A partir da mensagem para o 59º Dia Mundial das Comunicações Sociais (DMCS), que tem como tema a passagem “Partilhai com mansidão a esperança que está nos vossos corações” (1Pd 3,15-16), partilho os doze sonhos do Papa Francisco para a comunicação.
A mensagem foi publicada dia 24 de janeiro, dia de São Francisco Sales, padroeiro dos jornalistas. A celebração do Dia Mundial das Comunicações Sociais será em 1º de junho de 2025.
Somos todos convocados a comunicar, a evangelizar através dos meios de comunicação e, agora, com uma orientação ainda mais clara do Papa Francisco.
- Desarmar a comunicação – remover a agressividade, simplificação exagerada e manipulação que geram divisão, medo e ódio: “Já várias vezes insisti na necessidade de ‘desarmar’ a comunicação, de a purificar da agressividade”.
- Promover proximidade e mansidão – comunicar com respeito e gentileza, como companheiros de jornada, inspirando-se no estilo de Jesus: “A comunicação dos cristãos deve ser feita com mansidão, com proximidade: eis o estilo dos companheiros de viagem”.
- Reacender a esperança – transformar situações difíceis em oportunidades de abrir o coração para amizade, empatia e renovação: “Sonho com uma comunicação que seja capaz de falar ao coração, de suscitar atitudes de abertura e amizade”.
- Evitar slogans e manipulações – incentivar uma comunicação que não reduz a realidade a simplificações enganosas: “Nunca dá bom resultado reduzir a realidade a slogans”.
- Destacar histórias de bem – ser como exploradores que encontram pequenas sementes de esperança nas situações do dia a dia: “É importante encontrar essas sementes de esperança e dá-las a conhecer”.
- Fortalecer o sentido de comunidade – superar a fragmentação e o individualismo, promovendo a união em torno do bem comum:“Assistimos a uma atomização dos interesses, que mina os fundamentos do nosso ser comunidade”.
- Apostar na beleza e no bem – gerar inspiração e compromisso ao destacar a dignidade humana e as histórias edificantes: “A comunicação deve ser capaz de apostar na beleza e na esperança mesmo nas situações aparentemente mais desesperadas”.
- Valorizar a vida interior – priorizar a profundidade, o cuidado do coração e o cultivo de uma comunicação guiada pela reflexão e pela fé: “Perante as vertiginosas conquistas da técnica, convido-vos a cuidar do coração, ou seja, da vossa vida interior”.
- Construir pontes e derrubar muros – superar divisões e promover o diálogo em um mundo marcado por barreiras visíveis e invisíveis: “Sede testemunhas e promotores de uma comunicação não hostil, que construa pontes e atravesse os muros visíveis e invisíveis do nosso tempo”.
- Inspirar empatia e compromisso – fazer com que as mensagens gerem interesse genuíno pelos outros e pelo que é justo e correto: “Comunicar desse modo ajuda a tornarmo-nos ‘peregrinos de esperança’”.
- Comunicar como “peregrinos de esperança” – unir pessoas na caminhada rumo a um futuro mais solidário, especialmente durante o jubileu: “Estamos todos convidados a recomeçar, a deixar que Deus nos reerga e nos abrace”.
- Fazer da comunicação uma ferramenta de cuidado – disseminar uma cultura que promove o acolhimento, a ternura e a solidariedade, especialmente com os mais vulneráveis: “Contar histórias imbuídas de esperança, tomando a peito o nosso destino comum e escrevendo juntos a história do nosso futuro”.
Todos somos comunicadores. Todos influenciamos com nossas atitudes e ações. Todos estamos conectados nas mídias digitais e podemos escolher o tipo de conteúdo que vamos compartilhar e dar audiência.