SÃO FILIPE NÉRI, UMA SANTIDADE COTIDIANA

Baixar Versão em PDF

São Filipe Néri (1515-1595) é um santo italiano conhecido por sua alegria contagiante, seu amor e devoção a Deus, bem como por sua humildade e serviço aos necessitados. Ele é considerado o “Apóstolo de Roma” devido ao seu trabalho evangelizador e caridoso na cidade durante o período da Reforma Católica. Foi sacerdote e fundador da Congregação do Oratório, um grupo de padres dedicados à vida comunitária, ao ministério da pregação, a promover a vida espiritual e a caridade cristã entre os leigos. 

Filipe faleceu em 26 de maio de 1595 e sua festa é celebrada no mesmo dia. Foi canonizado em 1622 pelo Papa Gregório XV e é um modelo de santidade para todos os cristãos que buscam seguir a Cristo de todo o coração.

A santidade de São Filipe era evidente em sua vida cotidiana, em seu amor por Deus e pelos outros e em sua busca constante de uma vida mais santa. Ele foi um exemplo de humildade e devoção e muitos foram atraídos por sua piedade e amor pela oração. Um homem cuja vida foi pautada em fazer a vontade de Deus e na sua devoção ao próximo. Além disso foi também um grande defensor do Sacramento da Confissão, encorajando as pessoas a buscar a reconciliação com Deus e com os outros.

Para ele, a santidade não deveria ser um fardo, mas sim uma fonte de alegria e paz interior. “A santidade não consiste em fazer coisas extraordinárias, mas em fazer as coisas ordinárias com amor e devoção”, disse o santo. Lembra-nos ainda que uma vida santa não era algo reservado a uma elite ou àqueles que se dedicavam exclusivamente à vida religiosa. Ele acreditava que todos os cristãos eram chamados à santidade, independentemente de sua posição social ou profissional, por isso, grande era sua insistência: buscar a santidade em suas vidas cotidianas, por meio de pequenos atos de amor e de generosidade e isso não por um instante, mas sempre, porque santidade, segundo ele, não é um estado alcançado por um momento, mas um processo contínuo de crescimento e transformação.

São Filipe Néri deixou poucos escritos sobre a santidade, mas sua vida e seu exemplo são testemunhos eloquentes de suas convicções sobre o assunto. 

Se queremos alguns conselhos de como “sermos santos”, aqui estão alguns deles:

  1. “Não se preocupe com nada, mas em tudo, pela oração e súplica, apresente suas necessidades a Deus” (Fl 4,6): confiar em Deus em todas as circunstâncias e fazer da oração uma parte central de sua vida;
  2. Faça o bem, mesmo que ninguém esteja observando: a verdadeira virtude é aquela que é praticada por amor a Deus e não por reconhecimento humano;
  3. Seja feliz e alegre, pois Deus ama uma alma alegre: a alegria é uma parte importante da vida cristã e devemos ser agradecidos por todas as bênçãos que Deus nos dá;
  4. Ame seus inimigos e ore por aqueles que o perseguem: o amor e o perdão são as melhores armas contra o ódio e a vingança;
  5.  Não se preocupe com o que as pessoas pensam de você, mas apenas com o que Deus pensa: buscar a aprovação de Deus em vez da aprovação humana;
  6.  O amor de Deus é um fogo que consome tudo o que não é amor: a busca da santidade deve ser acompanhada de uma vida de penitência e de renúncia ao egoísmo.

Enfim, a vida e os conselhos de São Filipe Néri são atemporais e podem ser aplicados a todas as épocas e situações. Eles nos convidam a buscar uma vida de união com Deus por meios da oração, da prática das virtudes e do serviço aos outros. 

Busquemos a santidade e que São Filipe interceda por todos nós.

Padre Erick Max Humberto scj

é religioso e sacerdote da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus – Dehonianos. Formado em Filosofia, Teologia e pós-graduado em Psicologia e Orientação Profissional. Atualmente é assessor e promotor vocacional.

Start typing and press Enter to search