FÁTIMA É A HISTÓRIA DE UM ENCONTRO PESSOAL

Como sempre no cristianismo, tudo começa num encontro. As crianças sempre conservaram a alegria por essas visitas pessoais de Nossa Senhora. Combinaram guardar segredo porque anteviam a incredulidade geral. Jacinta, que tinha só 7 anos, rompeu o segredo porque não podia conter a felicidade do que lhe tocara viver. Fátima é, assim, um segredo porque é um encontro pessoal, mas é um segredo destinado a ser comunicado a seu tempo, a mensagem é para todos, cristãos e pessoas de boa-vontade.

Na terceira aparição de Nossa Senhora em Fátima, no dia 13 de julho de 1917, o conteúdo foi denso e misterioso. Quase no fim, Nossa Senhora disse: “Não digais isso a ninguém”. O que, então, foi comunicado aos pastorinhos, por imagens e palavras, é aquilo a que se chama segredo de Fátima. As crianças foram fiéis a esse pedido, mesmo com violentas ameaças, como as que aconteceriam um mês depois por parte das autoridades civis da região. Nos anos seguintes às aparições, Francisco e Jacinta morreram, ainda crianças, depois de doenças prolongadas. Do segredo, nada revelaram.

O segredo de Fátima tem três partes. A primeira é a visão do inferno: as crianças veem fogo com demônios asquerosos e as almas entre gritos e gemidos de dor. A segunda parte vem de imediato como resposta: a devoção ao Imaculado Coração de Maria, desejada por Deus, com a consagração da Rússia e a Comunhão reparadora nos primeiros sábados. Nessa parte, Nossa Senhora faz várias profecias sobre a história contemporânea: o fim da Primeira Guerra Mundial, o início da Segunda e a perseguição à Igreja pelo poder soviético espalhado pelo mundo. 

Lúcia teve autorização posterior de Nossa Senhora para divulgar essas duas primeiras partes, mas a terceira permaneceu oculta mais tempo: era a profecia do atentado ao Papa. Lúcia entregou o segredo escrito ao seu bispo, que o mandou ao Papa sem o ler. Sucessivos papas o leram, mantendo o segredo. 

Em 13 de maio de 1981, o Papa São João Paulo II sofreu um atentado que o deixou à beira da morte. Sempre considerou que tinha sido salvo por Nossa Senhora. Fez a consagração do mundo, como Nossa Senhora tinha pedido, e no dia 13 de maio de 2000 beatificou os pastorinhos Francisco e Jacinta e publicou a terceira parte do segredo.

O mundo mudou à vista de todos e Fátima é a chave de leitura dessa mudança, mas seu maior segredo é o grande segredo do cristianismo: o milagre da mudança de cada pessoa que se encontra com Cristo e abraça o mundo a partir desse encontro. É esse o segredo da Igreja e está a acontecer todos os dias há 2 mil anos.

Facebook
WhatsApp
Email
Imprimir
LinkedIn