QUAL A IMPORTÂNCIA DA ORAÇÃO EM FAMÍLIA?

A oração em família tem grande importância pois é o canal de comunicação permanente com Deus. Quando a família se reúne para rezar há um movimento natural para união, compreensão e perdão. Os pais cristãos, de modo particular as mães, sabem bem da necessidade de rezar pelos seus filhos, de confiá-los à ação bondosa de Deus. A família é considerada “Igreja doméstica” e os pais deveriam ser os primeiros catequistas de seus filhos. No seio da família deveria acontecer a iniciação à vida cristã e a prática da oração, como nos ensinou São João Paulo II: “A Igreja reza pela família cristã e educa-a a viver em generosa coerência com o dom e o dever sacerdotal, recebido de Cristo Sumo Sacerdote. Na realidade, o sacerdócio batismal dos fiéis, vivido no Matrimônio-Sacramento, constitui para os cônjuges e para a família o fundamento de uma vocação e de uma missão sacerdotal pela qual a própria existência quotidiana se transforma num ‘sacrifício espiritual agradável a Deus por meio de Jesus Cristo’: é o que acontece não só com a celebração da Eucaristia e dos outros sacramentos e com a oferenda de si mesmos à glória de Deus, mas também com a vida de oração, com o diálogo orante com o Pai por Jesus Cristo no Espírito Santo”.

A oração familiar tem as suas características. É uma oração feita em comum, marido e mulher juntos, pais e filhos juntos. A comunhão na oração é ao mesmo tempo fruto e exigência daquela comunhão que é dada pelos sacramentos do Batismo e do Matrimônio.

Aos membros da família cristã podem aplicar-se de modo particular as palavras com que Cristo promete a sua presença: “Digo-vos ainda isto: se dois de vós se unirem sobre a Terra para pedir, seja o que for, o conseguirão de meu Pai que está nos Céus. Porque onde dois ou três estão reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles” (Mt 18,19-20).

“A dignidade e a responsabilidade da família cristã como Igreja doméstica só podem, pois, ser vividas com a ajuda incessante de Deus, que não faltará se implorada com humildade e confiança na oração.” (Exortação Apostólica Familiaris Consortio, 59)

Precisamos renovar nossa confiança no poder da oração, de modo particular na intercessão das mães. Todas as famílias têm problemas, passam por dificuldades seja no âmbito das finanças, da saúde ou de relacionamento. Precisamos trabalhar e buscar resolver nossas dificuldades, porém, não podemos esquecer que Deus nos ouve e quer nos ajudar.

Lisa M. Hendey, autora do livro O manual da mãe católica, destaca que “Felizmente, nós pertencemos a uma família muito maior, que é a nossa Igreja Católica. Tenho a firme convicção de que, dentro de nossas tradições católicas, nós temos muitas das ferramentas que são necessárias para atualizar e renovar nossas almas” (O manual da mãe católica. Editora Ave-Maria. São Paulo, 2013, p. 10).

Em nossa tradição eclesial, confiamos na intercessão que os santos fazem por nós. Acreditamos na comunhão deles pois aqueles que se encontraram com o Senhor, ao partirem desta vida, foram para a casa do Pai e junto a Jesus intercedem por cada um de nós.

Que Maria Santíssima, mãe de Deus e nossa mãe, interceda por nós para que sejamos cada vez mais semelhantes ao seu filho Jesus. Que São José, pai adotivo de Jesus e patrono da Igreja, interceda por nós. Que o Espírito Santo de Deus nos inspire e nos ensine a rezar como convém.

Start typing and press Enter to search