Como viver bem o Jubileu 2025?

Em 2025, a Igreja celebra o Jubileu Ordinário, marcado pelos 2025 anos da encarnação de Jesus Cristo. Com o tema “Peregrinos da esperança”, esse momento especial convida os fiéis a uma experiência de graça e perdão.

Originado do termo hebraico “yobel”, o jubileu remonta à tradição bíblica do Livro do Levítico (cf. 25,8-13) como um tempo de reconciliação, libertação e renovação da justiça social. Na história da Igreja, o primeiro jubileu foi convocado pelo Papa Bonifácio VIII, em 1300, e desde então se tornou um marco espiritual celebrado a cada 25 anos.

O Papa Francisco, na bula que proclama o jubileu, destaca que esse é um momento para “oferecer a experiência viva do amor de Deus” e renovar a esperança cristã diante de um mundo marcado por desafios. Com o tema central da esperança, o jubileu propõe três pilares para a vivência desse tempo:

  • reconciliação com Deus por meio da confissão e da comunhão, os fiéis são convidados a restaurar sua relação com o Senhor;
  • renovação interior e social, pois o jubileu chama à transformação pessoal e ao compromisso com uma sociedade mais justa;
  • peregrinação e indulgências, já que a peregrinação a locais sagrados, incluindo as portas santas, é um elemento essencial, simbolizando um caminho de fé e graça.

A programação inclui grandes eventos, como a abertura das portas santas nas principais basílicas de Roma e nas catedrais diocesanas pelo mundo. Esse também será um momento de intensa ação pastoral, incluindo atividades para diversas comunidades e iniciativas de reconciliação promovidas pelos Missionários da Misericórdia, instituídos no jubileu de 2016.

Que o jubileu em 2025 seja um tempo de renovação, esperança e compromisso, guiando-nos na construção de um mundo mais fraterno.

Facebook
WhatsApp
Email
Imprimir
LinkedIn