TEMA E ORAÇÃO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2024 É DIVULGADO PELA CNBB
Inspirada na encíclica do Papa Francisco Fratelli Tutti, a edição de 2024 da Campanha da Fraternidade seguirá o tema “Fraternidade e amizade social” e o lema “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23,8). Foram divulgados o cartaz e a oração da campanha, também.
Segundo Dom Ricardo Hoepers, bispo auxiliar da Arquidiocese de Brasília (DF) e secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o tema e o lema da Campanha da Fraternidade 2024 refletem a preocupação do episcopado brasileiro em aprofundar a fraternidade como contraponto ao processo de divisão, ódio, guerras e indiferença que tem marcado a sociedade brasileira e o mundo.
ELEMENTOS DO CARTAZ DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2024
No cartaz a comunidade é representada por uma casa, local onde são acolhidos os irmãos e irmãs para a partilha do alimento e da vida. Ao redor de uma mesa se encontram personagens de diferentes etnias e idades, remetendo à amizade de Deus com os homens.
A celebração da fé ao redor de uma mesa, com pão, vinho e fraternidade, é o principal símbolo da comunidade. Além disso, os alimentos na mesa recordam as refeições de Nosso Senhor Jesus Cristo. Já as janelas indicam uma casa aberta aos desafios do mundo e da realidade.
O Papa aparece no centro da cena, apoiado em sua bengala, expressando que, apesar de suas limitações, ele propõe ao mundo a amizade social por meio de sua Encíclica Fratelli Tutti, mostrando que é um caminho necessário para garantir a boa convivência e a subsistência de todos os seres humanos.
Na arte, Francisco utiliza a cruz de Dom Helder Câmara, recordando as semelhanças entre esses dois homens de fé que tanto colaboraram e colaboram com a história da Igreja no Brasil e no mundo. O cartaz também é um convite para que os fiéis participem da Campanha da Fraternidade de forma concreta em 24 de março de 2024, Domingo de Ramos.
Oração da Campanha da Fraternidade 2024
Deus Pai, vós criastes todos os seres humanos com a mesma dignidade. Vós os resgatastes pela vida, morte e ressurreição do vosso filho Jesus Cristo e os tornastes filhos e filhas santificados no Espírito!
Ajudai-nos, nesta Quaresma, a compreender o valor da amizade social e a viver a beleza da fraternidade humana aberta a todos, para além dos nossos gostos, afetos e preferências num caminho de verdadeira penitência e conversão.
Inspirai-nos um renovado compromisso batismal com a construção de um mundo novo, de diálogo, justiça, igualdade e paz! Conforme a Boa-Nova do Evangelho!
Ensinai-nos a construir uma sociedade solidária sem exclusão, indiferença, violência e guerras! E que Maria, vossa serva e nossa mãe, eduque-nos para fazermos vossa santa vontade! Amém.
Fonte: Gaudium Press
EDITORA AVE MARIA REALIZA PALESTRA FORMATIVA SOBRE A IMPORTÂNCIA DO DÍZIMO NA IGREJA NA ARQUIDIOCESE DE UBERABA (MG)
No domingo, 30 de julho, a Arquidiocese de Uberaba (MG) sediou um encontro formativo da Pastoral do Dízimo, no qual o Padre Welington Cardoso Brandão, cmf ministrou uma palestra sobre o tema “Dízimo: vocação e missão”. O evento contou com a participação de vários membros da Pastoral do Dízimo e outros interessados na temática. Após a palestra, o padre autografou seus livros Pastoral do Dízimo: roteiros para reunião e formação das equipes do dízimo e Terapia a serviço do dízimo, ambos publicados pela Editora Ave-Maria.
O tema do encontro ressalta a importância vital do dízimo na Igreja Católica não apenas como uma obrigação financeira, mas como uma expressão de fé, vocação e compromisso com a missão da Igreja. Segundo a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), “O dízimo é uma contribuição sistemática e periódica dos fiéis, por meio da qual cada comunidade assume, corresponsavelmente, sua sustentação e a da Igreja. Ele pressupõe pessoas evangelizadas e comprometidas com a evangelização” (Documento 106, 6).
A palestra do Padre Welington reforçou a compreensão do dízimo como parte integrante da vivência cristã, conectando-o com a missão e a vocação de cada fiel. Ele enfatizou que o dízimo não é apenas uma contribuição monetária, mas um ato de fé e partilha que reflete a solidariedade e a responsabilidade de cada cristão com a comunidade.
Os livros do padre Welington são ferramentas valiosas para aqueles que trabalham na Pastoral do Dízimo, oferecendo orientações práticas e espirituais para o fortalecimento dessa prática na Igreja.
A importância do dízimo para a Igreja Católica vai além do sustento material das paróquias. É um instrumento de evangelização e uma maneira tangível de os fiéis expressarem sua fé e comprometimento com a Igreja e seus ensinamentos. O dízimo ajuda a Igreja a cumprir sua missão de caridade e a promover a justiça social, alimentando a solidariedade entre os membros da comunidade.
O evento na Arquidiocese de Uberaba serviu como uma oportunidade importante para refletir sobre essa prática e seu significado profundo na vida da Igreja, reforçando a conexão entre o dízimo, a vocação individual e a missão coletiva da Igreja Católica. A iniciativa também contribui para a formação e capacitação daqueles que trabalham diretamente com a Pastoral do Dízimo, equipando-os com conhecimentos e recursos para promover essa prática vital de fé e serviço na comunidade.
Fonte: Redação
ORAÇÃO DO DIZIMISTA
Recebei, Senhor, o meu dízimo.
Não é uma esmola, porque não sois mendigo.
Não é uma simples contribuição, porque não precisais dela.
Esta oferta, Senhor, representa meu reconhecimento,
minha gratidão e amor por tudo o que me destes,
é minha partilha com quem tem menos,
é meu esforço para o sustento da comunidade.
Se tenho é porque vós me destes.
Amém!