FÁTIMA É A HISTÓRIA DE UM ENCONTRO PESSOAL

Baixar Versão em PDF

Como sempre no cristianismo, tudo começa num encontro. As crianças sempre conservaram a alegria por essas visitas pessoais de Nossa Senhora. Combinaram guardar segredo porque anteviam a incredulidade geral. Jacinta, que tinha só 7 anos, rompeu o segredo porque não podia conter a felicidade do que lhe tocara viver. Fátima é, assim, um segredo porque é um encontro pessoal, mas é um segredo destinado a ser comunicado a seu tempo, a mensagem é para todos, cristãos e pessoas de boa-vontade.

Na terceira aparição de Nossa Senhora em Fátima, no dia 13 de julho de 1917, o conteúdo foi denso e misterioso. Quase no fim, Nossa Senhora disse: “Não digais isso a ninguém”. O que, então, foi comunicado aos pastorinhos, por imagens e palavras, é aquilo a que se chama segredo de Fátima. As crianças foram fiéis a esse pedido, mesmo com violentas ameaças, como as que aconteceriam um mês depois por parte das autoridades civis da região. Nos anos seguintes às aparições, Francisco e Jacinta morreram, ainda crianças, depois de doenças prolongadas. Do segredo, nada revelaram.

O segredo de Fátima tem três partes. A primeira é a visão do inferno: as crianças veem fogo com demônios asquerosos e as almas entre gritos e gemidos de dor. A segunda parte vem de imediato como resposta: a devoção ao Imaculado Coração de Maria, desejada por Deus, com a consagração da Rússia e a Comunhão reparadora nos primeiros sábados. Nessa parte, Nossa Senhora faz várias profecias sobre a história contemporânea: o fim da Primeira Guerra Mundial, o início da Segunda e a perseguição à Igreja pelo poder soviético espalhado pelo mundo. 

Lúcia teve autorização posterior de Nossa Senhora para divulgar essas duas primeiras partes, mas a terceira permaneceu oculta mais tempo: era a profecia do atentado ao Papa. Lúcia entregou o segredo escrito ao seu bispo, que o mandou ao Papa sem o ler. Sucessivos papas o leram, mantendo o segredo. 

Em 13 de maio de 1981, o Papa São João Paulo II sofreu um atentado que o deixou à beira da morte. Sempre considerou que tinha sido salvo por Nossa Senhora. Fez a consagração do mundo, como Nossa Senhora tinha pedido, e no dia 13 de maio de 2000 beatificou os pastorinhos Francisco e Jacinta e publicou a terceira parte do segredo.

O mundo mudou à vista de todos e Fátima é a chave de leitura dessa mudança, mas seu maior segredo é o grande segredo do cristianismo: o milagre da mudança de cada pessoa que se encontra com Cristo e abraça o mundo a partir desse encontro. É esse o segredo da Igreja e está a acontecer todos os dias há 2 mil anos.

Avatar

Mora em Lisboa, Portugal e tem 61 anos. Formada em Psicologia Cursa Doutorado em Educação sobre escolas inspiradas em Luigi Giussani. Foi auditora do Sínodo dos Bispos de 1991, presidido por São João Paulo II, fazendo uma intervenção sobre Fátima, sendo acolhida pelo Papa com visível comoção.

Start typing and press Enter to search