Iniciamos a Quaresma na Quarta-feira de Cinzas e no decorrer deste mês nos preparamos para a chamada “Semana Maior”, ou seja, a Semana Santa, na qual viveremos o Tríduo Pascal na Sexta-feira da Paixão, no Sábado Santo e na Páscoa do Senhor. O que podemos fazer para bem viver esse tempo? Como obter frutos que podem ser colhidos para além dessas datas? Preparamos algumas dicas que vão ajudar você a bem viver este tempo. Confira:
1- JEJUM, ORAÇÃO E ESMOLA
Faça o jejum conforme as próprias condições, para que o corpo seja sujeito ao espírito. Pode ser um jejum a pão e água, um jejum só de líquidos, um jejum parcial etc., especialmente nas sextas-feiras.
Intensifique a oração, seja ela pessoal ou comunitária. Orar é entrar em comunhão com Deus, é tornar-se íntimo dele, que é nosso Pai. Marque um tempo para rezar e obedeça ao previsto.
Dê uma boa esmola aos pobres. Pode ser de muitas formas: ajudar uma família necessitada, um pobre necessitado etc. “Tenhamos caridade e humildade e façamos esmolas, já que estas lavam as almas das nódoas dos pecados” (São Francisco de Assis).
2- PALAVRA DE DEUS
Medite a Palavra de Deus, sobretudo as leituras que a Igreja coloca na liturgia da Missa neste tempo. Decida, com um ato de vontade, fazer o que Deus lhe pede na meditação.
3- VISITAR OS DOENTES
Visite os doentes que precisam de ajuda, sobretudo os velhos e abandonados: “Aqueles que têm saúde não precisam de médicos, mas sim os doentes” (Mt 9,12).
4- CONFISSÃO
Faça uma boa confissão geral depois de um bom exame de consciência, revendo toda a vida passada. Não omita nada, lance a Deus todas as suas misérias. Perdoe todas as pessoas que o ofenderam.
5- SANTA MISSA
Participe da santa Missa sempre que puder e comungue bem. Faça uma boa ação de graças após a comunhão, colocando toda a sua vida para Jesus. Louve-o, adore-o, interceda pela Igreja, pela sua família etc.
6- VIA-SACRA
Participe da via-sacra sempre que puder ou a faça você mesmo, em uma Igreja, acompanhando os quadros que a compõem, meditando o sofrimento de Jesus na sua paixão.
7- EXERCÍCIO DE MORTIFICAÇÃO
Faça algum exercício de mortificação. Por exemplo: cortar um doce, deixar a bebida, o cigarro, os passeios e churrascos, a televisão, a internet, o celular, alguma diversão para vencer as fraquezas da carne.
8- LITURGIA DAS HORAS
Reze a Liturgia das Horas com toda a Igreja neste tempo forte de oração.
9- PEREGRINAÇÃO
Faça uma peregrinação, ao menos uma vez na Quaresma, a um santuário mariano ou a outro, participando da santa Missa.
10 – MODERAR AS PALAVRAS
Esforce-se para moderar suas palavras, fale com discrição, evite a maledicência, o julgamento dos outros, o falar mal dos outros, prefira elogiar a criticar.
11- PERSEVERANÇA
Procure identificar se você tem algum vício ou mal comportamento; lute para evitá-lo e reze pedindo a Deus a graça de vencê-lo. Pratique a virtude da perseverança.
12- HUMILDADE
Evite falar de si mesmo, exibir-se, querer aparecer, defender seus pontos de vista de maneira acirrada. Procure o último lugar, viva a humildade.
REZE CONOSCO A ORAÇÃO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2023
“Fraternidade e fome”
“Dai-lhes vós mesmos de comer.” (Mt 14,16)
Pai de bondade,
ao ver a multidão faminta,
vosso Filho encheu-se de compaixão,
abençoou, repartiu os cinco pães e dois peixes
e nos ensinou: “Dai-lhes vós mesmos de comer”.
Confiantes na ação do Espírito Santo, vos pedimos:
inspirai-nos o sonho de um mundo novo,
de diálogo, justiça, igualdade e paz;
ajudai-nos a promover uma sociedade mais solidária,
sem fome, pobreza, violência e guerra;
livrai-nos do pecado da indiferença com a vida.
Que Maria, nossa mãe, interceda por nós
para acolhermos Jesus Cristo em cada pessoa,
sobretudo nos abandonados, esquecidos e famintos.
Amém!