NOSSA SENHORA CONSOLADORA, IBIAÇÁ (RS)

A história de Nossa Senhora Consoladora de Ibiaçá (RS) remonta aos idos de 1840, quando ainda o local se chamava Três Pinheiros e depois São João da Forquilha. Em 1923 foi construída uma capela cuja padroeira era Santa Filomena; em 1947, uma segunda capela, bem maior, foi erguida. No ano seguinte, a capela foi elevada à categoria de paróquia e o local passou a ser Distrito de Lagoa Vermelha. Nessa época houve também a troca de nome: passou a chamar-se Ibiaçá, que na língua indígena significa “fonte de água cristalina”.

Em 1952, por iniciativa do Padre Zanatta, aconteceu a primeira e o início das romarias, bem como a mudança da padroeira para Nossa Senhora da Consolação. A emancipação do município aconteceu em 1965 e em 1970 ocorreu a construção do atual Santuário Diocesano de Nossa Senhora Consoladora. O santuário sempre teve o apoio dos bispos como Dom Henrique Gelain, Dom Orlando Dotti, Dom Irineu Gassen e Dom Silvio Guterres.

O objetivo do santuário é oferecer ao povo e aos idosos da região do alto da serra gaúcha uma mãe que conforta, consola e dá esperança nas horas de solidão e de sofrimento. Assim como Jesus nos revelou o Pai, assim também Ele nos deixou uma mãe que consola nossas aflições. Nossa Senhora Consoladora, rogai por nós!

ORAÇÃO A NOSSA SENHORA CONSOLADORA

Ó, Virgem Santíssima, Nossa Senhora da Consolação, a vós recorremos, animados da mais íntima confiança filial na vossa compassiva bondade materna. Nunca se ouviu dizer, ó benigna Consoladora dos Aflitos, que alguém em suas penas, tristezas e necessidades a vós recorresse em vão, por isso a vós recorremos nas presentes aflições e angústias de nossa vida. Ó, doce Mãe da Consolação, consolai estes vossos filhos que, cheios de confiança, prostram-se aos vossos pés. Atendei as súplicas, enxugai as nossas lágrimas, aliviai as nossas dores, assisti-nos em todas as nossas tribulações. Alcançai-nos a paz, a alegria e a perfeita resignação à vontade santa de Deus, a fim de que, incessantemente reconfortados pelo bálsamo suavíssimo das consolações espirituais de que sois amável e poderosa intercessora, possamos santificar todos os sofrimentos e amarguras desta vida, transformando-os em coroa de glória para a nossa eternidade. Assim seja!

Facebook
WhatsApp
Email
Imprimir
LinkedIn