INTRODUÇÃO DESCOMPLICADA À LEITURA DA BÍBLIA A PARTIR DO LIVRO DE TOBIAS

Baixar Versão em PDF

A busca pelo conhecimento é sempre uma viagem, um caminho. Quando se trata do estudo bíblico, esse caminho tem como chegada não só o descobrimento do objeto estudado, mas do próprio estudante. Ao descobrir as páginas da Bíblia, também nos descobrimos como pessoas: “Deus revela o homem ao próprio homem (…)” (Constituição Pastoral Gaudim et Spes, 22)

O livro Introdução descomplicada à leitura da Bíblia a partir do Livro de Tobais considera esse itinerário acadêmico e espiritual. Assim como a introdução à Bíblia, o Livro de Tobias é uma viagem em busca do conhecimento de si mesmo e de Deus. Os personagens estão todos em movimento. O enredo, que conta a busca de um jovem pela herança deixada pelo pai em terras longínquas, é campo propício para revelar também o caminho psicológico e espiritual que cada personagem deve percorrer. Tobit precisa deixar de pensar apenas nos seus atos bons para enfim reconhecer que só Deus é bom. Sarah precisa vencer o demônio que lhe impede de desfrutar do Matrimônio. Tobias precisa vencer o peixe, em uma luta que é símbolo do combate contra todas as fraquezas que nos cercam. Todos precisam vencer a si mesmos, com a ajuda divina, para descobrir quem são realmente e quem é Deus.

O livro surge da busca de uma melhor maneira de transmitir a introdução à Bíblia.

Após anos de magistério bíblico, percebi que o curso cansava muito mais que entusiasmava, e então, tentei um método diferente. Em vez de só passar conteúdo, pensei em contar uma história e deixar o conteúdo fluir normalmente. Esse método evita tocar problemas conceituais antes da hora. Passei então a procurar um livro bíblico que ajudasse melhor na introdução às Sagradas Escrituras. Aí deparei com o Livro de Tobias, obra pitoresca e profundamente teológica, com sérios problemas de tradução e que conta muito a história de Israel. O gênero literário é o da novela, uma narração edificante. Era tudo o que precisava para introduzir os conceitos bíblicos. Na obra, usamos o livro como pano de fundo para poder repassar os principais temas bíblicos, utilizamos um método próprio da literatura hebraica no qual se conta uma história e ao mesmo tempo se transmitem conceitos.

Quem começa os estudos bíblicos anseia ler as páginas bíblicas na sua beleza e nas suas dificuldades. Todavia, geralmente a introdução à Bíblia tende a se resumir à apresentação de termos teológicos, costumeiramente distantes do mundo do ouvinte. No livro, tentamos amenizar a forma de apresentar a introdução à Sagrada Escritura. O Livro de Tobias é uma história entusiasmante, por isso partimos dessa obra. Ao mesmo tempo em que prende a atenção do leitor, também traz muitos problemas sobre canonicidade, inspiração, gênero literário, todos os conceitos imprescindíveis para uma introdução aos textos sagrados.

O livro apresenta-se como uma narração da história de Tobias, mas o emaranhado de problemas linguísticos e teológicos da obra nos obriga a constantemente interromper a narração e tratar dos conceitos. É nessa ida e vinda, entre a história de Tobias e os conceitos bíblicos, que o autor tenta decifrar, em uma linguagem mais acessível, a problemática da terminologia bíblica.

A obra não é direcionada aos grandes expertos da exegese, mas sim ao leitor que precisa aprofundar e/ou conhece mais a sua fé. Espero que o livro nos ajude a descobrir que o estudo pode ser prazeroso e mesmo jocoso, sem perder a seriedade e o compromisso acadêmico. A obra tem como escopo último ajudar a tornar Cristo mais amado e conhecido.

Editorial

Produção Editoral feita em parceria com a Agência Minha Paróquia

Start typing and press Enter to search