Nove dicas do Papa Francisco para Evangelizar

“Da alegria trazida pelo Evangelho, ninguém é excluído”: com esta mensagem, o Papa Francisco inicia sua Exortação Apostólica Evangelii Gaudium (A Alegria do Evangelho). A partir desse documento, lançado em 2013, destacamos nove dicas do Santo Padre para evangelizar.

ANUNCIE O EVANGELHO COM SIMPLICIDADE E BELEZA

O Papa propõe uma catequese querigmática e mistagógica, ou seja, um anúncio simples e cheio da beleza do amor de Deus, revelando o mistério dessa experiência. O querigma refere-se ao primeiro anúncio. Como o Papa ressalta: “Mais do que peritos em diagnósticos apocalípticos (…) é bom que nos vejam como mensageiros alegres de propostas altas, guardiões do bem e da beleza” (Exortação Apostólica Evangelii Gaudium, 168).

PROCLAME PALAVRAS QUE AQUECEM OS CORAÇÕES

O Papa orienta que as homilias sejam preparadas com palavras que tocam o coração. Isso vale também para quem evangeliza pelas redes sociais, usando esse espaço para ousadamente divulgar o Evangelho: “Falar com o coração implica mantê-lo não só ardente, mas também iluminado pela integridade da revelação” (Exortação Apostólica Evangelii Gaudium, 144).

PROMOVA O DIÁLOGO ECUMÊNICO

O Papa convida a viver um diálogo ecumênico, focando as semelhanças da fé e promovendo a unidade: “A credibilidade do anúncio cristão seria muito maior se os cristãos superassem suas divisões” (Exortação Apostólica Evangelii Gaudium, 244).

CULTIVE A UNIDADE SOBRE O CONFLITO

O evangelizador deve anunciar a paz que vem do Senhor, superando conflitos. O Papa afirma que a unidade do Espírito harmoniza as diversidades, promovendo uma “diversidade reconciliada” (Exortação Apostólica Evangelii Gaudium, 230).

CONFIE NA AÇÃO DO RESSUSCITADO E DO ESPÍRITO SANTO

A evangelização depende da confiança no Espírito Santo, que nos conduz e guia a missão: “Não há maior liberdade do que se deixar conduzir pelo Espírito” (Exortação Apostólica Evangelii Gaudium, 280).

EVANGELIZE PESSOA A PESSOA

O anúncio do Evangelho não segue fórmulas fixas. Cada pessoa é única e a evangelização deve levar em conta essa individualidade: “Transmite-se com formas tão diversas que seria impossível descrevê-las ou catalogá-las” (Exortação Apostólica Evangelii Gaudium, 129).

ACOMPANHE O CRESCIMENTO ESPIRITUAL

A evangelização não termina com o primeiro anúncio. O Papa destaca a importância do acompanhamento contínuo dos que recebem a mensagem, como fez Paulo com Timóteo e Tito: “Os discípulos missionários acompanham discípulos missionários” (Exortação Apostólica Evangelii Gaudium, 173).

UTILIZE A FORÇA DA INTERCESSÃO

A intercessão é uma poderosa forma de evangelização, regando a semente lançada: “Os grandes homens e mulheres de Deus foram grandes intercessores” (Exortação Apostólica Evangelii Gaudium, 283).

CONFIE NO AUXÍLIO DE MARIA, A ESTRELA DA EVANGELIZAÇÃO

Maria é nossa grande intercessora e modelo de evangelizadora: “Há um estilo mariano na atividade evangelizadora da Igreja (…). Em Maria, vemos que a humildade e a ternura são virtudes dos fortes” (Exortação Apostólica Evangelii Gaudium, 288).

INTENÇÕES DO PAPA PARA O MÊS DE NOVEMBRO
POR QUEM PERDEU UM FILHO

Rezemos para que todos os pais que choram a morte de um filho ou filha encontrem apoio na comunidade e obtenham do Espírito consolador a paz de coração.

Facebook
WhatsApp
Email
Imprimir
LinkedIn