Todos são convidades a viver o Jubileu da “Esperança que não engana”

O Jubileu Ordinário do ano de 2025 teve início na Solenidade do Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo, ainda em 2024. Em todas as dioceses do mundo, o jubileu foi solenemente aberto no Domingo da Sagrada Família, no contexto da oitava do Natal do Senhor, portanto, toda a Igreja já vive o ano jubilar.

Em todo o mundo, bispos, sacerdotes, religiosos e cristãos leigos buscam a vivência da “esperança que não engana”, como escreve o Papa Francisco na bula papal publicada em maio de 2024, na Solenidade da Ascensão de Nosso Senhor Jesus Cristo, 12º ano de seu pontificado.

Dom João Justino de Medeiros Silva reside em Goiânia (GO) desde fevereiro de 2022, onde exerce seu ministério de arcebispo metropolitano. Em maio de 2023 foi eleito primeiro vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). 

Mineiro de Juiz de Fora, nascido em 1966, Dom João é graduado em Pedagogia, Ciências Sociais e Teologia, com mestrado e o doutorado em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma. Pessoalmente, em razão da missão à frente da Arquidiocese de Goiânia, ele tem ajudado os fiéis na experiência da espiritualidade jubilar: “Organizamos uma programação arquidiocesana com o intento de levar a todos a mensagem do Evangelho da esperança, anunciando Jesus Cristo como a esperança viva e definitiva. Tenho a missão de presidir algumas celebrações arquidiocesanas e manter vivo, ao longo de todo o ano, o espírito próprio de um tempo jubilar”, disse em entrevista à reportagem.

Padre Gabriele Beltrami, pároco da Paróquia Santíssimo Redentor, em Val Melaina, bairro de Roma, na Itália desde setembro de 2013, afirmou que durante o ano jubilar a comunidade eclesial pode experimentar muitas novidades, seja em termos espirituais quanto comunitariamente: “É uma oportunidade especial de graça, que convida todos os membros da Igreja a viverem um tempo de renovação e reconciliação”. 

Além da renovação espiritual, ou seja, tempo para que os cristãos possam refletir sobre a misericórida e experimentá-la de modo direto, Padre Gabriele salientou que o jubileu é também um tempo que a Igreja é chamada a ser mais acolhedora e inclusiva, a fortalecer a unidade e olhar para o mundo com uma nova perspectiva, promovendo o diálogo inter-religioso e a paz.

Gizele Barbosa, redatora, analista de marketing e membro da SIGNIS Brasil Jovem foi selecionada para participar do jubileu, em Roma, junto ao primeiro grande grupo de peregrinos, o dos comunicadores. Ela saiu de São Paulo (SP), cidade em que reside, para viver a experiência jubilar no Vaticano. “Espero que este ano jubilar fortaleça os laços em vista de um crescimento como Igreja. Acredito que estar com comunicadores do mundo inteiro e do Brasil no jubileu será uma oportunidade de testemunhar a fé em um mundo repleto de desafios, ainda mais quando se fala de comunicação e inovações tecnológicas. Acredito que vamos partilhar muito as experiências e as dificuldades. Dali sairão parcerias e projetos que poderão trilhar um caminho novo na Igreja, com um olhar mais esperançoso para o mundo das comunicações”, disse.

Para a Irmã Patrizia Bongo, missionária scalabriniana que mora em Piacenza, também na Itália, a vivência do ano jubilar passou por aceitar o convite do Papa Francisco para dedicar-se mais à oração, a fim de se preparar e acolher este Ano Jubilar da Esperança como batizada e consagrada, sobretudo como Igreja, com empenho e em vista da abertura da Porta Santa. “O ano jubilar é para mim um tempo de graça que nos é dado e já senti dentro de mim a necessidade pessoal de me pôr em silêncio e começar uma peregrinação interior, vivendo as iniciativas dos encontros de oração contemplativa e meditativa. Nestes dias estou de volta a Roma e preparo-me para receber novamente o Sacramento da Penitência e viver a peregrinação às portas santas de Roma por etapas, como uma peregrinação interior”, explicou.

“SOMOS TODOS PEREGRINOS”

Dom João Justino salientou que as pessoas, as comunidades e toda a sociedade são chamadas a viver o jubileu: “Para as pessoas, incluindo-me também, espero o fortalecimento da esperança como renovação espiritual que se estende à fé e à caridade, ou seja, o fortalecimento da vida cristã como compromisso de traduzir o Evangelho de Jesus Cristo nos atos cotidianos. Em outras palavras, que o jubileu seja oportunidade para os cristãos renovarem sua adesão de fé no mistério do Verbo encarnado. Quanto às comunidades, que elas vivam o jubileu na disposição de escutar, meditar, orar e agir em sintonia com o Evangelho do qual a Igreja se alimenta todos os dias. Quanto à sociedade, que os homens e mulheres identificados como cristãos sejam semeadores de esperança, tecelões da paz tão desejada, construtores de um mundo que abriga a todos sob o olhar amoroso do Pai”.

Padre Gabriele, que vive em uma comunidade intercultural em Roma, explicou que sua comunidade sofre, como tantas outras, de certo cansaço e necessidade de vida nova: “Somos diversos, mas amantes de um único desejo: encontrar a comunhão na diversidade. Podemos nos definir como italianos, filipinos, indonésios, indianos ou paraguaios, mas, no fundo, somos todos cristãos em caminho, peregrinos da esperança. Esse bem é reconhecido pela Igreja e, por isso, devemos agradecer ao Redentor”.

Sobre a atenção aos mais vulneráveis, Gizele recordou que “a Igreja tem uma longa tradição de serviço aos mais vulneráveis e o jubileu reforça esse compromisso. Em minha caminhada eclesial, sempre estive envolvida em iniciativas voltadas para jovens, religiosos e lideranças de pastorais, promovendo espaços de diálogo e formação para eles serem agentes de transformação social. Essas ações refletem o chamado do Papa para uma Igreja que se faz presente nas periferias existenciais, levando esperança e apoio concreto”.

Irmã Patrizia, por sua vez, atuou como professora de religião num liceu científico italiano e enfatizou que todos os dias entrava em contato com muitos jovens que não eram batizados nem pertenciam à Igreja Católica/cristã: “Quando penso naquilo que o Papa nos diz e na realidade do mundo juvenil, constato como os jovens voltaram a colocar questões religiosas num contexto de grande pluralismo, em contato quotidiano com diferentes experiências religiosas, confrontando-se com amigos das religiões islâmica, budista, de igrejas irmãs cristãs, hindus”. 

Para ela, “Os jovens têm necessidade de fazer experiências expressivas como resposta concreta ao amor recebido, de se colocarem em jogo por um tempo, aderindo ao serviço generoso, às iniciativas de solidariedade, ao voluntariado, para evitar um achatamento da proposta cristã que acabaria por esvaziar a própria experiência de serviço e torná-la sem sentido para os jovens. Como comunidade eclesiástica somos chamados a ajudar os jovens a recuperar, a partir das suas experiências e das tradições das suas comunidades, o patrimônio da fé e o Ano Jubilar é uma oportunidade a não perder para investir na fé. É um forte apelo à renovação da identidade cristã”, continuou.

ESCUTAR O BEM

“Papa Francisco é muito realista e como tal ele sabe que o bem presente no mundo é silencioso e muito maior do que o mal barulhento”, recordou Dom João Justino, que reforçou a importância de, durante o jubileu, buscar as incontáveis boas notícias que existem e são pouco conhecidas para fazê-las conhecidas. “Com certeza elas se tornam no coração de quem as escuta um bálsamo que unge e prepara para gestos em favor da promoção da vida de cada pessoa e do cuidado com a criação, dom de Deus para todos”, afirmou o arcebispo.

Ele recordou, ainda, que todo jubileu traz em si um traço de conversão, de perdão, de recomeço: “Ao propor a esperança como mensagem central do Jubileu de 2025, o Papa Francisco alarga ainda mais o horizonte de cuidado com aquelas pessoas que vivem em situações desfavoráveis e padecem. A Igreja, em todos os tempos, está atenta a essas situações. Suas inúmeras obras sociais testemunham o zelo para com os pobres e necessitados e é impressionante como a Igreja consegue fazer tanto com tão poucos recursos. Na Arquidiocese de Goiânia há muitas obras sociais mantidas sobretudo pelas comunidades que atestam, dessa forma, que ser discípulo de Jesus Cristo inclui, necessariamente, reconhecê-lo nos pequeninos [cf. Mt 25,31-46]”, explicou Dom João Justino.

O vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil reforçou ainda a importância de considerar a dimensão ecológica do jubileu: “Dar o descanso à terra que produz os alimentos. Redistribuir a terra para recomeçar novos tempos de trabalho e produção. Libertar os cativos. Tudo isso faz pensar, imediatamente, na crise ambiental que vivemos. Que argumentos sustentam que não existe crise ambiental? Nesse sentido, a Campanha da Fraternidade de 2025 está em sintonia com essa dimensão ecológica do jubileu quando traz o tema ‘Fraternidade e ecologia integral’. A crise ambiental afeta o ânimo e a coragem das pessoas. A esperança cristã nos apela ao engajamento em favor do cuidado com os bens da criação, condição para o futuro da Terra. É tarefa nossa criar mecanismos de diálogo com as lideranças sociais e políticas para tratar abertamente do tema do cuidado com a casa comum”, disse.

Facebook
WhatsApp
Email
Imprimir
LinkedIn
Privacidade e Termos de Uso

A sua privacidade é importante para nós. É política do respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no site , e outros sites que possuímos e operamos.

Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemo-lo por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Também informamos por que estamos coletando e como será usado.

Apenas retemos as informações coletadas pelo tempo necessário para fornecer o serviço solicitado. Quando armazenamos dados, protegemos dentro de meios comercialmente aceitáveis ​​para evitar perdas e roubos, bem como acesso, divulgação, cópia, uso ou modificação não autorizados.

Não compartilhamos informações de identificação pessoal publicamente ou com terceiros, exceto quando exigido por lei.

O nosso site pode ter links para sites externos que não são operados por nós. Esteja ciente de que não temos controle sobre o conteúdo e práticas desses sites e não podemos aceitar responsabilidade por suas respectivas políticas de privacidade.

Você é livre para recusar a nossa solicitação de informações pessoais, entendendo que talvez não possamos fornecer alguns dos serviços desejados.

O uso continuado de nosso site será considerado como aceitação de nossas práticas em torno de privacidade e informações pessoais. Se você tiver alguma dúvida sobre como lidamos com dados do usuário e informações pessoais, entre em contacto connosco.

 

Compromisso do Usuário

O usuário se compromete a fazer uso adequado dos conteúdos e da informação que o oferece no site e com caráter enunciativo, mas não limitativo:

A) Não se envolver em atividades que sejam ilegais ou contrárias à boa fé a à ordem pública;

B) Não difundir propaganda ou conteúdo de natureza racista, xenofóbica, ou sobre cassinos, apostas desportivas (ex.: ), jogos de sorte e azar, qualquer tipo de pornografia ilegal, de apologia ao terrorismo ou contra os direitos humanos;

C) Não causar danos aos sistemas físicos (hardwares) e lógicos (softwares) do , de seus fornecedores ou terceiros, para introduzir ou disseminar vírus informáticos ou quaisquer outros sistemas de hardware ou software que sejam capazes de causar danos anteriormente mencionados.

Mais informações

Esperemos que esteja esclarecido e, como mencionado anteriormente, se houver algo que você não tem certeza se precisa ou não, geralmente é mais seguro deixar os cookies ativados, caso interaja com um dos recursos que você usa em nosso site.

Esta política é efetiva a partir de Janeiro de 2014.

 

1. Termos

Ao acessar ao site , concorda em cumprir estes termos de serviço, todas as leis e regulamentos aplicáveis ​​e concorda que é responsável pelo cumprimento de todas as leis locais aplicáveis. Se você não concordar com algum desses termos, está proibido de usar ou acessar este site. Os materiais contidos neste site são protegidos pelas leis de direitos autorais e marcas comerciais aplicáveis.

2. Uso de Licença

É concedida permissão para baixar temporariamente uma cópia dos materiais (informações ou software) no site , apenas para visualização transitória pessoal e não comercial. Esta é a concessão de uma licença, não uma transferência de título e, sob esta licença, você não pode:

  1. modificar ou copiar os materiais;
  2. usar os materiais para qualquer finalidade comercial ou para exibição pública (comercial ou não comercial);
  3. tentar descompilar ou fazer engenharia reversa de qualquer software contido no site ;
  4. remover quaisquer direitos autorais ou outras notações de propriedade dos materiais; ou
  5. transferir os materiais para outra pessoa ou 'espelhe' os materiais em qualquer outro servidor.

Esta licença será automaticamente rescindida se você violar alguma dessas restrições e poderá ser rescindida por a qualquer momento. Ao encerrar a visualização desses materiais ou após o término desta licença, você deve apagar todos os materiais baixados em sua posse, seja em formato eletrónico ou impresso.

3. Isenção de responsabilidade

  1. Os materiais no site da são fornecidos 'como estão'. não oferece garantias, expressas ou implícitas, e, por este meio, isenta e nega todas as outras garantias, incluindo, sem limitação, garantias implícitas ou condições de comercialização, adequação a um fim específico ou não violação de propriedade intelectual ou outra violação de direitos.
  2. Além disso, o não garante ou faz qualquer representação relativa à precisão, aos resultados prováveis ​​ou à confiabilidade do uso dos materiais em seu site ou de outra forma relacionado a esses materiais ou em sites vinculados a este site.

4. Limitações

Em nenhum caso o ou seus fornecedores serão responsáveis ​​por quaisquer danos (incluindo, sem limitação, danos por perda de dados ou lucro ou devido a interrupção dos negócios) decorrentes do uso ou da incapacidade de usar os materiais em , mesmo que ou um representante autorizado da tenha sido notificado oralmente ou por escrito da possibilidade de tais danos. Como algumas jurisdições não permitem limitações em garantias implícitas, ou limitações de responsabilidade por danos conseqüentes ou incidentais, essas limitações podem não se aplicar a você.

5. Precisão dos materiais

Os materiais exibidos no site da podem incluir erros técnicos, tipográficos ou fotográficos. não garante que qualquer material em seu site seja preciso, completo ou atual. pode fazer alterações nos materiais contidos em seu site a qualquer momento, sem aviso prévio. No entanto, não se compromete a atualizar os materiais.

6. Links

O não analisou todos os sites vinculados ao seu site e não é responsável pelo conteúdo de nenhum site vinculado. A inclusão de qualquer link não implica endosso por do site. O uso de qualquer site vinculado é por conta e risco do usuário.

 

Modificações

O pode revisar estes termos de serviço do site a qualquer momento, sem aviso prévio. Ao usar este site, você concorda em ficar vinculado à versão atual desses termos de serviço.

Lei aplicável

Estes termos e condições são regidos e interpretados de acordo com as leis do e você se submete irrevogavelmente à jurisdição exclusiva dos tribunais naquele estado ou localidade.