Paróquia Santuário Diocesano do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, São João Del-Rei (MG)

A devoção ao Senhor Bom Jesus crucificado em São João del-Rei (MG) remonta aos seus primórdios, com registros de graças alcançadas já em 1750. Em 1769 foi doado um terreno na vargem do Porto Real da Passagem para a construção de uma capela dedicada ao Senhor Bom Jesus de Matosinhos, devoção trazida de Portugal. No ano seguinte, os devotos pediram autorização para erguer a capela, que foi concedida em 1771. Em 1773, o Padre Matias Antônio Salgado doou patrimônio à capela, incluindo uma imagem de Nossa Senhora da Lapa.

A primeira capela em honra ao Senhor Bom Jesus de Matosinhos foi inaugurada em 19 de maio de 1774, abrigando a imagem do padroeiro, vinda de Portugal. Quase dois séculos depois, em 1959, foi criada a Paróquia do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, sendo instalada no início de 1960, com o Padre Jacinto Lovatto como primeiro pároco. Com o aumento do número de fiéis, a igreja original foi demolida e uma nova matriz foi construída e consagrada em 1980. Em 2003, a matriz foi elevada à categoria de santuário diocesano.

Entre as festividades tradicionais, destaca-se o Jubileu do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, celebrado de 5 a 14 de setembro, além da Semana Santa e do Jubileu do Divino Espírito Santo.

JUBILEU DO SENHOR BOM JESUS DE MATOSINHOS

A festa em honra ao Senhor Bom Jesus de Matosinhos é uma das mais antigas da cidade, tendo começado em 1774 com a construção da capela. Inicialmente celebrada na segunda-feira após Pentecostes, a festa seguiu assim até 1924. Em 1961, o então pároco, Padre Jacinto Lovatto, obteve a concessão de indulgências plenárias para a festa, que passou a ser celebrada em setembro. O jubileu continua até hoje, sendo renovado a cada sete anos, como uma grande expressão de fé e devoção à paixão de Cristo.

A IMAGEM DO SENHOR BOM JESUS DE MATOSINHOS

A imagem de Nosso Senhor Crucificado, esculpida em cedro no século XVIII em Matosinhos, Portugal, mede dois metros de altura e retrata Cristo vivo, com traços realistas do barroco. A imagem foi enviada para a capela de São João del-Rei em 1774 e, com o tempo, o bairro ao redor recebeu o nome de Matosinhos, em homenagem à imagem. Hoje a imagem é o centro das celebrações no santuário diocesano, sendo levada em procissão durante o jubileu, manifestando a fé dos devotos.

Facebook
WhatsApp
Email
Imprimir
LinkedIn