SÍNODO DOS BISPOS 2021-2023

Baixar Versão em PDF
“POR UMA IGREJA SINODAL: COMUNHÃO, PARTICIPAÇÃO E MISSÃO”

Com o tema “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”, o Papa Francisco convocou toda a Igreja a ativamente participar da 16ª Assembleia do Sínodo dos Bispos. O próprio tema da sinodalidade é o centro das reflexões e do diálogo. A principal motivação ao escolher esse tema fomenta-se na importância e na urgência em compreender e vivenciar o compromisso batismal em que todos sejam sujeitos da ação e missão da Igreja. No sínodo de 2023, a proposta é que o processo de preparação seja fortemente marcado por uma escuta ampla, por isso a caminhada sinodal teve início em 2021 para possibilitar diversas experiências e processos de escuta ao povo de Deus.

O termo “sínodo” tem sua origem na língua grega e quer dizer “caminhar juntos”, por isso o sínodo não é um mero evento, um encontro ou reunião; é, antes de tudo, uma experiência de fé, que busca renovar em cada católico o profundo sentido de pertença e fortalece esse jeito sinodal de ser Igreja.

O caminho proposto tem como objetivo chamar as pessoas para o diálogo e a escuta, para repensar a maneira na qual exercem a liderança e autoridade dentro da Igreja e buscar meios para melhor responder aos desafios da evangelização no tempo presente.

A Igreja Católica no Brasil traz em sua recente história interessantes experiências sinodais, em que o povo de Deus se reconhece como evangelizador e responsável pelo anúncio da Boa-Nova. Esse senso de responsabilidade se expressa nas muitas formas de serviços e ministérios que estão presentes nas comunidades e paróquias. Os trabalhos de coordenação, conselhos de pastorais, conselhos comunitários, assembleias paroquiais e diocesanas testemunham esse estilo sinodal, ou seja, esse caminhar junto, na corresponsabilidade pela vida e missão da Igreja. Bispos, padres, diáconos, religiosos(as) e leigos(as) todos assumindo com zelo apostólico a missão confiada desde o Batismo em serem discípulos(as) missionários(as) numa Igreja em saída.

O Sínodo dos Bispos 2021-2023 será realizado em três fases, sendo que a primeira é a diocesana, a ser realizada nas igrejas particulares até agosto de 2022. Essa fase é importante porque envolve aqueles que estão na base, por isso, em cada diocese foi estabelecida uma equipe diocesana de animação do sínodo com o objetivo de ajudar a dinamizar em cada realidade esse caminho de escuta. Nesse sentido, proporcionar meios para que todos os que desejarem possam participar dos encontros e momentos de escuta e partilha, sejam nas comunidades, paróquias, movimentos eclesiais, instituições, organismos ou institutos de vida consagrada. O desafio e apelo é que cada diocese promova espaços e iniciativas para que essa escuta seja a mais ampla possível. O desafio é envolver aqueles que estão afastados ou que são indiferentes. Aqui cabe lembrar que espaços cultuais, universidades, escolas, hospitais, sindicatos, centros de assistência social e movimentos sociais poderão ser lugares para promover iniciativas de escuta e diálogo.

Caminhar juntos é uma tarefa exigente, mas também necessária. A Igreja é povo peregrino, que caminha junto assumindo a tarefa de ser sal da Terra e luz do mundo (cf. Mt 5,13-16). Nesse percurso, tantos ainda precisam ser despertados e discernir o chamado de Deus em suas vidas, por isso a missão dos animadores vocacionais se torna fundamental. No caminho sinodal que vivemos nas nossas dioceses e como Igreja universal, enxergamos a necessidade de inspiração e participação efetiva dos agentes do serviço de animação vocacional, pois são como farol que desperta e aponta para horizontes maiores, são profetas que não deixam que a indiferença camufle e oculte o sonho de Deus em cada pessoa. Ser Igreja sinodal é ser Igreja em permanente discernimento vocacional!

Pe. Júlio César Evangelista Resende, osc

Religioso da Ordem da Santa Cruz (crúzios), assessor do setor Educação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e membro da equipe nacional do Sínodo dos Bispos 2021-2023.

Start typing and press Enter to search