ELISEU, O FIEL DISCÍPULO

Baixar Versão em PDF

Eliseu, que quer dizer “meu Deus é salvação” era filho de Safat, originário de Abel-Meula. Foi profeta de Israel nos reinados de Ocozias, Jorão, Jeú, Joás e Joacaz. Em 1Rs 19,14-21 temos o relato de seu encontro com Elias tornando-se seu servidor e discípulo: “Elias, partindo dali, encontrou Eliseu, filho de Safat, lavrando com doze juntas de bois diante dele; ele mesmo conduzia a duodécima junta. Elias aproximou-se e jogou o seu manto sobre ele. Eliseu, deixando imediatamente os seus bois, correu atrás de Elias e disse: “Deixa-me ir beijar meu pai e minha mãe depois te seguirei”. “Vai – disse-lhe Elias –, mas volta, porque sabes o que te fiz”.  Foi um homem envolvido com questões sociais e políticas de seu tempo, inúmeros milagres e prodígios marcaram sua vida e, por isso, os Padres da Igreja sempre o apresentaram como a figura de Cristo enquanto taumaturgo. Já Orígenes chamava Cristo “o Eliseu espiritual que purifica no mistério batismal os homens cobertos pela sujeira da lepra”.

Para o grande doutor da Igreja São Jerônimo, Eliseu foi modelo de vida monástica, de virgindade e de pobreza. Seu discipulado foi exercido com excelência continuando a missão de Elias em favor do povo.

Refletindo sobre a vida deste profeta, podemos destacar várias atitudes que dão consistência à nossa caminhada de fé diária. Primeiro, Eliseu era um comprometido com Deus e com o povo. Esse compromisso tinha a ver com a Aliança e a garantia de que o Senhor é fiel nas pequenas e grandes coisas. Segundo, no serviço a Elias sendo leal companheiro e discípulo, tornou-se mais tarde seu substituto, um líder nato que se deixou moldar por seu mestre. Terceiro aspecto é que Eliseu cumpriu seu chamado por amor a Deus. Seu ministério não foi grandioso como o de Elias, mas foi necessário e olhado por Deus com carinho e afeição. Isto quer dizer que em nossa caminhada de fé podemos servir com responsabilidade com o pouco que nos é dado, basta a coerência de sentir-se chamado e enviado pelo Altíssimo e deixar-se conduzir pelo sopro do Espírito.

O profeta em questão era um homem que possuía uma visão de Deus além de seu tempo e espaço, conseguia desvendar os mistérios que os homens comuns não percebiam, pois estava tão imerso na bondade do Criador que suas atitudes ecoavam como a sabedoria e fortaleza divina. Se Elias veio para expor as idolatrias e resgatar o povo ao único Deus, Eliseu teve como missão revelar a natureza e a identidade de Deus a todos os que buscavam consolo. Ele foi um verdadeiro pastor para seu povo promovendo a dignidade do ser humano em comunhão com o sagrado. Sua participação na vida de Elias foi uma escola para aprender os valores morais e as virtudes espirituais.

Eliseu nos dá preciosas orientações para que em nossas comunidades tenhamos líderes com espiritualidade, abertura à graça e fidelidade no cuidado das almas. O seguimento é a arte de saber liderar os corações para Deus e fazê-los saborear a salvação no aqui e agora.

Start typing and press Enter to search