Santuário Diocesano de Santo Expedito (SP)

Segundo relatos comprovados pelo pioneiro e historiador Pedro Geraldo Coimbra, por meio de fotos e documentos desde o ano de 1919, já existiam demarcações onde hoje se encontra o município de Santo Expedito. Rezam os fatos que a Companhia Colonizadora Ciampolini & Braga Ltda. desde essa época trabalhava com a entrega de lotes demarcados aos seus proprietários, que imediatamente começaram o desmatamento para a construção de edificações.

O nome primitivo de Santo Expedito foi “km 30” por questões de localização dos municípios mais próximos. Por volta de 1940, com a chegada de uma família vinda do sul do Maranhão, iniciou-se efetivamente sua história. Na bagagem do senhor Arnóbio Guimarães Tenório, uma imagem de seu santo de devoção – Santo Expedito – e a promessa de que, se chegasse com sua família ao Estado de São Paulo e encontrasse trabalho e um lugar para morar, construiria uma capelinha a Santo Expedito. A graça foi alcançada e o senhor Tenório denominou o local de sua última parada Capelinha da Vila Braga, como era chamada devido à companhia instalada no local, mas, de imediato se exclui Vila Braga, restando somente a denominação Capelinha; mesmo assim, o povo da localidade chamava sua terra de Santo Expedito, em menção ao local onde se abrigava a imagem do santo, feito de pau a pique, coberto por tábuas de cedro e sem piso algum.

Em 1952, Capelinha era muito frequentada por estudantes, principalmente durante as provas de fim de ano, chegando a formar fila para rezarem e fazerem pedidos, ainda com as malinhas nas costas… Nessa época, o local já havia passado por uma reforma, contando com estrutura feita por tábuas toscas, cobertura de telhas em estilo francês, sino de bronze, piso de tijolos e bancos de madeiras toscas.

Facebook
WhatsApp
Email
Imprimir
LinkedIn