“Quem Deus diz que eu sou?”: essa é uma das perguntas mais importantes que devemos nos fazer.
Estamos todos no centro de uma batalha feroz. Uma batalha por nossos corações, nossas mentes e nossas identidades. O mundo quer definir nossas identidades de filhos de Deus e nossas identidades como pessoas, mas Deus oferece algo mais, Ele nos convida a sermos renovados, a esquecer nossos pecados e vergonhas e nos tornar uma nova criação com Ele.
Fazer a pergunta “Quem Deus diz que eu sou?” pode ser o começo de uma jornada incrível para descobrir quem você foi criado para ser e, também, aprender a se apoiar no processo transformador de purificação que Jesus leva a todos nós a fim de nos tornarmos mais semelhantes a Ele.
O QUE A PALAVRA DE DEUS DIZ SOBRE NOSSAS IDENTIDADES?
Comece sua jornada para descobrir quem Deus diz que você é. Existem centenas de declarações poderosas sobre nós e nossas identidades que podem ser encontradas nas Sagradas Escrituras.
QUEM DEUS DIZ QUE EU SOU?
Ele diz que você é filho dele: “Vejam como é grande o amor que o Pai nos concedeu: que fôssemos chamados filhos de Deus, o que de fato somos!” (1Jo 3,1).
Você é filho de Deus; essa verdade é tão incrível que poderíamos destrinchá-la pelo resto de nossas vidas. Cada coisa sobre quem somos precisa estar enraizada nisso, um dos fundamentos de nossa fé: somos filhos.
Não importa como é sua família, ou como você foi criado, somos todos iguais no Reino de Deus, somos todos seus filhos e filhas.
ELE DIZ QUE VOCÊ É SEU COOPERADOR
“Pois nós somos cooperadores no serviço de Deus; você é o campo de Deus, o edifício de Deus.” (1Cor 3,9)
Não deixe nenhuma experiência desagradável pesar em nosso relacionamento com Deus como seus colaboradores. Quando Paulo escreve para a Igreja em Corinto, descrevendo-nos como colaboradores no serviço de Deus, ele aumenta nossas expectativas. Ele nos lembra de que podemos contribuir, de maneira significativa, para a edificação do Reino de Deus.
Deus tem um papel criado apenas para você. Ele tem um trabalho para você fazer que é vital.
ELE DESEJA QUE VOCÊ SEJA SANTO!
“Antes, vocês estavam longe de Deus e eram inimigos dele por causa das coisas más que vocês faziam e pensavam. Mas agora, por meio da morte do seu Filho na cruz, Deus fez com que vocês ficassem seus amigos a fim de trazê-los à sua presença para serem somente dele, não tendo mancha nem culpa. Há bem pouco tempo, sendo vós alheios a Deus e inimigos pelos vossos pensamentos e obras más, eis que agora Ele vos reconciliou pela morte de seu corpo humano, para que vos possais apresentar santos, imaculados, irrepreensíveis aos olhos do Pai” (Cl 1,21-22): uma vez que você compreende o impacto total dessa passagem em Colossenses, ela tem o poder de mudar tudo sobre sua identidade. Essa citação das Escrituras também é uma arma brilhante em dias difíceis, quando sua vida de pensamento é um campo de batalha.
NÃO SE ESQUEÇA, O MUNDO QUER DEFINIR VOCÊ…
“Todos nascemos originais, mas muitos de nós morremos como fotocópias.” (São Carlo Acutis)
Infelizmente, o mundo quer “imprimir sua imagem e identidade” em nós, descaracterizando o nosso ser “pessoa”, roubando o projeto de verdadeira felicidade que Deus pensou para cada um de nós.
A forma pela qual o mundo nos olha atualmente não tem a intenção de preservar, cuidar, ajudar, na construção de nossa identidade, mas está atrelada a fake news (mentira, engano ou falsidade), precisamos tomar muito cuidado para não sermos uma versão fake de nós mesmos.
Conhecer de forma profunda nossa própria identidade e tomar consciência de quais situações e elementos nos afastam dela torna-se um exercício essencial nos dias de hoje, especialmente pelo mau uso que às vezes fazemos da tecnologia, a qual pode nos levar a afastar-nos de nós mesmos e, em última instância, de Deus.
O inimigo quer definir você pelo seu pecado e vergonha, mas Jesus Cristo pagou o preço por todos os nossos pecados e vergonha quando Ele morreu por nós na cruz. É a isso que Paulo se refere quando diz em 1Coríntios 6,19-20 que fomos comprados por um preço: “Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por preço”.
Há dois aspectos na pergunta “Quem Deus diz que eu sou?”.
Em primeiro lugar, como quem Deus diz que você é muda sua identidade? Como ser um cristão afeta sua identidade?
Marcar “cristão” no próximo formulário que você preencher significa muito mais do que apenas acreditar no Céu ou sugerir que você vai à igreja no domingo ou está fazendo um caminho vocacional… Aqui está o que Paulo tem a dizer sobre isso em 2Coríntios 5,17: “Por isso, se alguém está em Cristo, é uma nova criatura. O mundo antigo passou, eis que aí está uma realidade nova”.
Cristo nos faz novos! Somos novas criaturas. O que São Paulo explica é que, assim como Jesus morreu, nós também morremos. Nosso “velho homem”, que estava cheio de pecado, morreu com Jesus e nosso “novo homem”, que foi feito santo e irrepreensível pelo sacrifício de Jesus na cruz, vive hoje. Sendo assim, a verdade abrangente que nos define é que Deus nos fez novos. Por meio de Cristo você é uma nova criação!
COMO O AMOR DE DEUS DEFINE QUEM VOCÊ É
Deus se preocupa com cada parte sua. Ele o conheceu e teceu no ventre de sua mãe: “Foste tu que criaste minhas entranhas e me teceste no seio de minha mãe” (Sl 139,13).
Deus ordenou cada um dos seus dias, Ele criou o seu ser mais íntimo. Há um propósito para você e Deus criou uma personalidade só para você. Você não precisa separar sua fé de sua personalidade. À medida que busca a Deus, Ele o atrairá, transformando-o e modelando-o enquanto você caminha com Ele.
Não há pessoa melhor para responder à pergunta “Quem Deus diz que eu sou?” do que Ele próprio. Por que não começar a lhe perguntar quem Ele o fez para ser? Ele pode responder lembrando-lhe de uma Escritura – há algum personagem na Bíblia que ele quer que você conheça? Ou pode falar com você por meio das afirmações de um amigo. Você pode ouvir a voz dele como um pensamento em sua cabeça ou um empurrãozinho em seu espírito.
Lembre-se que há uma batalha pela sua identidade, mas Jesus já conquistou tudo. Você é livre, pelo sacrifício dele na cruz, para viver liberto como um filho amado de Deus. Hoje, amanhã e para sempre.
A RESTAURAÇÃO DA IDENTIDADE
Deus, em sua infinita sabedoria, preparou um caminho de restauração. No Evangelho de João lemos o seguinte: “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome” (1,12)
Deus enviou seu Filho para realizar uma obra de restauração da nossa identidade. Todos que creem em Jesus e na sua obra recebem o poder de serem feitos filhos de Deus. Nossa posição como parte da família de Deus pode ser totalmente restaurada em Cristo. Mais do que isso: Deus não quer apenas restaurar nossa posição de filhos, mas deseja restaurar a sua semelhança em nós, aquilo que nos distingue de toda a criação: Deus quer restaurar a sua imagem e Ele faz isso em Cristo!
“Aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos” (Rm 8,29): essa é a restauração da nossa identidade, sermos conformados à imagem de Cristo.
A finalidade de todas as coisas que Deus coloca em nossas vidas é produzir a vida e a imagem de Cristo em nós. Essa mesma passagem de Romanos 8 vai dizer que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Qual o propósito de Deus? Restaurar nossa identidade como filhos, como partes da sua família. Todas as coisas cooperam para o bem desse propósito em nossas vidas. As lutas, as dificuldades, os problemas, as vitórias e derrotas, em tudo Deus produz Cristo em nós. Nosso desafio é cooperarmos com essa obra, é conhecermos mais de Cristo e, na medida do que conhecemos, comprometermo-nos a permitir que essa vida flua através de nós.
NOSSA IDENTIDADE ETERNA
“Estes [os incrédulos] sofrerão penalidade de eterna destruição, banidos da face do Senhor e da glória do seu poder, quando vier para ser glorificado nos seus santos e ser admirado em todos os que creram, naquele dia” (2Ts 1,9-10): veja que Paulo não diz que Cristo vem para ser glorificado pelos seus santos, mas vem para ser glorificado nos seus santos e ser admirado em todos os que creram. O que isso quer dizer? Isso significa que um dia, quando Jesus vier para buscar a sua Igreja, Ele virá buscar um povo cuja identidade foi restaurada. Jesus vem para buscar um povo que reflete a sua imagem. Nesse dia, o mundo e todos os seres que existem, ao olharem para a Igreja, verão Cristo.
Sua beleza, suas virtudes, seu caráter, sua obediência, seu serviço e sua glória, tudo poderá ser visto e admirado na própria Igreja, que será perfeitamente semelhante a Ele. Um dia, no início, Deus criou o homem e o distinguiu da criação ao colocar nele sua própria imagem, Deus fez o homem como parte da sua família. Entretanto, o pecado corrompeu essa identidade, roubou nossa posição e nossa semelhança com o Criador. Profeticamente, Paulo antecipa o dia em que essa história de restauração se completa: Cristo vem para ser admirado e glorificado em nós. A Igreja que sobe é a semelhança exata do Cristo que desce.
Alguém já disse que “nossa esperança de futuro define nossa atitude no presente”, portanto, que essa visão de uma identidade eternamente restaurada possa ficar bem clara para nós e possa mudar nossas vidas práticas no presente. Ao enfrentarmos os desafios desta semana, possamos lembrar: “Sou filho de Deus e a imagem de Cristo está sendo formada em mim”.
“Amados, agora, somos filhos de Deus e ainda não se manifestou o que haveremos de ser. Sabemos que, quando Ele se manifestar, seremos semelhantes a Ele, porque haveremos de vê-lo como Ele é. E a si mesmo se purifica todo o que nele tem esta esperança, assim como Ele é puro.” (1Jo 3,2-3)