A LINGUAGEM DO MEDO E A AFIRMAÇÃO DA FÉ: A SALVAÇÃO DAS FAMÍLIAS 

Baixar Versão em PDF

Estimado(a) leitor(a) da Revista Ave Maria, começo nossa reflexão mensal de novembro, mês de espera pela chegada do Salvador, pela promessa que o nosso Deus nos fez, isto é, a mensagem de libertação do pecado e a nossa salvação da morte, garantindo a todos nós a vida eterna. Sendo assim, Deus nos chama para a vida. Busque sua salvação, mas queira salvar também seus familiares, deseje levá-los para o Céu. 

Nossa Senhora recebeu a mensagem do arcanjo São Gabriel conforme nos descreve o Evangelho de São Lucas no capítulo primeiro e no centro do anúncio está a expressão “não tenhais medo, Maria”. Também São João Paulo II, na sua primeira aparição após sua eleição como Papa, disse: “Não tenham medo”. Portanto, não tenha medo de lutar pela sua salvação e a da sua família. Viva esse tempo litúrgico do Advento como um momento de renovação da fé e de salvação.

A expressão “não tenhais medo” está escrita muitas vezes na Bíblia. Isso é dito para nos lembrar de que podemos vencer esse inimigo tão astuto e presente em nossa vida, o nosso medo. 

Sentir medo de algumas coisas não tem nada de errado, afinal, quando temos medo é porque pensamos nas consequências das nossas escolhas e isso nos protege de grandes riscos, como perder até a própria vida, como foi no tempo de Gedeão (cf. Jz 6,2). Contudo, mesmo para esses medos, Jesus nos adverte: “Não tenham medo daqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma. Temam, sim, aquele que pode destruir a alma e o corpo no inferno” (Mt 10,28).

É em relação a esse medo que mata a alma que devemos ficar sempre atentos: o medo que nos paralisa e não nos permite cumprir com a missão que Deus nos deu, a missão de todo discípulo missionário que aprendemos na última reflexão de outubro: evangelizar. 

Ter coragem não é ausência do medo, mas a capacidade de alcançar metas apesar do medo, caminhar e enfrentar as adversidades. É isso que devemos fazer, bem como motivar nossas famílias para viverem essa busca constante. Não podemos nos derrotar e nos entregar por causa desse sentimento de medo. Na sua história pessoal e familiar, você já deve ter passado e superado muitas situações difíceis, nas quais com certeza ficou amedrontado(a), mas, venceu e está aqui hoje, de pé e com fé. 

Deus nos conhece melhor do que nós mesmos e nunca nos entrega uma cruz, ou uma missão, maior do que podemos carregar. Por isso, Ele envia Gedeão para a missão: “Vá com este vigor que você tem, pois você salvará Israel das mãos de Midiã. Não sou eu quem está enviando você?” (Jz 6,14). Percebe a força que tem essa palavra? É o próprio Deus que nos envia. É Ele que nos permite passar pelas provações, pois em tudo quer que sejamos mais que vencedores (cf. Rm 8,37). Contudo, Deus, que é Pai, conhece a fragilidade humana e por isso afirma para Gedeão “Eu estarei com você” (Jz 6,16).

Percebemos, então, que todo medo é da solidão e do desamparo. Muitas famílias e casais passam por ele. Dessa forma, o único remédio contra o medo é não estar sozinho, é estar bem amparado, é ter, ao seu lado, alguém mais poderoso do que você, em quem pode confiar no momento da angústia e da solidão. É isso que Jesus faz! Ele triunfa sobre nossa angústia para nos ensinar onde está a nossa vitória. 

Talvez não exista remédio psiquiátrico para o medo, mas existe o remédio espiritual: a fé. É ela que faz com que creiamos, verdadeiramente, que o Deus da promessa prometeu por meio do seu filho Jesus estar sempre conosco e realmente está (cf. Mt 28,20) e que é certeza de que Deus nunca permitiria o mal se dele Ele não pudesse tirar um bem maior ainda. É isso que Deus quer nos ensinar: a ter fé na vontade e no poder dele. 

Como consigo ser corajoso(a)? Como posso ajudar um familiar a superar o medo? Podemos nos lembrar de quando Jesus chamou Pedro para ir ao encontro dele, andando sobre as águas do mar da Galileia. Pedro foi, mas, permitiu que o medo tomasse conta do seu coração; assim, começou a afundar. Após salvá-lo, Jesus lhe perguntou: “Homem fraco na fé! Por que você duvidou?” (Mt 14,31).

Pedro sentiu medo porque olhou para o vento e para a fúria do mar em vez de manter os olhos fixos em Jesus. Esse também é o nosso grande erro: em vez de mantermos os olhos fixos em Deus, permitimos que as circunstâncias que nos envolvem nos amedrontem. Você e sua família precisam manter os olhos em Jesus, isto é, cumprir o que Ele nos deixou enquanto caminho de santificação.

Quando agimos com fé e confiança em Deus, Ele nos dá equilíbrio e luz para agirmos, guiando-nos e abrindo portas para resolvermos o problema que nos angustia. Por esse motivo, em vez de ficarmos pensando em nossas fraquezas, deficiências, problemas e fracassos, reais ou imaginários, bem como, das nossas famílias, pensemos como o salmista: “O Senhor é minha luz e minha salvação: de quem terei medo?” (Sl 27,1).

Para concluir, o Papa Francisco, no Angelus de 7 de agosto e 2022, fez uma reflexão sobre a passagem do capítulo 12 do Evangelho de São Lucas, que ele resumiu: “Jesus fala aos discípulos para os tranquilizar de qualquer medo e para os convidar à vigilância. E as expressões ‘não tenhais medo’ e ‘estais prontos’ são indicadas para vencer os receios que às vezes nos paralisam e para superar a tentação de uma vida passiva e adormecida”.

O Pontífice nos encorajou a não termos medo, pois nossas vidas e as de nossas famílias estão firmemente sob o cuidado amoroso e providencial de Deus, entretanto, devemos “estar prontos” em todos os momentos, vigilantes e atentos para servir a Deus e aos nossos irmãos e irmãs. O Papa conclui suas palavras nos encorajando mais uma vez: “Irmãos e irmãs, caminhemos sem medo, na certeza de que o Senhor nos acompanha sempre. Mantenhamo-nos acordados, para não estarmos dormindo quando o Senhor passar.” 

Mantenha sua lamparina da fé acesa e a da sua casa para que todos da sua família sejam salvos.

Pe. Rodolfo Faria

Sacerdote, Mestre em Comunicação. Apresentador de TV na Rede Século 21. Diretor de Programação 93.3 FM. Colunista de Jornal e Revista e Escritor.

Start typing and press Enter to search