JESUS, MODELO DE ORAÇÃO E AÇÃO

A oração e a ação são duas realidades que marcam toda a trajetória pública de Jesus Cristo. Ao olharmos para os quatro evangelhos, facilmente identificaremos a oração e a ação no cotidiano da vida de Jesus. Na caminhada, anunciando o Reino de Deus, temos vários relatos segundo os evangelistas em que Jesus vai para um lugar deserto e afastado, muitas vezes sozinho, rezar, ter sua intimidade com o Pai, abastecer-se espiritualmente para realizar a missão que lhe foi confiada. 

A ação é a marca de Jesus Cristo; Ele não mede esforços, está sempre disposto, uma pessoa ativa e participativa na vida das pessoas. O Novo Testamento apresenta inúmeras ações de Jesus, que na sua grande maioria é em favor da vida e da dignidade das pessoas. 

Nosso Senhor Jesus Cristo é o modelo a ser seguido, sabemos disso, mas nem sempre queremos observar o Cristo como modelo, talvez por medo, insegurança ou, ainda, por nos sentirmos incapazes e indignos. Para tanto, ao olharmos para dentro de nós mesmos certamente iremos perceber nossas limitações, mas o próprio Jesus acreditou nos discípulos a ponto de lhes confiar a continuidade da sua missão. Sendo assim, não tenhamos receios e, a exemplo de Jesus, sejamos pessoas de oração e ação.

Como discípulas e discípulos de Jesus Cristo, aprendemos do Mestre como devemos fazer as nossas orações e com muita clareza Ele orienta para entramos em nossos quartos e rezarmos ao Pai que está no Céu (cf. Mt 6,9-13). Essa oração está interligada com a ação, não é possível separar essa que foi a trajetória que Jesus percorreu.

Para a vida cristã é impossível vivê-la sem a oração e ação, pois, sem essas duas atividades, fica insustentável, sem sentido. Dessa maneira, todas as pessoas que fazem a opção pela vida cristã necessariamente estão dispostas a seguir Jesus Cristo e também devem se esforçar para ser pessoas de oração e ação, a exemplo do Mestre, que com muito zelo e amor mostra o caminho que precisamos percorrer.

Por fim, uma vida cristã eficaz consiste no seguimento incondicional a Jesus Cristo. Ele é a fonte principal, modelo de oração e ação, sua vida doada nos impulsiona a segui-lo e sem Ele não teremos forças suficientes na oração e na ação, pois ambas caminham juntas e são fundamentais para uma vida de fé autêntica e verdadeira.

Facebook
WhatsApp
Email
Imprimir
LinkedIn