ABRIL MARROM

A visão é um dos cinco sentidos e tem uma grande relevância. Com ela podemos perceber o que acontece ao nosso redor, tornando-se fundamental para o nosso dia a dia. Além disso, as células com o maior metabolismo são encontradas no sistema ocular. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), presentes no documento As condições da saúde ocular no Brasil 2019, elaborado pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), atualmente a cegueira atinge cerca de 39 milhões de pessoas em todo o mundo, sendo 1,5 milhões delas no Brasil. Segundo o mesmo documento, de 60% a 80% dos casos de cegueira poderiam ser tratados ou evitados.

O cuidado com a visão é abordado na campanha de conscientização Abril Marrom, que incentiva a prevenção e o cuidado, mostrando a importância desse sentido e, com isso, prevenindo doenças como a catarata e o glaucoma, que podem levar à cegueira, além de lutar pela reabilitação e inclusão de pessoas portadoras de deficiências visuais na sociedade, proporcionando uma vida melhor e o mais normal possível.

A campanha surgiu em 2016 por conta do oftalmogista e ex-presidente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, professor doutor Suel Abujamra. O mês escolhido, abril, também traz a comemoração do Dia Nacional do Sistema Braille no dia 8, data de nascimento de José Álvares de Azevedo, que trouxe o alfabeto braile para o Brasil e o marrom foi escolhido por ser a cor da íris mais presente nos brasileiros.

É muito importante conscientizar a população de que as doenças da visão são, em sua grande parte, reversíveis e que muitos hábitos cotidianos podem ajudar na prevenção. Confira alguns exemplos:

  • Consumir alimentos ricos em vitamina C que combatem os radicais livres e auxiliam na prevenção de perda de visão como frutas vermelhas ou roxas como mirtilo, morango e framboesa, frutas amarelas ou verdes, que ajudam a enxergar as cores, como a laranja e o limão, e alimentos alaranjados, que funcionam como antioxidantes ajudando a proteger a retina, como cenoura, abóbora e mamão;
  • Evitar alimentos que não fazem bem à saúde dos olhos, como gorduras trans, óleos vegetais e açúcar;
  • Evitar a exposição contínua a aparelhos com luz UV – como celulares, televisores, lâmpadas LED. É importante fazer pausas a cada 30 minutos de utilização;
  • Evitar a exposição solar e utilizar óculos certificados com tecnologia de proteção UV;
  • Ter boas noites de sono, evitando o cansaço e a irritação da vista;
  • Visitar regularmente um oftalmologista.
Facebook
WhatsApp
Email
Imprimir
LinkedIn