“FALA COM SABEDORIA, ENSINA COM AMOR.” (PR 31,26)

Baixar Versão em PDF

Na catequese de Jesus, encontramos espaço para um rico e profundo aprendizado. Com temas muito variados e fundamentais, Jesus nos ensina como revelar o amor de Deus. Vamos descobrindo traços da pedagogia de Jesus em suas palavras e atitudes, que nos ajudam na compreensão de que sua catequese, pedagógica e mistagógica, quer alcançar o coração de tantos homens e mulheres que se reúnem para escutar sua mensagem.

Uma catequese acolhedora compartilha a mensagem de Jesus para que os catequizandos se encantem e se comprometam com o projeto de vida proposto por Jesus.

Quando a catequese é fraterna, aproxima as pessoas para uma experiência de comunhão com o Senhor. Já uma catequese orante favorece o crescimento espiritual de todos os envolvidos num caminho de mística e de participação.

Não podemos deixar de lembrar que a catequese, também, tem outra dimensão importante, ela é libertadora; forma a consciência e desperta na pessoa o desejo de pertencer à comunidade de fé e de se engajar nos serviços e ministérios da vida cristã.

Em 2022, a Campanha da Fraternidade (CF), com o tema “Fraternidade e educação” e o lema: “Fala com sabedoria, ensina com amor” (Pr 31,26), quer nos colocar diante da realidade da educação em nosso país neste tempo oportuno de conversa do coração que é a Quaresma.

Com isso, chamados a uma reflexão e profunda conversão; podemos, apoiados na catequese de Jesus, encontrar caminhos para uma catequese viva e motivadora. Ele nos ensina o valor da escuta, a importância de conhecermos e respeitarmos as fragilidades humanas para seguirmos seus passos em vista da comunhão.

No Evangelho de João, encontramos uma passagem que narra o diálogo de Jesus com autoridades (mestres da lei e fariseus). Nessa passagem (cf. Jo 8,1-11), Jesus, educador, mostra que sua pedagogia difere do modo dos fariseus, porque conhece muito bem as Escrituras e as torna palavra viva com o seu modo de agir.

Queridos catequistas, precisamos aprender com Jesus, mestre e educador.

“Jesus educador entra naquela realidade conflitiva. Enxerga criteriosamente o problema, escuta e sente o pavor daquela mulher e os argumentos dos seus justiceiros. Jesus não polemiza, não acirra ânimos, não pensa o problema de modo isolado. Antes, procura escutar em silêncio o que dizem. Depois, em diálogo, conduz pedagogicamente todas as partes envolvidas para que sintam e reflitam sobre as fragilidades humanas, às quais todos estão sujeitos. Quando todos aprendem a complexidade da própria situação em que estão envolvidos, as atitudes e a realidade se transformam.” (Texto-base da Campanha da Fraternidade 2022, 21)

Com Ele, aprendemos que a vida humana precisa ser respeitada e cuidada. Precisamos nos colocar no lugar do outro. No ministério da catequese, vamos encontrar pessoas cansadas e abatidas por terem sido rejeitas, humilhadas e maltratadas por outros. Nossa missão é anunciar Jesus Cristo para que todos encontrem a sua paz. Assim como Jesus agiu como pacificador sejamos instrumentos da misericórdia divina.

Falamos com sabedoria, quando:

  • Anunciamos Jesus, o Filho amado de Deus;
  • Buscamos escutar os outros;
  • Comunicamos com o coração o que temos a dizer;
  • Revelamos respeito e bondade com as nossas atitudes;
  • Compartilhamos esperança aos nossos catequizandos, famílias e comunidade.

Ensinamos com amor quando:

  • Discernimos a vontade de Deus em nosso ministério;
  • Revemos nossos pensamentos, nossas palavras e nossas ações;
  • Construímos uma comunidade de fé e amor;
  • Damos testemunho de fé e de comunhão com o Senhor;
  • Dilatamos as dimensões do nosso coração para servirmos sempre mais.

A catequese é espaço de vida e de educação na fé, lugar de transmissão de conhecimentos e ensinamentos, dando aos catequizandos condições para que façam a melhor escolha para a perseverança no relacionamento com Deus. Graças ao anúncio querigmático, despertamos para o acolhimento da mensagem atraente de Jesus.

Escutando sua voz, vamos renovando a esperança e a vida da comunidade, descobrindo o sentido da busca. É no encontro pessoal com Jesus Cristo que entendemos o chamado para sermos seus discípulos missionários.

Nesse grande mutirão de fraternidade e solidariedade, cuidemos para que a nossa unidade reflita o nosso coração renovado e motivado para um novo agir. Catequese é falar de fé! Um processo complexo de transmissão da fé na desafiadora missão que recebemos.

Continuemos juntos no caminho do discipulado!

Start typing and press Enter to search