social.

FERRAMENTAS PARA A PASTORAL

Sempre atenta às inovações, doutora Zilda Arns incentivou o uso de novas tecnologias na Pastoral da Criança, mostrando-se uma visionária. Um exemplo disso foi o AppVisita, uma ferramenta que facilita a comunicação entre os voluntários e as famílias, promovendo o acompanhamento contínuo das crianças e das gestantes. “Ela sempre foi adepta das inovações que ajudavam as bases”, comentou Irmã Veroni Medeiros, da Coordenação Nacional da Pastoral da Criança.

A PARTIDA NO HAITI E O LEGADO DE UMA VIDA

Em 2010, doutora Zilda estava no Haiti para levar adiante sua missão quando um terremoto atingiu o país. Naquele mesmo dia, ela discursava sobre a importância de medidas preventivas para salvar vidas, mantendo-se fiel ao seu propósito de promover uma “vida em abundância”. Sua partida deixou marcas profundas, mas seu legado permanece vivo na missão da Pastoral da Criança, que segue ativa e fiel aos seus ensinamentos.

Irmã Veroni Medeiros destacou a relevância da doutora para o trabalho da pastoral: “Ela sabia que as transformações acontecem nas pequenas comunidades que se organizam, sem deixar de cobrar do poder público o cumprimento dos seus deveres”. Esse compromisso com a transformação social foi enfatizado também por Dom Frei Severino, que afirmou: “Vocês, líderes da pastoral, são a manifestação viva do amor de Deus para com os mais frágeis”.

VALORIZAÇÃO DA FAMÍLIA E CUIDADO COM A CRIANÇA

A Pastoral da Criança desenvolveu metodologias que seguem orientando as famílias em diversos aspectos, como a prevenção à desidratação infantil com o soro caseiro, que salvou milhões de crianças ao redor do mundo. Doutora Zilda tinha um olhar atento ao fortalecimento da família, orientando as mães sobre a importância da alimentação, do aleitamento e da higiene. Lavar as mãos, por exemplo, era uma prática simples que ela valorizava para prevenir doenças.

O Dia Mundial de Lavar as Mãos, comemorado em 15 de outubro, é um marco nas ações de conscientização da pastoral, que promove o hábito entre crianças e famílias. Para Zilda Arns, a conscientização da família era fundamental, a partir dos bons hábitos desenvolvidos na infância e que podem transformar as futuras gerações.

A IMPORTÂNCIA DO PRÉ-NATAL E CUIDADO COM A GESTANTE

A defesa da importância do pré-natal de qualidade para garantir a saúde, tanto da mãe quanto do bebê, desde sempre. Zilda fazia o acompanhamento médico durante toda a gestação, especialmente para grávidas, em situação de vulnerabilidade, o que também faz parte das orientações da Pastoral da Criança. A médica ginecologista doutora Joslaine Lamoglia reforça: “O uso de drogas durante a gestação pode causar sérias complicações, como aborto espontâneo e problemas de desenvolvimento para o bebê”. Para a médica Zilda Arns, os cuidados deveriam ser preventivos, promovendo o bem-estar de toda a família.

AMAMENTAÇÃO E ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Doutora Zilda promovia a importância da amamentação exclusiva até os 6 meses de idade, valorizando o leite materno, como alimento completo para o bebê. Para ela, a alimentação saudável deveria ser incentivada em toda a família, destacando o papel dos pais na escolha de alimentos nutritivos e na criação de bons hábitos alimentares.

MÉDICA CATÓLICA NA VISÃO DOS LÍDERES RELIGIOSOS

O Papa Francisco, ao falar sobre doutora Zilda Arns, destacou que ela nunca foi indiferente às necessidades do próximo. Dom Frei Bernardo Bahlmann, bispo de Óbidos (PA), descreveu a doutora Zilda como uma mulher de fé e ações concretas, que “olhou a realidade da família, considerando aspectos como a amamentação, renda familiar e a higiene”.

Em suas palavras, Dom Amilton Manoel da Silva, bispo de Guarapuava (PR), lembra que ela é uma inspiração para todos que dedicam suas vidas ao cuidado com os mais necessitados. Sua atuação concreta foi – e ainda é – uma referência para líderes religiosos e todos os voluntários que seguem com sua missão.

O FUTURO DA PASTORAL DA CRIANÇA

A Pastoral da Criança continua seu trabalho em milhares de comunidades no Brasil e no mundo, mobilizando mais de 42 mil voluntários. São líderes comunitários, inspirados pela trajetória da doutora Zilda. E continuam dedicando a orientação e apoio às famílias. Desde 1983, a pastoral se mantém como uma presença viva do amor de Deus, cumprindo sua missão de solidariedade e partilha fraterna.

O impacto de doutora Zilda Arns vai além de números ou estatísticas: ele se reflete em cada vida tocada por sua dedicação. A Pastoral da Criança segue em frente, multiplicando o saber e a solidariedade que ela tanto defendia, promovendo uma sociedade mais justa e igualitária para todos.

UM EXEMPLO DE AMOR AO PRÓXIMO

A história de doutora Zilda Arns Neumann permanece viva em cada gesto de cuidado e acolhimento realizado pela Pastoral da Criança. Ela foi uma mulher de fé e ações concretas, cuja missão ultrapassou barreiras culturais e geográficas. Doutora Zilda nos deixou um legado de amor e dedicação ao próximo. Sua obra continua inspirando e transformando a vida de milhares de pessoas, no rumo de uma sociedade mais justa, fraterna e humana.

PARA OS MAIORES EM BUSCA DA BOA EDUCAÇÃO

Ambiente limpo e arejado: o local escolar deve ser sempre sem sujeira, bem ventilado e com materiais pedagógicos regularmente higienizados.
Segurança: a escola precisa oferecer segurança com muros, grades e telas de proteção, além de controlar o acesso de visitantes e garantir a entrega segura das crianças.
Alimentação: é muito importante que o cardápio escolar seja saudável, com orientação de nutricionista, evitando opções com excesso de açúcar e gordura.
Estrutura: a escola deve ter espaços apropriados para atividades ao ar livre, descanso e alimentação, sempre ventilados e protegidos do sol.
Professores e quantidade de escolares: o número de crianças por professor deve seguir as orientações do Conselho Nacional de Educação, respeitando a faixa etária para garantir atenção adequada.
Proposta pedagógica: a escola deve ter uma proposta pedagógica clara e alinhada aos valores e expectativas dos pais, promovendo o desenvolvimento integral da criança.

Facebook
WhatsApp
Email
Imprimir
LinkedIn
Privacidade e Termos de Uso

A sua privacidade é importante para nós. É política do respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no site , e outros sites que possuímos e operamos.

Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemo-lo por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Também informamos por que estamos coletando e como será usado.

Apenas retemos as informações coletadas pelo tempo necessário para fornecer o serviço solicitado. Quando armazenamos dados, protegemos dentro de meios comercialmente aceitáveis ​​para evitar perdas e roubos, bem como acesso, divulgação, cópia, uso ou modificação não autorizados.

Não compartilhamos informações de identificação pessoal publicamente ou com terceiros, exceto quando exigido por lei.

O nosso site pode ter links para sites externos que não são operados por nós. Esteja ciente de que não temos controle sobre o conteúdo e práticas desses sites e não podemos aceitar responsabilidade por suas respectivas políticas de privacidade.

Você é livre para recusar a nossa solicitação de informações pessoais, entendendo que talvez não possamos fornecer alguns dos serviços desejados.

O uso continuado de nosso site será considerado como aceitação de nossas práticas em torno de privacidade e informações pessoais. Se você tiver alguma dúvida sobre como lidamos com dados do usuário e informações pessoais, entre em contacto connosco.

 

Compromisso do Usuário

O usuário se compromete a fazer uso adequado dos conteúdos e da informação que o oferece no site e com caráter enunciativo, mas não limitativo:

A) Não se envolver em atividades que sejam ilegais ou contrárias à boa fé a à ordem pública;

B) Não difundir propaganda ou conteúdo de natureza racista, xenofóbica, ou sobre cassinos, apostas desportivas (ex.: ), jogos de sorte e azar, qualquer tipo de pornografia ilegal, de apologia ao terrorismo ou contra os direitos humanos;

C) Não causar danos aos sistemas físicos (hardwares) e lógicos (softwares) do , de seus fornecedores ou terceiros, para introduzir ou disseminar vírus informáticos ou quaisquer outros sistemas de hardware ou software que sejam capazes de causar danos anteriormente mencionados.

Mais informações

Esperemos que esteja esclarecido e, como mencionado anteriormente, se houver algo que você não tem certeza se precisa ou não, geralmente é mais seguro deixar os cookies ativados, caso interaja com um dos recursos que você usa em nosso site.

Esta política é efetiva a partir de Janeiro de 2014.

 

1. Termos

Ao acessar ao site , concorda em cumprir estes termos de serviço, todas as leis e regulamentos aplicáveis ​​e concorda que é responsável pelo cumprimento de todas as leis locais aplicáveis. Se você não concordar com algum desses termos, está proibido de usar ou acessar este site. Os materiais contidos neste site são protegidos pelas leis de direitos autorais e marcas comerciais aplicáveis.

2. Uso de Licença

É concedida permissão para baixar temporariamente uma cópia dos materiais (informações ou software) no site , apenas para visualização transitória pessoal e não comercial. Esta é a concessão de uma licença, não uma transferência de título e, sob esta licença, você não pode:

  1. modificar ou copiar os materiais;
  2. usar os materiais para qualquer finalidade comercial ou para exibição pública (comercial ou não comercial);
  3. tentar descompilar ou fazer engenharia reversa de qualquer software contido no site ;
  4. remover quaisquer direitos autorais ou outras notações de propriedade dos materiais; ou
  5. transferir os materiais para outra pessoa ou 'espelhe' os materiais em qualquer outro servidor.

Esta licença será automaticamente rescindida se você violar alguma dessas restrições e poderá ser rescindida por a qualquer momento. Ao encerrar a visualização desses materiais ou após o término desta licença, você deve apagar todos os materiais baixados em sua posse, seja em formato eletrónico ou impresso.

3. Isenção de responsabilidade

  1. Os materiais no site da são fornecidos 'como estão'. não oferece garantias, expressas ou implícitas, e, por este meio, isenta e nega todas as outras garantias, incluindo, sem limitação, garantias implícitas ou condições de comercialização, adequação a um fim específico ou não violação de propriedade intelectual ou outra violação de direitos.
  2. Além disso, o não garante ou faz qualquer representação relativa à precisão, aos resultados prováveis ​​ou à confiabilidade do uso dos materiais em seu site ou de outra forma relacionado a esses materiais ou em sites vinculados a este site.

4. Limitações

Em nenhum caso o ou seus fornecedores serão responsáveis ​​por quaisquer danos (incluindo, sem limitação, danos por perda de dados ou lucro ou devido a interrupção dos negócios) decorrentes do uso ou da incapacidade de usar os materiais em , mesmo que ou um representante autorizado da tenha sido notificado oralmente ou por escrito da possibilidade de tais danos. Como algumas jurisdições não permitem limitações em garantias implícitas, ou limitações de responsabilidade por danos conseqüentes ou incidentais, essas limitações podem não se aplicar a você.

5. Precisão dos materiais

Os materiais exibidos no site da podem incluir erros técnicos, tipográficos ou fotográficos. não garante que qualquer material em seu site seja preciso, completo ou atual. pode fazer alterações nos materiais contidos em seu site a qualquer momento, sem aviso prévio. No entanto, não se compromete a atualizar os materiais.

6. Links

O não analisou todos os sites vinculados ao seu site e não é responsável pelo conteúdo de nenhum site vinculado. A inclusão de qualquer link não implica endosso por do site. O uso de qualquer site vinculado é por conta e risco do usuário.

 

Modificações

O pode revisar estes termos de serviço do site a qualquer momento, sem aviso prévio. Ao usar este site, você concorda em ficar vinculado à versão atual desses termos de serviço.

Lei aplicável

Estes termos e condições são regidos e interpretados de acordo com as leis do e você se submete irrevogavelmente à jurisdição exclusiva dos tribunais naquele estado ou localidade.