CRESCER NA GRAÇA E NO CONHECIMENTO DE CRISTO

Baixar Versão em PDF

“Em vista da desintegração universal, qual não deve ser a santidade de vida e piedade de vocês enquanto esperam e apressam a vinda do Dia de Deus? Neste dia, ardendo em chamas, os céus se dissolverão e os elementos se fundirão consumidos pelo fogo. O que nós esperamos, conforme a promessa dele, são novos céus e nova Terra, onde habitará a justiça. Por isso, queridos irmãos, durante este tempo de espera, esforcem-se para que Deus os encontre sem mancha e sem culpa, vivendo em paz. Considerem que a paciência de Deus para conosco tem em vista a nossa salvação, conforme escreveu para vocês o nosso amado irmão Paulo, segundo a sabedoria que lhe foi dada. Em todas as suas cartas ele fala disso. É verdade que nelas há alguns pontos difíceis de entender, que os ignorantes e vacilantes distorcem, como fazem com as demais Escrituras, para a sua própria perdição. Assim, queridos irmãos, avisados como estão, tomem cuidado para que esses ímpios não os enganem, arrastando-os para que vocês percam a firmeza e caiam. Cresçam na graça e no conhecimento de Jesus Cristo, Nosso Senhor e Salvador. A Ele pertence a glória, desde agora e até o dia da eternidade. Amém!” (2Pd 3,11-18)

Todos nós somos necessitados de aprender sempre mais o que é viver, crer, amar e como viver a plenitude da vida, crer com toda sinceridade e compromisso, amar realizando a nossa vocação e missão.

Todos somos aprendizes da arte de viver, de crer, de amar e nunca estaremos plenos, pois o mistério é infinito.

Cada ano é oportunidade de revisar a vida e planejar o caminho a seguir para que estejamos sempre crescendo na arte de viver, de crer, de amar. Jesus é o nosso único e verdadeiro Mestre. Nas palavras do apóstolo São Pedro fica para todos nós um projeto pessoal e comunitário de vida: crescer na graça e no conhecimento de Jesus Cristo, Nosso Senhor e Salvador.

Se quisermos viver uma vida plena, com verdadeiro sentido, sigamos Jesus, o caminho, a verdade, a vida. Sem Ele nossa vida é reduzida, escurecida, esvazia-se de sentido.

Para isso é preciso ter humildade para reconhecer quão pequenos somos e quanto precisamos aprender sempre. É preciso coragem para tomar novas decisões para ir aprendendo sempre mais além de nossas impressões ou ideias. É preciso também ter paciência para reconhecer que tudo necessita de tempo para aprender, praticar, assumir como vida própria a vida na sua integridade.

Jamais podemos viver a vida plenamente, em todas as suas dimensões, sem acolher o Espírito Santo que Jesus enviou sobre a Igreja para continuarmos o caminho que Ele nos ensina. Invoquemos permanentemente e de maneira pessoal, consciente, o Espírito Santo que habita em nós desde o nosso Batismo. Que Ele, hóspede de nossa alma, de nosso coração, encontre em nós acolhida, amor e deixemos que nos conduza.

Essa bela oração ao Espírito Santo, do Papa são Paulo VI, é um modelo e contém em si um programa de conhecimento para crescer na graça de Cristo. Seja um suporte para nossa vida hoje e sempre. Façamos dessa oração um caminho a ser percorrido e assim iremos crescer sempre mais na graça e no conhecimento de Cristo.

 

Oração ao Espírito Santo (Papa Paulo VI)

Ó Espírito Santo, dai-me um coração grande, aberto à vossa silenciosa e forte palavra inspiradora, fechado a todas as ambições mesquinhas, alheio a qualquer desprezível competição humana, compenetrado do sentido da santa Igreja! 

Um coração grande, desejoso de se tornar semelhante ao coração do Senhor Jesus!

Um coração grande e forte para amar a todos, para servir a todos, para sofrer por todos!

Um coração grande e forte para superar todas provações, todo tédio, todo cansaço, toda desilusão, toda ofensa! 

Um coração grande e forte, constante até o sacrifício, quando for necessário!

Um coração cuja felicidade é palpitar com o coração de Cristo e cumprir humilde, fiel e virilmente a vontade do Pai. Amém. 

Start typing and press Enter to search