Celebremos o Nome de Jesus, que também foi criança

Janeiro é o mês em que muitas pessoas fazem promessas. Criar hábitos, rever comportamentos viciantes, passar mais tempo com a família, com os amigos, focar o que realmente importa. É também o mês em que, na Igreja Católica, celebra-se o Santíssimo Nome de Jesus. 

A celebração litúrgica, realizada a cada 3 de janeiro, passou a ser propagada no século XIV e, desde então, tornou-se um momento em que os cristãos aprofundam o significado no nome de Jesus e tudo o que esse nome representou ao longo dos séculos. Em 1530, o Papa Clemente VI concedeu à Ordem Franciscana que celebrasse o ofício do Santíssimo Nome de Jesus. 

 O nome foi propagado, sobretudo, por São Bernardino de Sena, que dizia: “Este é aquele santíssimo nome desejado pelos patriarcas, esperado com ansiedade, suplicado com gemidos, invocado com suspiros, requerido com lágrimas, dado ao chegar a plenitude da graça”. 

NOME É IDENTIDADE

Toda criança, ao nascer, recebe um nome. Escolhido pelos pais com carinho, o nome faz parte da identidade da criança. 

Francesco Fernandes, que tem 8 anos e mora em São Paulo (SP), disse ter orgulho de ter o mesmo nome que um santo tão importante para a Igreja e que reconhece em Jesus o nome de alguém que foi uma criança muito especial, que desde sempre espalhou amor pelo mundo.

“Eu escuto meus pais contarem fatos sobre a vida de Jesus e fico pensando que Ele deve ter sido uma criança muito legal”, disse Francesco.

Já Yanni Lima da Silva, que mora na Bahia e tem 10 anos, acredita que Jesus, quando criança, era simples, bondoso, obediente e grato. “Ele era feliz, tinha vários amigos, sempre pensava no próximo e era amigável”, continuou a menina, que participa da comunidade e canta nas celebrações junto com sua mãe, Daniela Lima. Yanni significa “agraciada por Deus”. 

A MANIFESTAÇÃO DE DEUS EM UM MENINO

O nome de Jesus foi anunciado pelo Arcanjo Gabriel quando ele fez o anúncio de que Maria estaria grávida do filho de Deus. Gabriel declarou: “Conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus. Ele será grande; será chamado Filho do Altíssimo” (Lc 1,31-32). O nome de Jesus foi uma revelação divina à Virgem Maria e o significado indicaria toda a sua missão: “Deus salva”.

Assim, a palavra “Jesus” é uma forma latina do grego “Iesous”, que, por sua vez, é a transliteração do hebraico “Jeshua”, “Joshua” ou “Jehoshua”, cujo significado é “Yahveh é salvação”.

É o próprio Evangelho que reconta o momento em que o Filho de Deus recebeu seu nome, celebrado em janeiro, logo depois do Natal: “Quando se completaram os oito dias para o Menino ser circuncidado, deram-lhe o nome de Jesus, indicado pelo anjo, antes de ter sido concebido no seio materno” (Lc 2,21). 

E O VERBO SE FEZ CARNE

Segundo a tradição da Igreja, Jesus foi circuncidado no templo, ocasião em que recebeu seu nome. Desde então, tudo o que Ele viveu foi uma preparação para a vida adulta, sempre obediente e dócil à vontade do Pai. Assim, a infância de Jesus começa com o mistério da encarnação, quando o Verbo de Deus, a segunda Pessoa da Santíssima Trindade, fez-se carne no seio da Virgem Maria. 

Deus escolheu nascer numa condição humana simples e vulnerável, tão frágil como um recém-nascido. Também em janeiro celebra-se a Festa da Epifania ou da Manifestação de Deus. Nesse dia, em que a tradição cristã lembra a visita dos três reis magos ao Menino Jesus numa estrebaria, reflete-se sobre a humildade de Deus que se fez pequeno e pobre. 

A visita dos magos, narrada no Evangelho de Mateus, é outro momento significativo na infância de Jesus. Homens sábios e de alta posição social, vindos do Oriente, trazem presentes simbólicos (ouro, incenso e mirra) e reconhecem em Jesus o Rei dos Judeus, o Salvador. Jesus é o Redentor universal e sua infância, longe de ser apenas um evento isolado, é um sinal do cumprimento da promessa de Deus a todas as pessoas, de todas as culturas e povos. Também a adoração dos pastores, guiados pela estrela, é uma expressão dessa humildade, o reconhecimento da grandeza de Deus na simplicidade de um bebê.

APRESENTAÇÃO NO TEMPLO E A PROFECIA DE SIMEÃO

Durante a apresentação de Jesus no templo, conforme narra o Evangelho de Lucas, Simeão, um homem justo e piedoso, proclama que Ele é a “luz para revelação aos gentios e para a glória de Israel” (Lc 2,32). A profecia de Simeão é um testemunho da missão universal de Jesus e do cumprimento das promessas de Deus.

A profecia de Simeão também antecipa o sofrimento de Maria, pois ele diz que uma espada de dor transpassará seu coração. Após esses eventos, os Evangelhos falam pouco sobre a infância de Jesus. 

Esse período da infância de Jesus, de 12 anos, é revelado em Lucas 2,41-52, quando Jesus é encontrado no Templo ensinando aos doutores da Lei: “Não sabíeis que eu devo estar na casa de meu Pai?”.

DEUS ESCOLHEU SER HUMANO E FRÁGIL

Gisele Canário, teóloga e biblista do Centro Bíblico Verbo, afirmou à reportagem que “A infância de Jesus, apesar de ser pouco comentada, é fundamental para entender quem Ele foi e o que viveu”. 

“Os relatos dos Evangelhos sobre sua circuncisão (cf. Lc 2,21), apresentação no templo (cf. Lc 2,22-40) e a fuga para o Egito (cf. Mt 2,13-23) mostram como Jesus fazia parte da cultura e das tradições judaicas do século I. Esses eventos também deixam claro que Ele pertencia a um povo que vivia sob o domínio do Império Romano e enfrentava muitas dificuldades”, explicou.

Ele recordou que a circuncisão, um rito importante para os judeus, demonstra como Jesus seguiu as leis de sua religião desde o início. “Importante notar que Ele não seguia as leis de maneira cega e sem criticidade; pelo contrário, a grande relevância desse projeto é justamente manifestar o Reino de Deus como algo completamente contrário às projeções do sistema religioso e político da época. A apresentação no templo, por sua vez, mostra a ligação do povo judeu com Deus por meio de rituais e da esperança de uma cura esperada por meio de um salvador, representada por Simeão e Ana. Outro aspecto importante dessa cura é a fuga para o Egito, que reflete a dura realidade da época, marcada por injustiças e perseguições, como as causadas pelo rei Herodes”, ponderou Gisele.

Além disso, ela enfatizou que esses momentos da infância de Jesus revelam que Deus escolheu se fazer humano em toda a sua fragilidade, enfrentando os mesmos desafios de qualquer pessoa comum. “A história de Jesus criança nos lembra que Deus age no cotidiano e nos momentos mais simples, trazendo uma mensagem de cuidado e atenção, especialmente para os mais vulneráveis”, disse a biblista.

 

UM CERTO GALILEU

(Padre Zezinho)

Um certo dia, à beira-mar
apareceu um jovem galileu.
Ninguém podia imaginar
que alguém pudesse amar
do jeito que Ele amava.
Seu jeito simples de conversar
tocava o coração de quem o escutava.

E seu nome era Jesus de Nazaré.
Sua fama se espalhou e todos vinham ver
o fenômeno do jovem pregador
que tinha tanto amor.

Naquelas praias, naquele mar
naquele rio, em casa de Zaqueu.
Naquela estrada, naquele Sol.
E o povo a escutar histórias tão bonitas.
Seu jeito amigo de se expressar
enchia o coração de paz tão infinita.

E seu nome era Jesus de Nazaré.
Sua fama se espalhou e todos vinham ver
o fenômeno do jovem pregador
que tinha tanto amor.

Naquelas ruas, naquele chão.
Naquele poço e em casa de Simão.
Naquela relva, no entardecer
o mundo viu nascer a paz e a esperança.
Seu jeito puro de perdoar
fazia o coração voltar a ser criança.

E seu nome era Jesus de Nazaré.
Sua fama se espalhou e todos vinham ver
o fenômeno do jovem pregador
que tinha tanto amor.

Um certo dia, ao tribunal,
Alguém levou o jovem galileu.
Ninguém sabia qual foi o mal
E o crime que Ele fez, quais foram seus pecados.
Seu jeito honesto de denunciar
mexeu na posição de alguns privilegiados.

E mataram a Jesus de Nazaré.
E no meio de ladrões puseram sua cruz,
mas o mundo ainda tem medo de Jesus,
que tinha tanto amor.

Vitorioso, ressuscitou.
E após três dias, à vida Ele voltou.
Ressuscitado, não morre mais.
Está junto do Pai, pois Ele é o Filho eterno.
Mas Ele vive em cada lar
e onde se encontrar um coração fraterno.

Proclamamos que Jesus de Nazaré,
glorioso e triunfante, Deus conosco está.
Ele é o Cristo, é a razão da nossa fé
e um dia voltará!

Facebook
WhatsApp
Email
Imprimir
LinkedIn
Privacidade e Termos de Uso

A sua privacidade é importante para nós. É política do respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no site , e outros sites que possuímos e operamos.

Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemo-lo por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Também informamos por que estamos coletando e como será usado.

Apenas retemos as informações coletadas pelo tempo necessário para fornecer o serviço solicitado. Quando armazenamos dados, protegemos dentro de meios comercialmente aceitáveis ​​para evitar perdas e roubos, bem como acesso, divulgação, cópia, uso ou modificação não autorizados.

Não compartilhamos informações de identificação pessoal publicamente ou com terceiros, exceto quando exigido por lei.

O nosso site pode ter links para sites externos que não são operados por nós. Esteja ciente de que não temos controle sobre o conteúdo e práticas desses sites e não podemos aceitar responsabilidade por suas respectivas políticas de privacidade.

Você é livre para recusar a nossa solicitação de informações pessoais, entendendo que talvez não possamos fornecer alguns dos serviços desejados.

O uso continuado de nosso site será considerado como aceitação de nossas práticas em torno de privacidade e informações pessoais. Se você tiver alguma dúvida sobre como lidamos com dados do usuário e informações pessoais, entre em contacto connosco.

 

Compromisso do Usuário

O usuário se compromete a fazer uso adequado dos conteúdos e da informação que o oferece no site e com caráter enunciativo, mas não limitativo:

A) Não se envolver em atividades que sejam ilegais ou contrárias à boa fé a à ordem pública;

B) Não difundir propaganda ou conteúdo de natureza racista, xenofóbica, ou sobre cassinos, apostas desportivas (ex.: ), jogos de sorte e azar, qualquer tipo de pornografia ilegal, de apologia ao terrorismo ou contra os direitos humanos;

C) Não causar danos aos sistemas físicos (hardwares) e lógicos (softwares) do , de seus fornecedores ou terceiros, para introduzir ou disseminar vírus informáticos ou quaisquer outros sistemas de hardware ou software que sejam capazes de causar danos anteriormente mencionados.

Mais informações

Esperemos que esteja esclarecido e, como mencionado anteriormente, se houver algo que você não tem certeza se precisa ou não, geralmente é mais seguro deixar os cookies ativados, caso interaja com um dos recursos que você usa em nosso site.

Esta política é efetiva a partir de Janeiro de 2014.

 

1. Termos

Ao acessar ao site , concorda em cumprir estes termos de serviço, todas as leis e regulamentos aplicáveis ​​e concorda que é responsável pelo cumprimento de todas as leis locais aplicáveis. Se você não concordar com algum desses termos, está proibido de usar ou acessar este site. Os materiais contidos neste site são protegidos pelas leis de direitos autorais e marcas comerciais aplicáveis.

2. Uso de Licença

É concedida permissão para baixar temporariamente uma cópia dos materiais (informações ou software) no site , apenas para visualização transitória pessoal e não comercial. Esta é a concessão de uma licença, não uma transferência de título e, sob esta licença, você não pode:

  1. modificar ou copiar os materiais;
  2. usar os materiais para qualquer finalidade comercial ou para exibição pública (comercial ou não comercial);
  3. tentar descompilar ou fazer engenharia reversa de qualquer software contido no site ;
  4. remover quaisquer direitos autorais ou outras notações de propriedade dos materiais; ou
  5. transferir os materiais para outra pessoa ou 'espelhe' os materiais em qualquer outro servidor.

Esta licença será automaticamente rescindida se você violar alguma dessas restrições e poderá ser rescindida por a qualquer momento. Ao encerrar a visualização desses materiais ou após o término desta licença, você deve apagar todos os materiais baixados em sua posse, seja em formato eletrónico ou impresso.

3. Isenção de responsabilidade

  1. Os materiais no site da são fornecidos 'como estão'. não oferece garantias, expressas ou implícitas, e, por este meio, isenta e nega todas as outras garantias, incluindo, sem limitação, garantias implícitas ou condições de comercialização, adequação a um fim específico ou não violação de propriedade intelectual ou outra violação de direitos.
  2. Além disso, o não garante ou faz qualquer representação relativa à precisão, aos resultados prováveis ​​ou à confiabilidade do uso dos materiais em seu site ou de outra forma relacionado a esses materiais ou em sites vinculados a este site.

4. Limitações

Em nenhum caso o ou seus fornecedores serão responsáveis ​​por quaisquer danos (incluindo, sem limitação, danos por perda de dados ou lucro ou devido a interrupção dos negócios) decorrentes do uso ou da incapacidade de usar os materiais em , mesmo que ou um representante autorizado da tenha sido notificado oralmente ou por escrito da possibilidade de tais danos. Como algumas jurisdições não permitem limitações em garantias implícitas, ou limitações de responsabilidade por danos conseqüentes ou incidentais, essas limitações podem não se aplicar a você.

5. Precisão dos materiais

Os materiais exibidos no site da podem incluir erros técnicos, tipográficos ou fotográficos. não garante que qualquer material em seu site seja preciso, completo ou atual. pode fazer alterações nos materiais contidos em seu site a qualquer momento, sem aviso prévio. No entanto, não se compromete a atualizar os materiais.

6. Links

O não analisou todos os sites vinculados ao seu site e não é responsável pelo conteúdo de nenhum site vinculado. A inclusão de qualquer link não implica endosso por do site. O uso de qualquer site vinculado é por conta e risco do usuário.

 

Modificações

O pode revisar estes termos de serviço do site a qualquer momento, sem aviso prévio. Ao usar este site, você concorda em ficar vinculado à versão atual desses termos de serviço.

Lei aplicável

Estes termos e condições são regidos e interpretados de acordo com as leis do e você se submete irrevogavelmente à jurisdição exclusiva dos tribunais naquele estado ou localidade.