ABRASADAS PELA CARIDADE: SANTA DULCE E BEM-AVENTURADA LINDALVA

A Editora Ave-Maria acaba de publicar o livro Abrasadas pela caridade, de autoria de Padre Vinícius Augusto Teixeira, com prefácio do Cardeal Dom Sérgio da Rocha, arcebispo de Salvador (BA). A obra apresenta duas figuras altamente relevantes para os brasileiros: Santa Dulce dos Pobres e a Bem-aventurada Lindalva Justo de Oliveira. A primeira se tornou enormemente apreciada pela ampla e merecida irradiação de sua obra. A segunda, menos conhecida, mas não menos significativa, desperta a atenção, sobretudo, por seu martírio. O livro coloca em evidência o elo que une essas duas mulheres consagradas: a santidade na caridade.

O primeiro capítulo é todo dedicado a Santa Dulce, começando por seu perfil biográfico, construído a partir de seus relatos e dos testemunhos daqueles que a conheceram. Assim, sobressaem suas raízes familiares, das quais lhe vieram os desvelos e estímulos que configuraram sua personalidade; seu percurso na vida religiosa, marcado por um vigoroso espírito de fé e por uma fidelidade a toda prova, bem como por discernimentos e decisões audazes; sua escuta atenta dos apelos dos pobres e sua disposição de sair-lhes ao encontro, sempre revestida de ternura, mas com uma impressionante tenacidade; o surgimento e a ampliação de suas obras, verdadeiros oásis de misericórdia, onde ainda hoje uma multidão de pessoas encontra amparo, alívio e esperança.

O segundo capítulo se detém no testemunho da Bem-aventurada Lindalva. Depois de considerar a singeleza de suas origens, a obra sublinha sua doação total a Deus para o serviço de Jesus Cristo nos pobres, segundo sua vocação de Filha da Caridade. Reflete sobre o significado de seu martírio, abraçado como coroamento de sua identificação com Cristo e como prova maior de seu amor aos irmãos mais necessitados, concretamente àqueles idosos carentes confiados à sua solicitude. Estamos, portanto, diante de uma autêntica mártir da caridade, cujo exemplo nos encoraja na busca cotidiana da santidade e na vivência daquele amor aprendido do Mestre, amor que se traduz em doação gratuita, cuidado diligente e serviço eficaz.

A caridade é a dobradiça que une o perfil franciscano de Santa Dulce e o perfil vicentino da Bem-aventurada Lindalva, a mesma caridade que as identifica como seguidoras fiéis de Jesus Cristo e referenciais seguros de uma humanidade transfigurada pela fé e plenamente realizada no amor. Como escreve Dom Sérgio da Rocha, no prefácio: “Esta obra, publicada por ocasião dos trinta anos de falecimento de Santa Dulce dos Pobres e do martírio da Bem-aventurada Lindalva, é uma fonte privilegiada de conhecimentos biográficos, que serve de inspiração e de estímulo para seguir seus passos em um mundo sempre mais necessitado da santidade vivida na caridade e no serviço ao próximo sofredor”.

Facebook
WhatsApp
Email
Imprimir
LinkedIn