Boa noite com Maria: receba o beijo de Nossa Senhora antes de dormir é um convite ao repouso da alma. Um diário que acompanha o leitor ao longo de todo o ano, noite após noite, oferecendo palavras de consolo, coragem e ternura como se fossem sussurradas por Nossa Senhora ao pé de nossas camas.
O livro foi escrito na primeira pessoa, como se Maria, mãe de Jesus e nossa mãe, viesse nos visitar ao fim de cada dia.
Em cada página, Maria nos acolhe com a delicadeza de quem conhece o coração de cada filho: enxuga nossas lágrimas, celebra nossas vitórias, fortalece nossa fé e, acima de tudo, deseja a nós uma boa noite cheia de paz e esperança.
É importante dizer: as meditações na obra reunidas não são revelações místicas, nem frutos de experiências sobrenaturais; elas nasceram de um exercício espiritual e devocional de imaginação, uma tentativa amorosa e simples de sonhar como seria se Nossa Senhora pudesse conversar conosco no fim de um dia cansativo, como uma mãe que se senta ao lado da cama de seu filho e o embala com ternura, dizendo “Estou aqui. Você pode descansar. Eu cuido de você”.
A proposta do livro é proporcionar um momento diário de aconchego, silêncio e presença. Um espaço sagrado no fim do dia, em que podemos entregar o cansaço e os sentimentos do coração no colo da Mãe.
Que cada reflexão seja como uma vela acesa na escuridão, um gesto de carinho vindo do Céu, preparando o interior de cada um para um sono tranquilo e restaurador.
Acima de tudo, Maria nunca vem sozinha. Como mãe fiel, ela sempre nos aponta para aquele que é a verdadeira luz: Jesus, seu filho. A cada página, Maria nos leva até Ele, apresentando-nos o Salvador com a mesma ternura com que o apresentou aos pastores, aos reis magos e ao mundo. Seu maior desejo é que, mesmo no silêncio da noite, possamos nos deixar iluminar por Jesus e encontrar no seu sagrado coração o verdadeiro descanso e a paz que o mundo não pode dar.
Entre as páginas do livro, Maria se faz próxima, não distante; mãe presente, não símbolo abstrato. Ela fala com simplicidade, como quem conhece nossas lutas, nossas pressas, nossos medos e nossos sonhos. Com a doçura do seu imaculado coração nos conduz à paz que só o amor de uma mãe, e a presença de Jesus, pode oferecer.
O livro não tem a proposta de trazer reflexões teológicas ou bíblicas, trata-se, antes, de um diálogo sensível e cotidiano entre uma mãe e seu filho. Embora a estrutura siga os dias do ano, os temas abordados nem sempre fazem alusão às festividades litúrgicas da Igreja. O foco está no cuidado de Maria com cada um de nós e não em interpretações doutrinárias. É um livro com leveza.
No fim de cada dia, uma frase se repete: “Boa noite, durma com os anjos, a mãe te ama!”. Todas as vezes em que eu conversava com minha mãe (Aparecida Guizilini) por telefone durante a noite, ela sempre concluía o nosso diálogo com essa elocução e eu dormia tranquilo. Tenho saudades de ouvir sua voz. Minha mãe foi a inspiração desse livro, ela agora me ilumina do Céu.
Que o livro seja, para você, um refúgio diário; um momento de encontro com Maria e, por meio dela, com Jesus. Que ao fim de cada dia você possa escutar, no silêncio do coração, “Boa noite, meu filho. Boa noite, minha filha. Eu estou com você. E Jesus também”.