A ideia de escrever este livro nasceu logo no início da minha missão de divulgar a devoção a Santa Rita de Cássia nas redes sociais. Tudo começou com o comentário de uma seguidora sobre um antigo livreto que pertencera à sua mãe e que ensinava a prática dessa devoção. Pouco tempo depois, outra seguidora, uma brasileira radicada na Itália, relatou-me quanto essa prática é comum e fervorosa entre os italianos. Motivada por esses relatos, iniciei uma pesquisa profunda em busca de materiais que apresentassem a prática no Brasil, mas percebi que não havia referências detalhadas em língua portuguesa.
Diante dessa lacuna, debrucei-me sobre publicações internacionais para compreender a origem, os objetivos e a importância dessa devoção. O resultado transformou-se no sonho de publicar uma obra completa, publicada pela Editora Ave-Maria.
A ORIGEM E O SIGNIFICADO DA DEVOÇÃO
Embora muito difundida na Europa, especialmente na Itália, berço da “Santa dos Impossíveis”, a prática das quinze quintas-feiras ainda é pouco expressiva no Brasil. A proposta consiste em um propósito de oração de quinze semanas, servindo como uma preparação espiritual para a grande festa de Santa Rita, celebrada em 22 de maio. Tradicionalmente, os devotos iniciam a caminhada em fevereiro, calculando exatamente as quinze quintas-feiras que antecedem a data litúrgica, mas a devoção pode ser feita o ano todo.
A escolha do dia da semana não é por acaso: Santa Rita nutria uma profunda adoração ao Santíssimo Sacramento e a quinta-feira é o dia tradicionalmente dedicado à Eucaristia na Igreja Católica. Já o número 15 é um simbolismo direto aos quinze anos em que a santa carregou em sua testa o estigma da paixão de Cristo.
POR QUE TRILHAR ESSE CAMINHO?
Ao deparar com este livro, o devoto pode se perguntar “Por que devo realizar esta devoção?”. A resposta reside na disciplina do coração. A obra é um convite para organizar a vida de oração, abrindo espaço para que o agir de Deus se manifeste por meio da intercessão poderosa de Santa Rita.
O livro é estruturado em quinze capítulos, cada um abordando um aspecto específico da vida da santa e as virtudes que dela podemos aprender. O roteiro espiritual é claro: cada capítulo inclui a oração própria daquela quinta-feira e uma jaculatória final. Para uma experiência completa, a leitura deve ser integrada a um rito que se inicia com a oração de abertura e se encerra com a oração das quinze quintas-feiras e a oração final.
PRESENTES ESPECIAIS
A publicação oferece ainda dois presentes valiosos: a Oração das Quinze Rosas, que propõe uma reflexão sobre as quinze virtudes de Santa Rita, e uma meditação final inspirada no Hino ao Amor (cf. 1Cor 13).
O livro Quinze quintas-feiras com Santa Rita é um convite para um encontro pessoal com a santidade, guiando o fiel em uma caminhada de fé rumo à sua própria santificação, inspirada no exemplo daquela que nunca desistiu do impossível.
*Kátia Viviane da Silva Vanzini é jornalista, mestra e doutora em comunicação. É divulgadora da devoção a Santa Rita nas redes sociais – página @amada_ritinha no Instagram e canal Amada Ritinha no YouTube. É autora dos livros Coroa de Santa Rita, a poderosa oração por seus impossíveis, Quinze quintas-feiras com Santa Rita e Doze meses com Santa Rita.