O dom da ciência

Os dons do Espírito Santo refletem o amor, o grande e único dom, com cada um representando diferentes aspectos dele, como objeto visto de diversos ângulos. Para viver plenamente esses dons é necessário seguir o caminho de Jesus, acreditando no amor, cumprindo os mandamentos e praticando as bem-aventuranças; assim, desenvolvemos os dons do Espírito e crescemos em sabedoria e graça. Esse processo envolve meditação, oração e uma vivência concreta da presença de Deus em nossas vidas e na Igreja. Falaremos, então, do dom de ciência.

Ciência é um dom que nos leva a ver as coisas como são, como Deus as vê. Muitas vezes, entende-se por ciência apenas o processo de conhecimento por meio de pesquisas humanas. A ciência como dom do Espírito vai além, por isso é preciso não se deixar enganar pelas coisas deste mundo. Mesmo sem estudar, pela fé temos ciência. 

Com esse dom, temos a capacidade de perceber quando dizem ou ensinam coisas erradas. Hoje se ensinam muitas coisas erradas mesmo nas escolas em todos os níveis e também nos encontros com as pessoas, sobretudo por tantos meios de comunicação. Quem tem o dom da ciência entende logo o que há de errado no que se anuncia. Mesmo que não saiba explicar, sabe entender que a verdade está além das opiniões, interpretações, julgamentos, impressões…

O conhecimento é muito superior ao que concluímos com nossas afirmações científicas, que, mesmo quando verdadeiras, não esgotam toda a verdade e não atingem o mistério. A ciência, como dom do Espírito Santo, é um conhecimento da intuição, que faz ter certeza de algo que ainda não se pode afirmar cientificamente. Os mesmos dados da ciência humana podem ser decodificados e aprofundados, indo além de suas conclusões.

A ciência mostra como a própria criação tem seu sentido e de algum modo expressa e vive o Evangelho sem mesmo o saber. O amor é também ciência.

Facebook
WhatsApp
Email
Imprimir
LinkedIn