INÍCIO DA CAMINHADA QUARESMAL

Baixar Versão em PDF

Neste mês – no dia 22, com as Cinzas – começa nossa preparação para a Páscoa de Jesus. “Páscoa” é o nome da festa judaica que comemora a passagem dos judeus da escravidão do Egito para a Terra Prometida. Quando se usa a expressão “Páscoa de Jesus”, entende-se sua passagem da escravidão da morte para a vida.

Os primeiros cristãos celebravam a Páscoa no domingo, como nós. Era tal a importância que davam à Solenidade da Páscoa de Jesus que passaram a se preparar para ela quarenta dias antes. O que faremos nós a fim de prepararmo-nos convenientemente para a Solenidade da Páscoa?

Durante quarenta dias, cuidaremos também da passagem de nossa vida espiritual, talvez relaxada e sem sentido, para outra, fervorosa no seguimento de Jesus. Tal empreitada exigirá de nós, antes de tudo, muita oração.

Diante do nosso Bom Mestre, que tudo sabe e que nos conhece a fundo, examinemos nossa consciência.
Depois, devemos dar esmola, o que não é apenas ajudar os pobres com dinheiro, mas, lutar contra o egoísmo de satisfazer nossos próprios caprichos e não olhar para os irmãos, como se pode refletir na primeira tentação de Jesus.

Em seguida, devemos praticar o jejum, que não consiste apenas em não comermos, mas, sim, em ajudarmos quem precisa. A segunda tentação do Mestre foi a de Ele escolher entre querer dominar os outros ou servi-los.
Por fim, sua terceira tentação foi a de perder a fé em seu Pai e exigir uma prova de que Ele haveria de cumprir sua Palavra, conforme lhe tinha prometido.

As tentações de Jesus são também as nossas e a última se abate com mais frequência sobre nós quando somos provados pela dor. Jesus nos preveniu de que não ficaríamos isentos de problemas e de sofrimentos, mas, prometeu a nós sua força e presença ao nosso lado.

Como nós, Jesus foi tentado a vida inteira, porém, com uma diferença: Ele jamais se deixou levar ao pecado por nenhuma tentação.

NOTAS MARIANAS
NOSSA SENHORA DE LOURDES
A devoção a Nossa Senhora de Lourdes é muito popular no Brasil. Em 1858, por dezoito vezes, Nossa Senhora apareceu a Bernadette Soubirous, revelando-se como a Imaculada Conceição. Numa dessas aparições, a Virgem pediu que Bernadette bebesse água e se lavasse na fonte onde apenas existia terra árida. Obediente, a moça começou a cavar a terra seca com as mãos, até que água começou a brotar no rochedo.

Editorial

Produção Editoral feita em parceria com a Agência Minha Paróquia

Start typing and press Enter to search