A ORAÇÃO, CAMINHO DE HUMANIZAÇÃO

Baixar Versão em PDF

A oração é uma experiência fundamental e insubstituível para que sejamos sempre mais pessoas livres para amar e mais humanos em nosso modo de pensar, sentir e viver. A oração é premissa e cumprimento da vida em Deus e do viver social. O que oferecer na vida se não se tem Deus para dar? Como se pode crer em Deus se não se é habituado a falar com Ele?

A oração é a atitude mais importante para viver e crescer no caminho da santidade pessoal e comunitária.

Nós somos consagrados, pelo Batismo, para seguir e servir o Senhor e os irmãos com a Palavra do Senhor. Orar não é perder tempo, adorar a Deus não é perder tempo, louvar ao Senhor não é perder tempo. Se nós, cristãos, não pararmos cada dia diante de Deus na gratuidade da oração, o vinho ficará azedo, a casa não será construída sobre a rocha.

Por que rezar? Porque queremos seguir Jesus, viver como Ele. E Jesus orava. Quantas vezes no Evangelho o vimos deixando tudo para rezar na solidão! Talvez tivesse saudades de casa. Retirava-se para encontrar-se com o Pai e com o Espírito, para estar com eles, para reavivar a unidade com eles, mas, também para falar com eles da sua vida, dos projetos… Respirava ar de família e ali, no seu mundo – o Céu –, reencontrava força e coragem para voltar para o meio do povo e enfrentar as contradições, até mesmo a morte.

Na oração, Jesus tomava consciência da sua identidade de Filho de Deus e da missão que o Pai lhe havia confiado e de como devia realizá-la. No Batismo do Jordão, quando a descida do Espírito e as palavras do Pai lhe revelavam que era o Filho amado, Jesus estava justamente orando. As grandes decisões ele as tomava durante a oração: depois de uma noite de oração escolheu os doze; na oração no horto das Oliveiras aceitou beber o cálice que o Pai lhe oferecia.

Orar é uma das aspirações mais profundas e íntimas de todo ser humano.

É uma necessidade básica para a plenitude da vida de toda pessoa. Jesus orou e orou muito qual homem pleno de buscas e encontro de sentido da existência. A oração de Cristo torna-se o modelo de toda oração. É com Ele que podemos compreender o que é orar, por que orar, como orar. Ele nos ensina, sobretudo, que a oração é uma total integração do nosso ser à sua súplica ao Pai pela salvação da humanidade. Jesus nos mostra que Deus quer a nossa oração. A oração é expressão de nosso amor ao Pai.

Oramos na proporção de nosso amor. É o amor que nos faz orar, é ele que nos faz entender quanto é necessário orar para que sejamos pessoas livres e sempre mais plenas de amor. A oração é expressão de amor puro, de um amor que nada mais deseja senão amar.

Olhando para Jesus, tal como nos revela o Evangelho, aprendemos que orar é um caminho que se vai descobrindo e ao mesmo tempo construindo. É um processo que se inicia, sobretudo, com a abertura do coração, da alma e do espírito a Deus.

Orar significa procurar e acolher essa presença em nossa vida. É uma decisão de querer estar diante de Deus de um modo mais pessoal e totalitário. Desejo de estabelecer com Ele um diálogo de amor. O amor é, porém, mais presença do que palavra, mais acolhida que reflexão, mais dom que resposta. Assim é a oração, um encontro de presença mais do que palavras, de acolhida mais do que reflexão, mais dom de si do que repetição memorizada de fórmulas.

Reservar momentos de oração nas múltiplas atividades de cada dia é abrir espaço para uma transformação de toda a nossa vida. Orar é também transformar-se e, consequentemente, transformar tudo o que pensamos e fazemos.

A oração cristã é ação da pessoa do Espírito Santo em nós. É o Ele que nos dá condições de acolher nossa vida e expressá-la em oração, assim como é Ele mesmo que nos dá condições de orar. O Espírito Santo possibilita entender que a oração não é apenas expressão de nossos esforços humanos. Deus é nosso parceiro nesse diálogo e Ele mesmo, com seu silêncio, seu amor, seu dom nos mostra como é que se entra em diálogo com Ele e com as pessoas. Vivendo uma vida de intimidade com o Espírito Santo podemos descobrir aos poucos que o menor gesto, os menores atos de nossa vida podem ser transformados em oração se são feitos por amor. A oração faz entrar em nosso ser a força de Deus, que é um dos dons mais preciosos do Espírito Santo, que nos possibilita resistir às tentações e nos impulsiona a uma fidelidade sempre mais profunda em relação à busca sincera do sentido de nossa existência nele.

Deus quer nossa oração, pois Ele deseja o nosso amor.

Start typing and press Enter to search