3 Conselhos do Papa Francisco para viver bem a vocação

No início de 2025 somos chamados a refletir sobre como nosso compromisso com Deus pode ser renovado e vivido ao longo do ano. No contexto do ano litúrgico, a Igreja propõe meses temáticos para nos ajudar a aprofundar aspectos importantes da vida eclesial: em agosto, a promoção e a oração pelas vocações; em setembro, a escuta e a prática da Palavra de Deus; em outubro, as missões. Essa dinâmica nos convida a olhar para o novo ano como uma oportunidade de cultivar nossa vocação e redescobrir a graça de sermos filhos amados de Deus.

Para vivermos bem esse propósito em 2025, podemos nos inspirar nos conselhos do Papa Francisco, dados na mensagem para o 61º Dia Mundial de Oração pelas Vocações, celebrado em abril do último ano. Ele nos encoraja a viver nosso chamado ancorados na esperança cristã, fascinados por Jesus e comprometidos na construção do Reino de Deus.

Entre os seus ensinamentos, destacam-se três conselhos que permanecem atemporais e relevantes.

  • Escuta do chamado divino como realização pessoal: a vocação não é um peso, mas uma oportunidade de descobrir quem somos e como podemos servir. O Papa lembra que a plenitude da vida é alcançada quando respondemos com amor ao chamado que Deus nos faz.
  • Solidariedade e compromisso com o bem comum: Francisco destaca o valor do serviço ao próximo e a importância de trabalharmos juntos pela construção de uma sociedade mais justa, onde a solidariedade transforma realidades.
  • Cultivo da esperança e envolvimento ativo: apesar das dificuldades somos chamados a ser “peregrinos de esperança”, promovendo paz e cuidado mútuo, vivendo o sonho de Deus para a humanidade.

Que 2025 seja um ano de escuta, ação e compromisso renovado com o chamado de Deus. Que nossos passos sejam guiados pela fé e pelo desejo de construir um mundo mais fraterno, à luz do Evangelho. Deixemo-nos fascinar por Jesus e por sua missão, confiantes na certeza de que Ele caminha ao nosso lado. Que Deus nos abençoe neste novo ano!

INTENÇÕES DO PAPA FRANCISCO PARA O MÊS DE JANEIRO

Pelo direito à educação

Rezemos para que os migrantes, os refugiados e as pessoas atingidas pela guerra vejam sempre respeitado seu direito à educação, necessária para construir um mundo melhor.

Facebook
WhatsApp
Email
Imprimir
LinkedIn