JOSUÉ: O GRANDE LÍDER

Baixar Versão em PDF

Em hebraico, Josué, também chamado Oseias, significa “Javé é salvação”. Com ele se inicia o tempo dos profetas e já no primeiro capítulo de seu livro vemos que recebe a promessa de Deus (cf. Js 1,1-11) para continuar a missão de Moisés liderando o povo de Israel na conquista de Canaã em direção à Terra Prometida.

Josué era um grande militar e estrategista de guerra. Sempre atento à vontade de Deus, combateu as idolatrias dos povos e os sacrifícios de pessoas às divindades. Várias cidades foram destruídas sob seu comando, inclusive Jericó. Também reorganizou o território de Canaã em doze tribos, fazendo com que cada uma delas se ocupasse em exterminar seus inimigos e garantir a aliança e a fidelidade com o Deus Altíssimo.

Josué foi testemunha da ação de Deus durante os quarenta anos do êxodo e esteve ao lado de Moisés, sendo ungido por ele com a força do Espírito Santo (cf. Dt 34,9).

Sua amizade com Moisés lhe deu uma sólida formação espiritual e a certeza da presença amorosa de Deus nos acontecimentos da história.

Seu livro é muito importante, pois nos mostra que Deus cumpriu sua promessa, porém, nem todo o povo fez a sua parte. São páginas bíblicas muito violentas que mostram Josué disposto a massacrar todos aqueles que se opõem ao seu caminho. Ele é chamado por Deus e usa seu exército para agir em nome do Senhor. “Estamos diante da aurora de uma revelação que um dia culminou no mandamento de amar os inimigos e oferecer a face aos que nos esbofetear.” (Bíblia Sagrada Ave-Maria: edição de estudos, p. 296)

Josué é um homem de fé que segue a voz do Senhor e não mede esforços em servir ao Deus verdadeiro. Podemos destacar a fortaleza dele e sua coragem em assumir a responsabilidade de ser guia do povo.

A lição que nos estimula nos dias de hoje a encarar a vida e os compromissos com esperança está destacada nos versículos que seguem: “Sê firme e corajoso. Tem ânimo, pois, e sê corajoso para cuidadosamente observares toda a lei que Moisés, meu servo, te prescreveu. Não te afastes dela nem para a direita nem para a esquerda, para que sejas feliz em todas as tuas empresas. Traze sempre na boca (as palavras) deste livro da lei; medita-o dia e noite, cuidando de fazer tudo o que nele está escrito; assim prosperarás em teus caminhos e serás bem-sucedido. Isto é uma ordem: sê firme e corajoso. Não te atemorizes, não tenhas medo, porque o Senhor está contigo em qualquer parte para onde fores” (Js 1,6-9).

A vocação de cada filho de Deus é permanecer na Palavra que cura, liberta e salva. Seguir a Palavra de Deus com toda alma e coração nos faz prósperos e felizes, seguros do sentido de nossa vida e ardorosos na promoção da fraternidade entre os povos. Que a confiança tome conta de nossas atitudes para que Deus seja sempre louvado, amado e servido, a exemplo de Josué. A Terra Prometida é a eterna presença em Deus.

Start typing and press Enter to search