VIVENCIANDO A ESPIRITUALIDADE PASCAL

EXPERIÊNCIAS ECLESIAIS DOS DIAS MAIS IMPORTANTES PARA O CRISTIANISMO CATÓLICO

Iniciamos no Domingo de Ramos, com a entrada triunfal de Jesus na cidade de Jerusalém, a Semana Santa, também chamada de Semana Maior. Nela se celebram os momentos mais importantes da salvação do povo de Deus. O ápice do ano litúrgico são dias centrais em que vivenciamos o mistério da paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo, um mistério que é repetido todas as vezes que celebramos a Eucaristia. Quando vamos à Missa, não vamos apenas para rezar, mas para renovar este mistério. “É como se fôssemos ao Calvário para renovar o mistério pascal”, expressou o Papa Francisco em sua catequese durante a audiência-geral em 31 de março de 2021.

O Evangelho de São João, capítulo 3, versículos 16-17, apresenta: “Pois Deus amou tanto o mundo, que entregou seu Filho único, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Pois Deus não enviou o Filho ao mundo para julgar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por Ele”. Com tal entrega, Cristo santificou essa semana por cada um de seus seguidores, hoje também chamados de cristãos. Viver intensamente esse período e santificá-la é compromisso e resposta de gratidão de cada um de nós.

O Catecismo da Igreja Católica define que “A Páscoa não é simplesmente uma festa entre as outras: é a ‘festa das festas’, ‘solenidade das solenidades’, como a Eucaristia é o Sacramento dos sacramentos” (1169). Santo Atanásio a denominava “o Grande Domingo”, assim como a Semana Santa é chamada no Oriente “a Grande Semana”.

É a festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. No Antigo Testamento, recordamos que os judeus já comemoravam a Páscoa para relembrar sua libertação da escravidão do Egito.

A Páscoa aponta para nós o sacrifício de Cristo por nós no Calvário e o cumprimento de sua missão.

SEMANA SANTA: ÁPICE E CENTRO DA VIDA CELEBRATIVA

Em toda a história da Igreja, celebramos a Semana Santa e seu Tríduo Pascal, um dos momentos mais festivos e solenes do ano litúrgico, ápice e centro da vida celebrativa.

O Tríduo Pascal começa na tarde da Quinta-feira Santa com a Missa da Ceia do Senhor e termina na tarde de Páscoa com as vésperas solenes. Na Sexta-feira Santa se celebra a morte do Jesus e no Sábado Santo se recorda o repouso de Cristo no sepulcro.

“Nesse tríduo recordamos e revivemos o momento principal em que Deus aceitou o ato de amor do seu Filho, de se entregar por nós morrendo injustamente na cruz, sendo resgatado pelo Pai na morte e dando-nos o seu Espírito. Foi por esse mistério que nos tornamos filhos de Deus e ganhamos de herança a comunhão que havíamos perdido pelo pecado de Adão e Eva”, destacou em entrevista o Padre Alex José Adão, mestre em Teologia Sistemática com especialização em Liturgia e pároco na Igreja Sagrada Família em Três Corações (MG).

Padre Alex José Adão.

O sacerdote da Diocese da Campanha (MG) descreveu que ao longo do ano litúrgico é possível perceber ecos do Tríduo Pascal: “Primeiramente aos domingos, como proclamamos nas missas do domingo da Epifania: ‘Em cada domingo, Páscoa semanal, a Santa Igreja torna presente este grande acontecimento, no qual Jesus Cristo venceu o pecado e a morte’”.

Em muitas comunidades e muitas pessoas em particular têm também o costume de fazer penitências e orações penitenciais às sextas-feiras, como no dia da paixão. “Além disso, temos durante o ano outras festas, tais como Exaltação da Santa Cruz, Corpus Christi, Nossa Senhora das Dores, que recordam um aspecto ou outro das celebrações do Santo Tríduo”, comentou o especialista em Liturgia.

O religioso do sul de Minas recorda que pela tradição do povo mineiro não podem faltar também os sermões e as procissões durante a semana, mas principalmente na Sexta da Paixão à noite: o sermão do descimento da cruz, a procissão do enterro e a veneração da imagem do Senhor morto: “São expressões da devoção popular, mas que podem ser bem aproveitadas para a evangelização”.

Segundo o padre, “Em cada comunidade e a cada fiel poderiam encontrar também nesses dias uma forma de viver melhor os quatro pilares da ação evangelizadora: além da dimensão do pão (liturgia e oração), também a dimensão da Palavra de Deus, a questão da missão e da caridade”.

MANIFESTAÇÕES DE PIEDADE E DEVOÇÃO POPULAR

A Igreja conta com uma herança inestimável, que deve enriquecer a espiritualidade dos fiéis e encaminhá-los para celebrar, na liturgia, a memória do mistério pascal do Cordeiro: trata-se das manifestações de piedade e devoção popular. O povo de Deus vive e celebra esse momento com todo fervor, sem receio de demonstrar em gestos simples, porém profundos, quanto sente a presença de um Deus que se revela na paixão, morte e ressurreição de Jesus.

 

Em algumas comunidades, para além da liturgia própria desse tempo, realizam celebrações como Santo Ofício das Trevas, procissão do encontro de Nossa de Senhora das Dores e Bom Jesus dos Passos, meditação das sete dores de Nossa Senhora, meditação das sete palavras de Jesus Cristo na Cruz, encenação da paixão de Cristo.

Padre Silvio Costa Oliveira.

“No Brasil essas expressões são muito fortes, nós as chamamos de devoção popular. E isso já faz parte da cultura do nosso povo. De norte a sul do país nós vemos que a Semana Santa apresenta inúmeras manifestações populares. E o Documento de Aparecida lembra que devemos aproveitar esses momentos fortes de expressão popular como um grande momento de evangelização”, destacou em entrevista o Padre Silvio Costa Oliveira, mestre em Teologia Bíblica e Cultura Judaica pela PUC-SP, administrador paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Retiro, em Pirituba, São Paulo (SP).

Há uma profunda identificação do povo com as expressões devocionais próprias desse tempo. É natural ver as pessoas se emocionando, por exemplo, com o encontro de Nossa Senhora das Dores com o Cristo sofredor. Querem tocar, beijar as chagas, enxugar as lágrimas da mãe que chora e sofre junto com seu filho. Muitas vezes é na dor de Nossa Senhora que muitas mães hoje choram a perda de seus filhos para a violência, para o vício das drogas e até mesmo para doenças inesperadas, como o câncer ou vítimas de uma pandemia, como a atual que ainda vivemos.

É por meio da piedade e nos gestos e palavras de Cristo que guardam o silêncio e as lágrimas de Maria. Vivem intensamente a fé que ninguém poderá roubar!

Segundo o padre, que também é jornalista, é notável perceber o aumento da presença de fiéis nas celebrações da Semana Santa, sobretudo na sexta-feira, na participações em procissões do Senhor Morto e na via-sacra. O alerta é para que os cristãos não fiquem presos apenas ao sentimentalismo ou à dor dos acontecimentos da paixão de Cristo, mas que a vivência pascal remeta sempre à ressurreição: “O grande dado de tudo isso apenas terá sentido quando termina no mistério de Cristo, que vence a morte, ou seja, começamos com a dor, mas terminamos na alegria da ressurreição”, diz Padre Silvio.

Drama da Paixão: Cristo carrega a Cruz.

DRAMA DA PAIXÃO EM SANTANA DE PARNAÍBA COMPLETA 25 ANOS

A paixão, morte e ressurreição de Cristo voltarão a ser encenadas no espetáculo Drama da paixão, na Sexta-feira Santa, na cidade de Santana do Parnaíba (SP). Trata-se do segundo maior espetáculo a céu aberto do Brasil, que em 2022 completará 25 anos de existência.

Desde 1997, a encenação é realizada na cidade com o apoio da Prefeitura Municipal. Depois de dois anos sem espetáculo ao vivo, neste ano a encenação irá ocorrer novamente, numa área junto à barragem Edgar de Souza, nas margens do rio Tietê. O tema da encenação será “A bravura de Ester”. Por conta dos cuidados sanitários por causa da pandemia, a plateia deverá ser restrita. Nos anos anteriores à pandemia, o espetáculo recebia cerca de 10 mil pessoas por dia.

Segundo explicou a diretora de Cultura, da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Agacir Eleutério, com a encenação de uma passagem do Antigo Testamento, o espetáculo se renova todos os anos. “Para o público é um novo espetáculo a cada ano. Essa é a grande diferença da encenação da paixão em Santana de Parnaíba”, comentou em entrevista.

Drama da Paixão: Fogos.

Dirigido desde o início pelo diretor de teatro Edmilson Andrade, o evento se tornou a segunda maior encenação do país, ficando apenas atrás do teatro de Nova Jerusalém, no interior de Pernambuco. Porém, ao contrário de Nova Jerusalém, o espetáculo de Santana de Parnaíba é gratuito.

Toda essa vivência pascal, nas celebrações litúrgicas que se entrelaçam com os atos de piedade popular, tais como procissões, vias-sacras, encenações da paixão de Cristo, ajuda os cristãos a renovarem sua vida de fé, sua participação na comunidade e empenho evangelizador na sociedade. “Por isso, o cristão deve vivenciar a Páscoa a partir da Quarta-feira de Cinzas, iniciando uma caminhada quaresmal de conversão pessoal e de participação intensa nas celebrações litúrgicas e nos atos de piedade. Somente assim o seu canto de aleluia pascal brotará com força do íntimo de seu coração”, ensina o Padre Ulysses da Silva, do Santuário Nacional em Aparecida (SP).

Facebook
WhatsApp
Email
Imprimir
LinkedIn
Privacidade e Termos de Uso

A sua privacidade é importante para nós. É política do respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no site , e outros sites que possuímos e operamos.

Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemo-lo por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Também informamos por que estamos coletando e como será usado.

Apenas retemos as informações coletadas pelo tempo necessário para fornecer o serviço solicitado. Quando armazenamos dados, protegemos dentro de meios comercialmente aceitáveis ​​para evitar perdas e roubos, bem como acesso, divulgação, cópia, uso ou modificação não autorizados.

Não compartilhamos informações de identificação pessoal publicamente ou com terceiros, exceto quando exigido por lei.

O nosso site pode ter links para sites externos que não são operados por nós. Esteja ciente de que não temos controle sobre o conteúdo e práticas desses sites e não podemos aceitar responsabilidade por suas respectivas políticas de privacidade.

Você é livre para recusar a nossa solicitação de informações pessoais, entendendo que talvez não possamos fornecer alguns dos serviços desejados.

O uso continuado de nosso site será considerado como aceitação de nossas práticas em torno de privacidade e informações pessoais. Se você tiver alguma dúvida sobre como lidamos com dados do usuário e informações pessoais, entre em contacto connosco.

 

Compromisso do Usuário

O usuário se compromete a fazer uso adequado dos conteúdos e da informação que o oferece no site e com caráter enunciativo, mas não limitativo:

A) Não se envolver em atividades que sejam ilegais ou contrárias à boa fé a à ordem pública;

B) Não difundir propaganda ou conteúdo de natureza racista, xenofóbica, ou sobre cassinos, apostas desportivas (ex.: ), jogos de sorte e azar, qualquer tipo de pornografia ilegal, de apologia ao terrorismo ou contra os direitos humanos;

C) Não causar danos aos sistemas físicos (hardwares) e lógicos (softwares) do , de seus fornecedores ou terceiros, para introduzir ou disseminar vírus informáticos ou quaisquer outros sistemas de hardware ou software que sejam capazes de causar danos anteriormente mencionados.

Mais informações

Esperemos que esteja esclarecido e, como mencionado anteriormente, se houver algo que você não tem certeza se precisa ou não, geralmente é mais seguro deixar os cookies ativados, caso interaja com um dos recursos que você usa em nosso site.

Esta política é efetiva a partir de Janeiro de 2014.

 

1. Termos

Ao acessar ao site , concorda em cumprir estes termos de serviço, todas as leis e regulamentos aplicáveis ​​e concorda que é responsável pelo cumprimento de todas as leis locais aplicáveis. Se você não concordar com algum desses termos, está proibido de usar ou acessar este site. Os materiais contidos neste site são protegidos pelas leis de direitos autorais e marcas comerciais aplicáveis.

2. Uso de Licença

É concedida permissão para baixar temporariamente uma cópia dos materiais (informações ou software) no site , apenas para visualização transitória pessoal e não comercial. Esta é a concessão de uma licença, não uma transferência de título e, sob esta licença, você não pode:

  1. modificar ou copiar os materiais;
  2. usar os materiais para qualquer finalidade comercial ou para exibição pública (comercial ou não comercial);
  3. tentar descompilar ou fazer engenharia reversa de qualquer software contido no site ;
  4. remover quaisquer direitos autorais ou outras notações de propriedade dos materiais; ou
  5. transferir os materiais para outra pessoa ou 'espelhe' os materiais em qualquer outro servidor.

Esta licença será automaticamente rescindida se você violar alguma dessas restrições e poderá ser rescindida por a qualquer momento. Ao encerrar a visualização desses materiais ou após o término desta licença, você deve apagar todos os materiais baixados em sua posse, seja em formato eletrónico ou impresso.

3. Isenção de responsabilidade

  1. Os materiais no site da são fornecidos 'como estão'. não oferece garantias, expressas ou implícitas, e, por este meio, isenta e nega todas as outras garantias, incluindo, sem limitação, garantias implícitas ou condições de comercialização, adequação a um fim específico ou não violação de propriedade intelectual ou outra violação de direitos.
  2. Além disso, o não garante ou faz qualquer representação relativa à precisão, aos resultados prováveis ​​ou à confiabilidade do uso dos materiais em seu site ou de outra forma relacionado a esses materiais ou em sites vinculados a este site.

4. Limitações

Em nenhum caso o ou seus fornecedores serão responsáveis ​​por quaisquer danos (incluindo, sem limitação, danos por perda de dados ou lucro ou devido a interrupção dos negócios) decorrentes do uso ou da incapacidade de usar os materiais em , mesmo que ou um representante autorizado da tenha sido notificado oralmente ou por escrito da possibilidade de tais danos. Como algumas jurisdições não permitem limitações em garantias implícitas, ou limitações de responsabilidade por danos conseqüentes ou incidentais, essas limitações podem não se aplicar a você.

5. Precisão dos materiais

Os materiais exibidos no site da podem incluir erros técnicos, tipográficos ou fotográficos. não garante que qualquer material em seu site seja preciso, completo ou atual. pode fazer alterações nos materiais contidos em seu site a qualquer momento, sem aviso prévio. No entanto, não se compromete a atualizar os materiais.

6. Links

O não analisou todos os sites vinculados ao seu site e não é responsável pelo conteúdo de nenhum site vinculado. A inclusão de qualquer link não implica endosso por do site. O uso de qualquer site vinculado é por conta e risco do usuário.

 

Modificações

O pode revisar estes termos de serviço do site a qualquer momento, sem aviso prévio. Ao usar este site, você concorda em ficar vinculado à versão atual desses termos de serviço.

Lei aplicável

Estes termos e condições são regidos e interpretados de acordo com as leis do e você se submete irrevogavelmente à jurisdição exclusiva dos tribunais naquele estado ou localidade.