MOISÉS, O TIRADO DAS ÁGUAS

Baixar Versão em PDF

Moisés é um dos personagens bíblicos mais importantes. A narrativa de sua vida e missão encontra-se em todo o Livro do Êxodo, que trata explicitamente do início do povo de Israel e da aliança feita no Sinai. É considerado um grande líder, tendo libertado o povo da escravidão do Egito e conduzindo-o à Terra Prometida. É uma história marcada pela presença de Deus em meio aos sofrimentos que desfiguraram aquele povo escravo, oprimido pela soberania, mas fiel ao Deus verdadeiro.

Moisés era um levita, criado pela filha do faraó. Conviveu com a tirania e quando se deu conta do que faziam com os hebreus sentiu um forte apelo a mudar tal realidade. Deparou, então, com a sua verdade, pois também era um hebreu. Sua vida mudou totalmente quando se encontrou com o Senhor no episódio da sarça ardente. Recebeu o chamado para ser luz e resgatar aquela gente vítima da maldade humana.

Moisés é um homem salvo pela fé de seus pais e que veio a tornar-se exemplo de fé para as futuras gerações. Sua missão está situada no contexto da história dos patriarcas, continuando a promessa de Deus de cuidar do povo e resgatá-lo da escravidão. A iniciativa divina em escolher Moisés para essa missão é um sinal de que Deus se preocupa com os seus filhos. Todo chamado requer uma resposta objetiva e transparente que implicará uma mudança radical de vida. Traz sofrimentos, crises, perseguições, incompreensões e rejeições.

Ele se tornou instrumento da aliança conduzido pelo Senhor. Sua confiança foi perseverante e sempre alimentada pelo diálogo constante com Deus. Isso lhe permitiu adquirir consciência de seu papel e professar com convicção os conteúdos da fé recebidos e postos em prática por amor a Deus e aos seus irmãos.

A vocação de Moisés está em vistas à redenção trazida por Cristo, o novo Moisés, que na Boa-Nova anuncia um tempo de paz e libertação, de misericórdia e compaixão, unindo cada vez mais os homens ao Pai.

Com Moisés, podemos caminhar segundo a vontade de Deus e melhorar nossa relação com o transcendente. Há muitas pessoas necessitadas de libertação e muitos corações desejosos em fazer reatar a aliança com a fonte sagrada que emana do coração de Deus.

Ao apresentar, no monte Sinai, as tábuas da lei, Moisés indicou o caminho dos reais valores que resumem nossa jornada existencial. Nos Mandamentos está centrado o que nos define: amor a Deus e ao próximo.

O caminho para a Terra Prometida, para a perfeição e a eternidade passa pelo olhar atento aos desejos de Deus. O Senhor escolheu Moisés para nos conduzir ao interior da fé e nos fazer ressurgir configurados com Cristo, guiados pelo Espírito a fazer o bem e promover a solidariedade que devolve a dignidade dos oprimidos. Que a saída de Moisés do Egito seja também nossa saída das comodidades para encontrar Deus e nos deixar seduzir pelo fogo que não se consome, mas que alimenta nossa paixão pelo Reino.

Start typing and press Enter to search